Um homem na foto das primeiras-damas da reunião da OTAN
Marido do primeiro-ministro de Luxemburgo, o arquiteto Gauthier Destenay, posou com nove mulheres
Melania Trump, em sua primeira viagem oficial à Europa, e Brigitte Trogneux, a esposa do presidente da França, Emmanuel Macron, recém-chegado ao Palácio do Eliseu, deveriam receber a maior parte das atenções no encontro de primeiras-damas dos países membros da OTAN, reunidos na quinta-feira em uma reunião em Bruxelas, mas um arquiteto belga se transformou no protagonista da foto do grupo.
Entre uma rainha (Matilde da Bélgica), esposas de presidentes de Governo e de dirigentes da República, pela primeira vez, em um encontro dessa natureza, apareceu um homem. Gauthier Destenay posou sorridente ao lado de nove mulheres. É o marido de Xavier Bettel, de 44 anos, o primeiro-ministro de Luxemburgo.
Destenay e Bettel se casaram há dois anos, depois de cinco de relação e meses depois de se tornar possível em Luxemburgo a união legal de pessoas do mesmo sexo, graças a uma iniciativa levada a cabo pelo primeiro-ministro. Bettel foi o primeiro chefe de Governo a realizar um casamento homossexual em um dos 28 países membros da União Europeia. Após a ex-presidenta da Islândia – que não faz parte da UE –, Jóhanna Sigurðardóttir –, que se casou com sua companheira –, e o ex-primeiro-ministro da Bélgica, Elio Di Rupo, o de Luxemburgo foi o terceiro dirigente do Velho Continente a se declarar abertamente homossexual.
A presença de seu marido na reunião de Bruxelas também se tornou um marco. Destenay deu o toque masculino no programa organizado para as primeiras-damas na capital belga. Primeiro, uma visita ao Museu Magritte e para finalizar o dia um jantar no castelo de Laeken, presidido pela rainha Matilde.
Destenay não tem um perfil público. É natural de Arlon, uma província belga vizinha a Luxemburgo e trabalha como arquiteto. E quando a ocasião se faz necessária, exerce as obrigações de consorte do primeiro-ministro de Luxemburgo, como acontece com as mulheres casadas com presidentes. O cargo ainda não tem nome.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.