Aniversário de Cazuza é comemorado pelo Google
No dia 4 de abril, quando completaria 58 anos de idade, Cazuza ganha um Doodle de presente
No dia 4 de abril, quando completaria 58 anos de idade, Cazuza ganha presente de aniversário do Google. O buscador celebra com um Doodle (logo especial) o nascimento do artista, fundamental na história do rock brasileiro.
Nascido no Rio de Janeiro como Agenor de Miranda Araújo Neto, Cazuza (4 de abril de 1958 - 7 de julho de 1990) começou no meio musical como vocalista do Barão Vermelho mas ganhou visibilidade e destaque pelas composições apaixonadas e politizadas que se transformaram em clássicos do rock nacional.
Algumas de suas canções foram traduzidas para o espanhol e se consagraram como representação do que acontecia também na América Latina, transcendendo a realidade política brasileira, como é o caso de O tempo não para, que virou El tiempo no para na voz dos argentinos Bersuit Vergabat, mostrando que o que acontecia no Brasil nos anos 80 não era só nosso e que naquele então, "transformar o país inteiro num puteiro" não era exclusividade brasileira.
Mais do que um compositor, o poeta Cazuza foi um dos grandes intérpretes da realidade do país. Suas canções viraram temas de novela e se instalaram definitivamente no imaginário popular do país.
Hoje o poeta faria 58 anos! Feliz aniversário Cazuza! #VivaCazuza pic.twitter.com/eABacdtshE
— Gal Costa (@GalCosta) April 4, 2016
Um dos primeiros homossexuais assumidos em plena efervescência cultural dos anos 80, Cazuza viveu uma relação afetiva com Ney Matogrosso, que chegou a afirmar que este foi um dos grandes amores de sua vida. Comparado a Freddy Mercury, Cazuza lutou contra a AIDS na época em que a enfermidade era estigmatizada como uma doença pecaminosa exclusiva dos homossexuais.
Romântico, rebelde, politizado, a luta que Cazuza travou contra a AIDS e o preconceito continua viva através da batalha de sua mãe, Lucinha Araújo, fundadora da Sociedade Viva Cazuza, uma ONG que desde a morte do artista assumiu a missão de dar assistência a crianças e adolescentes portadores do vírus da AIDS.
Na data de seu aniversário, o nascimento e a obra de Cazuza também foram celebrados por diversos artistas brasileiros nas redes sociais, chegando aos Trending Topics Brasil no Twitter (principais temas debatidos na rede social) e também no Google, sendo o tema mais buscado no dia de hoje.
Um dos ícones pró-impeachment, Lobão homenageou o carioca através dos 140 caracteres. Os dois foram amigos nos anos 80 e criaram sete obras juntos. A homenagem, porém, levantou especulações: como Cazuza se posicionaria hoje? Seguiria os passos do amigo ex-petista que hoje canta "Dilma Bandida" nos poucos shows que consegue marcar?
O #GoogleDoodle de hoje homenageia Cazuza, que, se estivesse vivo, faria 58 anos <3 https://t.co/Sg3HObMFyZ pic.twitter.com/iCrbfYVZnd
— Google Brasil (@googlebrasil) April 4, 2016
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.