Alto comissário da ONU acusa Trump de “atacar a liberdade de imprensa”
Diplomata afirma que presidente incita à violência contra os jornalistas
O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra’ad al-Hussein, afirmou nesta quarta-feira em Genebra que os constantes ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos meios de comunicação tradicionais representam um “ataque à liberdade de imprensa” e poderiam incitar à violência contra jornalistas.
“É bastante incrível que a liberdade de imprensa, não só um dos pilares da Constituição dos EUA, mas também um valor que o país tem defendido ao longo dos anos, esteja agora sob ataque de seu presidente”, disse o diplomata, segundo a Reuters. Al-Hussein também mencionou as críticas que Trump expressou contra mulheres, mexicanos e muçulmanos. Também questionou a recente decisão de indultar o polêmico e racista Sheriff Joe Arpaio.
Desde que chegou à Casa Branca, Trump tem intensificado seu desprezo a muitos dos grandes órgãos da mídia norte-americana, como The New York Times e a rede CNN. Há poucos meses, o presidente divulgou um meme em sua conta de Twitter em que aparecia socando outra pessoa cuja cabeça tinha sido substituída pelo logotipo desse canal de televisão. Com mais frequência, o republicano se refere à imprensa como empresas de “notícias falsas”, algo que Al-Hussein também citou em seus comentários.
“Eu me pergunto se, ao se referir a jornalistas como ele faz, não incita à violência contra eles”, insistiu o principal representante dos Direitos Humanos. Em um evento político em junho, o congressista republicano de Montana, Greg Gianforte, agrediu um jornalista de The Guardian, um fato que críticos e jornalistas atribuíram ao ambiente tenso criado por Trump com sua retórica. “São pessoas muito desonestas”, repetiu o republicano em um discurso na semana passada em Phoenix (Arizona).
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.