_
_
_
_
_

Placar da comissão do impeachment X Justiça: dois lados com pendências similares

50% dos que votaram pró-impeachment e 59% dos contra respondem a questionamentos

R. B.
Deputados na Comissão do Impeachment.
Deputados na Comissão do Impeachment.UESLEI MARCELINO (REUTERS)

Após a Comissão Especial do Impeachment da Câmara aprovar o relatório de Jovair Arantes (PTB-GO), favorável por 38 a 27 à admissão do processo de impeachment, um tema movimentou as redes sociais. Como votaram aqueles deputados que têm alguma pendência na Justiça? Um diagrama em mostrava os donos dos votos pró-impeachment como majoritariamente implicados em algum processo ou investigação (35 de 38) se tornou especialmente popular. Mas, na análise dos históricos, é difícil distinguir de maneira significativa os parlamentares, pelo menos na comissão do impeachment, por esse critério.

Mais informações
Com ‘ensaio presidencial’, Temer implode pontes com Dilma
Resultado da votação na comissão: assim contamos em tempo real

De acordo com levantamento feito pelo EL PAÍS antes da votação, entre os 38 deputados que votaram a favor do relatório e, portanto, pelo prosseguimento do processo, 19 têm alguma pendência na Justiça, com base em consulta ao registros judiciais, dos tribunais de contas e do projeto Excelências, da Transparência Brasil. Dos 27 que não viam motivos para o impeachment seguir, 16 têm registro de ocorrências na Justiça ou em Tribunais de Contas. Se o número de enrolados a favor do impedimento de Dilma é maior em quantidade, em proporção ele é menor: 50% contra 59% do lado dos contrários ao impeachment.

O cruzamento

38 pró-impeachment19 têm alguma pendência na Justiça, ou 50% deles

27 contra o impeachment16 têm registro de ocorrências na Justiça ou 59% deles 

Neste cálculo, estão incluídos os suplentes Benedita da Silva (PT-RJ), Orlando Silva (PCdoB-SP), Laudivio Carvalho (SD-MG) e Bruno Araújo (PSDB-PE), ausentes na lista prévia deste jornal, que votaram devido à ausência de quatro dos membros titulares. Os dois primeiros, que votaram contra o impedimento de Dilma Rousseff, enfrentam algum questionamento judicial por sua atuação pública. Os outros dois, apoiadores do processo, não.

Justiça

O ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf (PP), cujo que partido negocia apoio a Dilma Rousseff e liberou os deputados para votarem como quisessem na votação, tem 11 ocorrências no total, reunindo Justiça e Tribunais de Conta. Entre outras pendências, Maluf, que votou pelo impeachment, é réu em uma ação por lavagem de dinheiro no Supremo Tribunal Federa e réu também em ação movida pela Justiça Federal por crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro.

Se o peemedebista Osmar Terra (RS), que votou pelo impeachment, teve irregularidades apontadas pelo TCE-RS em suas gestões na Secretaria Estadual da Saúde, em 2003, e uma condenação a multa por sua atuação no comando da prefeitura municipal de Santa Rosa, em 1995, o líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), que votou contra o relatório, é alvo de representação (sob segredo de justiça) por captação e gastos ilícitos na campanha de 2014 com pedido de cassação de diploma.

Quando se trata de envolvimento com os ilícitos investigados pela Operação Lava Jato, a situação dos governistas fica mais desconfortável. Três dos votos contrários ao relatório de Jovair Arantes foram de deputados investigados no âmbito da operação: José Mentor (PT-SP), Aguinaldo Ribeiro (PP-SP) e Roberto Britto (PP-BA). Do lado dos apoiadores do impeachment, está o deputado Jerônimo Goergen (RS).

Leia aqui o levantamento completo do EL PAÍS, que também detalha quem dos parlamentares recebeu doação de campanha de empresas investigadas pelo esquema de corrupção da Petrobras.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_