_
_
_
_

Ciclo FAAP/EL PAÍS trata sobre assédio no ambiente de trabalho

Pesquisa no mercado publicitário em São Paulo revela que mais de 90% das mulheres já sofreram assédio sexual. Em 30% dos casos, a conduta partiu do presidente ou sócio da agência

Que o assédio sexual e moral está encrustado nas corporações brasileiras não chega a ser novidade. Mas ao olhar com lupa a pesquisa Hostilidade, silêncio e omissão: o retrato do assédio no mercado de comunicação de São Paulo, realizada pela entidade do mercado publicitário Grupo de Planejamento, fica patente que o desrespeito nas relações de trabalho que ultrapassa qualquer limite ético é uma prática assustadoramente presente. Segundo o levantamento, feito com 1.400 pessoas do mercado de agências de publicidade, mais de 90% das mulheres já sofreram assédio sexual. Dentre estas, 30% foram assediados pelo presidente ou por algum sócio da agência.

Algumas situações relatadas pelas entrevistadas incluem tapas na bunda, tocar na vagina ou nas coxas - situações que pela lei brasileira podem ser consideradas estupro. O assédio moral também é uma constante que afeta 89% das mulheres e 85% dos homens. Assédio moral é qualquer situação de humilhação e constrangimento repetida e prolongada. É com base nessa pesquisa que a FAAP, com apoio do jornal EL PAÍS, vai debater o tema “Assédio no Ambiente de Trabalho”, nesta segunda-feira 12, no auditório 1 da FAAP, dentro do ciclo FAAP/EL PAÍS, que realizou três encontros no ano passado.

Mais informações
Copo meio cheio ou meio vazio? O combate à corrupção é tema de debate FAAP - EL PAÍ
O mundo governado por mentiras das ‘fake news’ abre ciclo de debates FAAP-EL PAÍS

Os dados da pesquisa foram levantados pelo instituto de pesquisa Qualibest, sob coordenação de Ana Cortat, conselheira do GP e cofundadora da Hybrid Colab, uma consultoria de transformação de negócios e design de pesquisa comportamental e conselheira do GP,  e Ken Fujioka, presidente do conselho do GP e consultor de estratégia. Os resultados da pesquisa podem ser acessados aqui.

O debate na FAAP acontece na rua Alagoas, 903, portaria G1. Quem quiser participar precisa ir munido de documento de identificação com foto e chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência para cadastramento. A participação é sujeita à lotação do auditório. O debate também será transmitido ao vivo pela TV FAAP e pelas páginas do EL PAÍS e da FAAP no Facebook.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_