_
_
_
_
_

Um homem na foto das primeiras-damas da reunião da OTAN

Marido do primeiro-ministro de Luxemburgo, o arquiteto Gauthier Destenay, posou com nove mulheres

Gauthier Destenay, na segunda fila, ao lado das primeiras-damas na reunião da OTAN em Bruxelas.
Gauthier Destenay, na segunda fila, ao lado das primeiras-damas na reunião da OTAN em Bruxelas.SASCHA STEINBACH (EFE)

Melania Trump, em sua primeira viagem oficial à Europa, e Brigitte Trogneux, a esposa do presidente da França, Emmanuel Macron, recém-chegado ao Palácio do Eliseu, deveriam receber a maior parte das atenções no encontro de primeiras-damas dos países membros da OTAN, reunidos na quinta-feira em uma reunião em Bruxelas, mas um arquiteto belga se transformou no protagonista da foto do grupo.

Entre uma rainha (Matilde da Bélgica), esposas de presidentes de Governo e de dirigentes da República, pela primeira vez, em um encontro dessa natureza, apareceu um homem. Gauthier Destenay posou sorridente ao lado de nove mulheres. É o marido de Xavier Bettel, de 44 anos, o primeiro-ministro de Luxemburgo.

Mais informações
Depois de 14 anos juntos, Jim Parsons, astro de ‘Big Bang Theory’, se casa com namorado
O mundo ergue cerco às pseudoterapias que oferecem a ‘cura gay’
A saída do armário que liberou o muso dos Jogos do Rio

Destenay e Bettel se casaram há dois anos, depois de cinco de relação e meses depois de se tornar possível em Luxemburgo a união legal de pessoas do mesmo sexo, graças a uma iniciativa levada a cabo pelo primeiro-ministro. Bettel foi o primeiro chefe de Governo a realizar um casamento homossexual em um dos 28 países membros da União Europeia. Após a ex-presidenta da Islândia – que não faz parte da UE –, Jóhanna Sigurðardóttir –, que se casou com sua companheira –, e o ex-primeiro-ministro da Bélgica, Elio Di Rupo, o de Luxemburgo foi o terceiro dirigente do Velho Continente a se declarar abertamente homossexual.

A presença de seu marido na reunião de Bruxelas também se tornou um marco. Destenay deu o toque masculino no programa organizado para as primeiras-damas na capital belga. Primeiro, uma visita ao Museu Magritte e para finalizar o dia um jantar no castelo de Laeken, presidido pela rainha Matilde.

Destenay não tem um perfil público. É natural de Arlon, uma província belga vizinha a Luxemburgo e trabalha como arquiteto. E quando a ocasião se faz necessária, exerce as obrigações de consorte do primeiro-ministro de Luxemburgo, como acontece com as mulheres casadas com presidentes. O cargo ainda não tem nome.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_