_
_
_
_
_

BRICS oficializam alternativa para ordem financeira global

Novo Banco almeja reformar o sistema global de ajuda ao desenvolvimento

O presidente do NBD, Kundapur Vaman Kamath; o ministro de Finanças chinês, Lou Jiwei e o prefeito de Xangai, Yang Xiong, nesta terça-feira.
O presidente do NBD, Kundapur Vaman Kamath; o ministro de Finanças chinês, Lou Jiwei e o prefeito de Xangai, Yang Xiong, nesta terça-feira.EFE

O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), instituição de crédito multilateral criada pelas potências emergentes, iniciou suas funções oficialmente nesta terça-feira, na cidade chinesa de Xangai. A agência foi criada como uma alternativa ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Banco Mundial, liderados pelos Estados Unidos, depois de anos em que os BRICS —Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul— reivindicaram sem sucesso um papel mais relevante nas organizações multilaterais criadas após a Segunda Guerra Mundial.

Com um capital inicial de 50 bilhões de dólares (160 bilhões de reais), que será elevado para 100 bilhões de dólares (cerca de 320 bilhões de reais), a instituição pretende cobrir parcialmente as enormes necessidades de financiamento de seus membros e de outros países pobres para investir em infraestrutura e em outros projetos de desenvolvimento. A criação do NBD com um fundo de reserva de divisas foi aprovada em julho do ano passado, durante a cúpula dos BRICS realizada em Fortaleza, mas os últimos detalhes das negociações foram finalizados há menos de duas semanas, em outra reunião dos parceiros em Ufá, na Rússia.

Mais informações
BRICS fortalecem colaboração para combater a inquietação econômica
OPINIÃO | 'Brics: uma aliança que se consolida', por Luiz Inácio Lula da Silva
“Dinheiro chinês é chance única de integrar fisicamente América Latina”
A oportunidade do novo Banco dos BRICS
O novo banco dos BRICS
O banco dos BRICS começa a andar

"Nosso objetivo não é desafiar o sistema atual, mas melhorá-lo e complementá-lo de nossa maneira", disse à Reuters o presidente do banco, o indiano Kundapur Vaman Kamath. No entanto, os BRICS têm repetidamente se queixado da influência dos EUA sobre as instituições existentes que, na opinião do grupo, não refletem a nova ordem econômica mundial.

Também têm criticado a falta de credibilidade ou as condições exigidas para a concessão de empréstimos. O ministro das Finanças chinês, Lou Jiwei, baixou o tom na última quinta-feira e disse que a instituição "é um novo membro e parceiro do sistema de desenvolvimento global".

O NBD começará a conceder empréstimos no final deste ano ou início de 2016. Embora os detalhes de seu modus operandi não sejam conhecidos, os países em desenvolvimento veem o banco como um veículo adicional para conseguir financiamento: "Estamos na expectativa, mas a primeira sensação é boa. O FMI não apenas pede garantias ao emprestar o dinheiro, mas também determina a política econômica que devemos seguir. São condições muito difíceis e, em muitos casos, inaceitáveis", disse um diplomata africano na China, que não quis ser identificado. Em maio, o vice-ministro das Finanças russo, Sergey Storchak, chegou a sugerir que a Grécia se tornasse o sexto membro do banco, mas a proposta não foi formalizada diante das dúvidas dos outros parceiros.

Embora a China seja o país que mais ponha dinheiro no novo banco, os cinco membros terão o mesmo poder de voto, de forma que nenhum deles poderá vetar decisões importantes. A eficácia da instituição como credora também dependerá da capacidade de seus fundadores para resolver suas diferenças, cada vez mais evidentes, na hora de gerir o banco. No terreno da economia, Brasil e Rússia estão em recessão; a África do Sul quase não cresce; e a China atravessa uma profunda transformação do seu modelo econômico.

Apenas a economia indiana, cujo crescimento do PIB é estimado em 7,8% este ano, se livra do cenário sombrio entre os emergentes. No terreno político, enquanto Brasil, Índia e África do Sul compartilham sistemas democráticos, a China e a Rússia têm regimes autoritários.

Esse contexto, no entanto, não tem sido obstáculo para os cinco países aumentarem suas trocas comerciais e de investimento durante a última década.

Para a China, a criação do Novo Banco de Desenvolvimento representa mais uma vitória em sua corrida para ganhar mais influência global. A instituição lançada pelos BRICS se junta ao recém-criado Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII), outra agência de crédito multilateral com a mesma finalidade que conta com vários países desenvolvidos entre seus membros —com exceção dos Estados Unidos e do Japão— e na qual a China, por enquanto, tem poder de veto.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_