_
_
_
_
_
Tribuna
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Cúpula do Clima, Biden e Amazônia

Governo Federal não dá mostras convincentes de que tem vontade política de tomar medidas capazes de reduzir o desmatamento

Kadjyre Kayapo
Leo Correa (AP)
Mais informações
Brazilian Environment Minister Ricardo Salles speaks during an interview with AFP at his office in Brasilia, on April 16, 2021. (Photo by EVARISTO SA / AFP)
Brasil vai à Cúpula do Clima com promessas e um ministro do Meio Ambiente pouco críveis
Brazil's President Jair Bolsonaro attends a promotion ceremony for generals of the armed forces, at the Planalto Palace in Brasilia, Brazil April 8, 2021. REUTERS/Adriano Machado     TPX IMAGES OF THE DAY
Bolsonaro entra pela porta dos fundos na Cúpula do Clima
El nivel del agua en mínimos en el lago Powell, en Arizona (EE UU).
2021: um ano decisivo na luta climática

A Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelo governo Biden, será realizada de forma virtual nos dias 22 e 23 de abril. Quando ainda era candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden manifestou seu compromisso com a redução do desmatamento na Amazônia. Essa posição foi reiterada após sua vitória, em diferentes manifestações públicas. Agora, por ocasião da Cúpula de Líderes, esse tema merece uma nova e aprofundada reflexão.

O primeiro ponto a ser destacado é a centralidade da Amazônia na relação do Brasil com o mundo, especialmente com os EUA. Essa é uma situação inédita, alimentada pela urgência da agenda das mudanças climáticas globais, pelo aumento do desmatamento na Amazônia e pelo posicionamento político de Biden em contraposição à administração Trump. Essa centralidade da Amazônia é extremamente positiva, ainda que os motivos que a determinaram sejam todos negativos.

O segundo ponto é a complexidade envolvida na relação com os EUA: não se trata apenas de uma questão climática ou ambiental. Trata-se da relação do Brasil com o seu segundo maior parceiro comercial, a segunda mais importante fonte de investimentos diretos estrangeiros no país e com quem mantemos fortes laços de intercâmbio em cultura, ciência e tecnologia etc.

O posicionamento de Biden é uma moeda de duas faces. A primeira é um aceno de apoio ao Brasil (e possivelmente outros paises amazônicos) para financiar seus esforços para reduzir o desmatamento, mediante um fundo de 20 bilhões de dólares a ser liderado pelos EUA e co-financiado por outros países. A segunda face é a ameaça de possíveis retaliações comerciais caso o desmatamento na Amazônia não seja reduzido. Essas retaliações podem afetar diversos segmentos da economia brasileira, desde o aço até o agronegócio. Vale lembrar que muitas empresas brasileiras podem sofrer com possíveis retaliações.

A posição do Ministério do Meio Ambiente insiste na transferência de recursos de cooperação internacional antes da adoção de medidas eficazes na redução do desmatamento. A posição dos EUA, bem como aquela de vários países europeus, é que o Brasil deve apresentar resultados concretos antes de receber recursos financeiros.

O problema é que o Governo Federal não dá mostras convincentes de que tem vontade política de tomar medidas capazes de reduzir o desmatamento. O enfraquecimento de instituições essenciais para reduzir o desmatamento, como IBAMA, ICMBIO, INCRA, FUNAI e Polícia Federal é uma mostra clara disso. A paralisação do Fundo Amazônia é outro fato concreto e relevante.

Soma-se a isso uma posição de conflito do Governo Federal com relação as organizações da sociedade civil - marcada por acusações sem fundamentos, - e com a ciência, descredibilizando as instituições de pesquisa. A desconfiança sobre os dados de desmatamento obtidos por imagens de satélite processadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é um exemplo contundente.

Um estudo publicado em fevereiro de 2021 sobre a Economia da Biodiversidade (The Dasgupta Review), encomendado pelo Ministério do Tesouro da Grã-Bretanha, corrobora uma tese que defendemos há muito tempo. A Amazônia é uma fonte de serviços ambientais em escala global e, portanto, beneficia toda a humanidade. Considerando que manter a floresta de pé requer recursos financeiros, a comunidade internacional deveria pagar pelos benefícios que recebe. Isso deveria seguir o princípio consagrado pela diplomacia internacional de “responsabilidades comuns, porém diferenciadas”. Isso significa que os países ricos deveriam financiar os custos relacionados à redução do desmatamento e queimadas.

O financiamento internacional para a conservação da Amazônia pode ser feito por diferentes mecanismos. O importante é que os países amazônicos saibam como investir e façam isso de forma eficaz e eficiente. O Brasil mostrou ao mundo que sabia fazer isso: as taxas de desmatamento caíram de 27 mil quilômetros quadrados em 2004 para 4 mil em 2012. Foi um esforço conjunto do Governo Federal, estados e municípios. O problema é que depois de 2013 o desmatamento vem aumentando e explodiu a partir de 2019. O sinal que estamos dando ao mundo é que “desaprendemos” como cuidar da Amazônia e falta-nos vontade política ou competência (ou ambas).

A Cúpula dos Líderes não é um momento de decisões: é um espaço para posicionamentos. O Governo Biden vai posicionar os EUA como país que deseja retomar o espaço perdido durante a administração Trump e voltar a ser um ator relevante – e positivo – na agenda climática global. A Cúpula pode ser vista como um ponto chave na caminhada rumo à Glasgow, aonde deve acontecer a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em novembro de 2021. Aí sim devem ser tomadas decisões por todos os países, incluindo o Brasil.

O que nos resta agora é pressionar o Governo Federal para que desperte para o óbvio. Prosseguir com uma narrativa contrária à proteção ambiental da Amazônia é contra o interesse nacional. Dependemos da floresta em pé para assegurar a manutenção do regime de chuvas do Brasil, que alimenta nossos rios para geração de energia hidrelétrica e para o abastecimento urbano de água, além de irrigar a nossa produção agropecuária.

Sabemos também que reduzir o desmatamento custa dinheiro, inteligência, capacidade de gestão e vontade política. A boa notícia é que os governos estaduais e lideranças empresariais, acadêmicas e da sociedade civil têm se manifestado contra a destruição da Amazônia. Aliás, as pesquisas de opinião mostram que mais de 80% da população brasileira é contra o desmatamento. Esperamos que a Cúpula de Líderes para o Clima possa ouvir essas mensagens e busque novos mecanismos para contribuir com o seu dever ético de financiar a conservação da Amazônia, incluindo a melhoria dos indicadores sociais dos povos indígenas e populações tradicionais – os guardiões da floresta.

Virgílio Viana é engenheiro florestal pela ESALQ, Ph.D. pela Universidade de Harvard, ex-Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas e superintendente da Fundação Amazonas Sustentável.

Registre-se grátis para continuar lendo

Obrigado por ler o EL PAÍS
Ou assine para ler de forma ilimitada

_

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_