_
_
_
_

Um Brasil sem Melodia

O cantor Luiz Melodia faleceu no Rio de Janeiro, aos 66 anos, vítima de um câncer de medula óssea

O cantor Luiz Melodia, em uma foto de 2007.
O cantor Luiz Melodia, em uma foto de 2007.Rafael Andrade (Folhapress)
Marina Rossi
Mais informações
Vida longa, Gil, e boatos, fora daqui!
Nelson Motta: “Na música, o Brasil não tem problemas. Somos a solução”
Morre Cauby Peixoto, o maior cantor do rádio brasileiro

O cantor carioca Luiz Melodia morreu nesta sexta-feira, aos 66 anos, em decorrência de um câncer de medula óssea, no Rio de Janeiro. Um dos maiores compositores brasileiros, Melodia é autor de sucessos da Música Popular Brasileira como Pérola Negra e Estácio, Holly Estácio, essa última uma homenagem ao local onde nasceu, o bairro do Estácio.

Luiz Melodia se definia como um compositor "da perifa do Rio". "Eu sou um compositor de tudo, mas [antes de tudo] sou um negro", disse, certa vez, na casa do cantor Zeca Pagodinho, por quem tinha muita admiração. "Quando um compositor do porte do Zeca dá esta oportunidade é emocionante", afirmou, sobre o sambista interpretar suas músicas. "A invisibilidade [do compositor] não importa".

Juventude Transviada - Luiz Melodia & Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Gepostet von Luiz Melodia am Montag, 17. Juli 2017

Com mais de 40 anos de carreira, o felino negro tinha um estilo único, que mesclava suingue com MPB. Estourou quando a cantora Gal Costa interpretou Pérola Negra, em 1971. Dois anos mais tarde, Melodia lançava seu primeiro álbum, que ganhou o mesmo nome da canção: Pérola Negra (1973).

Filho do sambista e funcionário público Oswaldo Melodia, de quem herdou o nome artístico, Luiz Carlos do Santos lançou 16 álbuns ao longo da carreira. Seu pai, a quem Luiz Melodia se referia como "um compositor genial", queria que ele fosse "doutor". Mas o filho seguiu os passos artísticos do pai. Além dos álbuns, participou de novelas e minisséries e realizou turnês pela Europa. Em 2015, ganhou o Prêmio Música Popular Brasileira, na categoria Melhor Cantor. A morte de Luiz Melodia foi lamentada por grandes nomes da música brasileira, como o cantor Gilberto Gil, que em seu Twitter publicou uma foto com o compositor.

Após o diagnóstico do miolema múltiplo, nome técnico deste tipo raro de câncer no sangue, Melodia iniciou o tratamento com quimioterapia em abril deste ano. Em maio, porém, fora submetido a um transplante de medula óssea, pois não estava respondendo bem ao tratamento com quimioterapia. A cirurgia fora bem-sucedida, mas a doença não regrediu.

Enquanto esteve internado, sua casa na zona sul do Rio fora invadida por bandidos que levaram alguns pertences do cantor, incluindo o computador onde estava guardado todo seu acervo histórico, como a biografia em inglês, releases de lançamento de Pérola Negra, além de toda a discografia.

Luiz Melodia era casado com a compositora, cantora e produtora Jane Reis e era pai do rapper Mahal Reis.

Colaborou María Martin.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_