_
_
_
_
_

Os próximos 40 anos de ‘Star Wars’

Quatro filmes devem estrear até 2020, mas espera-se o anúncio de novas versões

Trailer de ‘Os Últimos Jedi’.Vídeo: Disney
Álvaro P. Ruiz de Elvira

Star Wars acaba de completar os seus primeiros 40 anos e transmite a sensação de que nunca deixará de crescer e surpreender. Está distante o nascimento de um fenômeno que surpreendeu a todos, quatro décadas atrás, com três filmes que mudaram o entendimento do que era um espetáculo em Hollywood. Há 20 anos, veio uma nova trilogia que instaurou a adolescência do fenômeno. Quase 20 anos depois dos episódios I a III, a Disney adotou a criatura para conduzi-la a uma maturidade que promete ser eterna. Será que ela voltará a se reinventar daqui a outros 20 anos? Talvez não seja necessário. O futuro da saga galáctica passa por não deixar o espectador esquecer que Star Wars é um poço sem fundo de histórias, um Sarlacc, em que a digestão durará milhares de anos.

Mais informações
Dia de 'Star Wars'
Uma força chamada Leia
‘Rebels’ e o futuro animado de ‘Star Wars’

Daqui até 2020 há quatro filmes para estrear, e depois dessa data outros virão – ao menos é o que seus criadores dão a entender. Dois desses filmes serão os episódios VIII e IX. Os outros dois serão duas histórias independentes. Uma delas a do Han Solo jovem. A outra ainda precisa ser confirmada. Em 2015, a Disney lançou O Despertar da Força, sétimo filme da saga, que se tornou a maior bilheteria da franquia e a terceira da história do cinema, atrás de Avatar e de Titanic. Em 2016, foi a vez de Rogue One, o primeiro filme independente, que traz o subtítulo de “Uma história de Star Wars”. O que ainda nos espera dentro desse universo infinito?

Episódio VIII: Os Últimos Jedi.

Quando: 15 de dezembro de 2017

Quem dirige: Rian Johnson (também roteirista do episódio), o responsável por pequenas joias cinematográficas como A Ponta de Um Crime e Looper: Assassinos do Futuro. Também trabalhou na série Breaking Bad.

Elenco: Mark Hamill (Luke Skywalker), Daisy Ridley (Rey... Será Skywalker? Será Kenobi? Será Solo?), Carrie Fisher (Leia, última vez que veremos a personagem), Oscar Isaac (Poe Dameron), Adam Driver (Kylor Ren), Domhnal Gleeson (General Hux), Gwendoline Christie (Capitão Phasma), John Boyega (Finn), Billie Lourd (a filha de Carrie Fisher, que aparecia rapidamente no filme anterior), Warwick Davis, Lupita Nyong’o (Maz Kanata), Andy Serkis (será seu Líder Supremo Snoke alguém conhecido do passado?), Anthony Daniels (C3PO), Peter Mayhew (Chewbacca) e, como grandes novidades, embora por enquanto não se saiba quais personagens interpretarão, Benicio del Toro e Laura Dern.

O que se espera: Mantendo o paralelismo com O Império Contra-Ataca, e com o Rian Johnson à frente do roteiro e direção, mais escuridão do que em O Despertar da Força. Os seguidores da saga estão também na expectativa sobre como a trama da princesa Leia se resolverá na tela depois da morte de Carrie Fisher. Pelo trailer, parece que Luke fará com Rey o mesmo trabalho que Yoda fez com ele. A jovem protagonista terá que passar quase certamente por uma prova com o lado sombrio. Foi dito há um ano que haveria algum tipo de homenagem a Han Solo. Fala-se de uma possível ponta de Tom Hardy (no filme anterior, um dos soldados imperiais era Daniel Craig – não dava para ver seu rosto, mas era).

Uma história de Star Wars: filme sobre Han Solo (título a confirmar).

Única imagem publicada do filme sobre a juventude de Han Solo (Alden Ehrenreich, no centro, de jaqueta).
Única imagem publicada do filme sobre a juventude de Han Solo (Alden Ehrenreich, no centro, de jaqueta).

Quando: 25 de maio de 2018.

Quem dirige: Phil Lord e Christopher Miller, diretores de comédias de sucesso como Anjos da Lei 1 e 2, Tá Chovendo Hambúrguer e Uma Aventura LEGO.

Elenco: Alden Ehrenreich (tendo sobre os ombros todo o peso de interpretar o personagem de Harrison Ford), Emilia Clarke (a khaleesi de Game of Thrones se prepara para outro sucesso de público), Donald Glover (o músico e ator será o jovem Lando Calrissian), Woody Harrelson (em suas próprias palavras, “uma espécie de mentor de Han”), Thandie Newton (será uma androide como em Westworld?), Joonas Suotamo (o ator finlandês é o novo Chewbacca), Michael Kenneth Williams (o mítico Omar de The Wire) e Phoebe Waller-Bridge (a protagonista da série Fleabag).

O que se espera: Que mantenha a essência do personagem interpretado por Harrison Ford em quatro filmes, já que o roteiro corre por conta de um dos autores da saga original: Lawrence Kasdan. Um tom mais desenvolto e cômico que em Rogue One. Ver Chewbacca em alguma cena de ação, já que nesta ocasião será interpretado por outro ator (sem complicações físicas). Ver como a Millenium Falcon faz a corrida Kessel em menos de doze parsecs.

Episódio IX: Título a confirmar.

Fotograma de 'Os últimos Jedi'.
Fotograma de 'Os últimos Jedi'.

Quando: 24 de maio de 2019 (a data pode variar e passar para dezembro)

Quem dirige: Colin Trevorrow, responsável pelo blockbuster Jurassic World e por The Book of Henry (drama ainda inédito com Naomi Watts e Lee Pace).

Elenco: A confirmar, mas o lógico é que estejam Hamill, Ridley, Isaac, Driver, Boyega, etc...

O que se espera: Não haverá princesa Leia digital nem se utilizarão cenas dela gravadas no filme anterior. Que o bem ganhe do mal, o que, afinal, é a medula de Star Wars desde o começo.

Uma história de Star Wars: sinopse e título a confirmar.

Ewan McGregor como Obi Wan Kenobi e Boba Fett.
Ewan McGregor como Obi Wan Kenobi e Boba Fett.

Quando: Sem informação.

Quem dirige: Sem informação.

Elenco: Sem informação.

O que se espera: Que conte a história de outro personagem clássico da saga. Os rumores apontam para a volta de Ewan McGregor com Obi Wan Kenobi e o que aconteceu com ele depois de A Vingança dos Sith, ou para a história do caçador de recompensas Boba Fett, um dos personagens mais famosos da franquia desde O Império Contra-Ataca, mas que apareceu em pouquíssimos minutos nos filmes. A história de Fett seria dirigida por Josh Trank, mas toda a polêmica em torno da filmagem e estreia de O Quarteto Fantástico fez com que o projeto fosse cancelado. Se afinal o protagonista for Obi Wan, seria o primeiro filme independente com jedis.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_