EL PAÍS Brasil vence prêmio Geneton Moraes Neto de jornalismo
Reportagem sobre a favela do Parque Cidade Jardim, de André de Oliveira, leva honraria organizada pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)
O EL PAÍS Brasil foi o grande vencedor do Prêmio Geneton Moraes Neto de Jornalismo anunciado nesta segunda-feira em Recife. A reportagem "A favela do Parque Cidade Jardim: uma metáfora da São Paulo Moderna", do repórter André de Oliveira, foi a escolhida pelos jurados como a melhor produção que refletiu o tema do prêmio deste ano, Memória e Cidade. A reportagem "À luz de Verger", de Mateus Araújo, foi a segunda colocada, e o texto "Pelo caminhar", de Roberta Soares, o terceiro - ambos publicados no Jornal do Comércio, de Recife.
O prêmio, organizado pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), com sede em Recife, é uma homenagem ao escritor, jornalista e documentarista pernambucano Geneton Moraes, que morreu em 2016, aos 60 anos, no Rio de Janeiro. A seleção e escolha dos trabalhos foi feita por uma comissão composta por cinco membros: um representante da Fundaj, um representante do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, um representante do Ministério da Educação, um representante da Federação Nacional de Jornalistas e um representante da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
"Quarta-feira, meio-dia e pouquinho, solão de rachar o coco e o pessoal, no melhor estilo paulistano, já se enfileirando para conseguir uma mesa em um dos três restaurantes daquela viela sem nome. Nem a pasmaceira da primeira semana do ano foi capaz de desanimar a clientela cativa", inicia o texto de Oliveira, em que descreve o cotidiano de funcionários do complexo de luxo do shopping Cidade Jardim, em São Paulo, que almoçam em uma favela vizinha e são o fio condutor para um debate sobre urbanismo, segregação e desigualdade.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.