Pelo menos 28 mortos em ataque aéreo a campo de refugiados na Síria
Acampamento está localizado próximo à fronteira com a Turquia
Pelo menos 28 pessoas, incluindo mulheres e crianças, morreram durante um ataque aéreo em um campo de refugiados no norte da Síria, segundo testemunhas e o Observatório Sírio de Direitos Humanos, de acordo com informações da BBC e da agência France Presse.
Os fatos ocorreram no campo de Al Camouna, próximo a Sarmada, na província de Idlib, ao lado da fronteira com a Turquia. Não existem números oficiais sobre as vítimas e os danos causados pelo suposto ataque aéreo, nem sobre quem o realizou. O acampamento é ocupado por refugiados da guerra na Síria.
A Casa Branca condenou o ataque em uma declaração na qual frisa que não existe nenhum motivo que justifique uma ofensiva contra civis inocentes.
As imagens nas redes sociais mostram barracas destruídas e incendiadas, assim como o trabalho dos bombeiros para apagar as chamas e realizar a evacuação das vítimas. Não há nenhuma confirmação independente sobre a veracidade das imagens. O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) afirma que muitas pessoas estão gravemente feridas.
Sınırımızdaki Sarmada'da, Kamune kampına hava saldırısı düzenlendi. 70 sivil hayatını kaybetti. Onlarca yaralı var.https://t.co/itsN97ldgr
— İHH (@ihhinsaniyardim) May 5, 2016
Sarmada fica a 30 quilômetros de Aleppo, onde a Rússia e os Estados Unidos acertaram uma extensão da trégua. O diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, afirmou que a província é controlada pela Frente Al-Nusra, a filial síria da Al Qaeda, e seus aliados.
O aumento das hostilidades em Aleppo desde 22 de abril, que já causou trezentas mortes, arruinou o cessar-fogo geral acertado em 27 de fevereiro, e deixou em ponto morto o processo de negociação de paz que começou em janeiro em Genebra (Suíça), sob a tutela da ONU.
As armas silenciaram no sábado em duas frentes ativas – Guta Oriental, na província de Damasco, e no norte da Latakia, na costa mediterrânea –, mas na terça-feira ocorreram combates no bastião rebelde próximo à capital síria.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.