_
_
_
_
_

Madri prevê a maior crise alimentar desde o fim da Guerra Civil

Sem turistas, desemprego deve disparar na capital, onde muitos bares e restaurantes não poderão reabrir por falta de mesas externas

Funcionários montam e fazem a limpeza de mesas de um restaurante no centro de Madri.
Funcionários montam e fazem a limpeza de mesas de um restaurante no centro de Madri.

Em 20 de dezembro de 2019, o Instituto Nacional de Estatística da Espanha (INE) publicou um dado histórico na Espanha: Madri havia superado a Catalunha como a principal economia regional. Uma ultrapassagem de proporções maiúsculas, que só ocorrera antes em 2012 e 2013. A região onde fica a capital espanhola começava 2020 da melhor maneira possível, respondendo por 19% do PIB nacional: 230,8 bilhões de euros (1,39 trilhão de reais). O veleiro da capital ia de vento em popa. Madri era de novo o motor da Espanha.

Mais informações
-FOTOGALERIA- AME932. SAO PAULO (BRASIL), 19/05/2020.- James Alan, coordinador de los sepultureros, posa para Efe mientras descansa de los entierros este 18 de mayo en el cementerio Vila Formosa, en Sao Paulo (Brasil). Doce horas y 62 entierros. Una jornada sin respiro en la que no hay tiempo ni para rezar a los difuntos. Así es el día a día de los sepultureros del cementerio brasileño de Vila Formosa, el mayor de Latinoamérica, en plena pandemia de coronavirus: "Es un cuerpo detrás de otro, no paramos". 15:00-18:00: INSULTOS, PELEAS ENTRE FAMILIARES Y ENTIERROS A OSCURAS: En la tarde hubo varios momentos tensión. El primero fue cuando el hijo de un padre fallecido con sospecha COVID-19 empezó a insultar gravemente a Adenilson. "¡Imbécil!¡Vete a tomar por culo!", le exclamó al exigirle que ayudara a agrandar el tamaño de la fosa asignada para su padre. Lejos de alarmarse, Edenilson se apartó del lugar y guardó silencio. EFE/ Fernando Bizerra
Últimas notícias sobre o coronavírus e a crise no Governo Bolsonaro
La unidad de cuidados intensivos de un hospital de Catania (Italia), el pasado 23 de abril.
Europa subestimou o perigo do coronavírus
Una mujer pasa frente a una puerta en la capital en un día de lluvia y bajada de temperaturas en toda España, en que en gran parte de la Península y Baleares se espera nubosidad, con chubascos y tormentas casi generalizados, que podrán ser localmente fuertes o persistentes en zonas del nordeste peninsular, Galicia, oeste del sistema Central y Andalucía, en Madrid (España), a 14 de mayo de 2020.
14 MAYO 2020 LLUVIA;CORONAVIRUS;COVID-19;ESTADO DE ALARMA;
Marta Fernández Jara / Europa Press
14/05/2020
A Espanha, ainda distante da imunidade coletiva

Quatro meses depois, a região arranca de novo com o barco no meio de uma tempestade de proporções incalculáveis: 400.000 desempregados, 50.000 autônomos sem saber quando voltarão à rotina de três meses atrás e uma crise social que, segundo dados da Prefeitura da capital, prevê a maior crise alimentar desde o fim da Guerra Civil espanhola, em 1939. Pelo menos 101.942 cidadãos recebem diariamente uma sacola com mantimentos, segundo a Federação Regional de Associações de Moradores da capital.

Madri foi e é o epicentro da pandemia de coronavírus na Espanha em nível sanitário, político e social. Aqui começou a expansão do vírus pelo país, aqui surgiram os protestos contra o Governo, e aqui se iniciaram as filas da fome. O balanço é dilacerador. O bichinho abstrato deixou uma região abatida, com mais de 67.000 casos confirmados e 8.907 falecidos em hospitais até o momento. E antes de abrir as porta à fase 1 do desconfinamento, a partir desta segunda-feira, o Colégio de Médicos (conselho profissional) alerta: “Continua nos preocupando que o sistema sanitário madrilenho não possa assumir um novo recrudescimento”.

Foram dois meses caóticos tanto no aspecto político como no econômico. O alívio das medidas de restrição começou na segunda-feira passada, com a chamada fase 0,5, uma etapa que nem sequer estava prevista no manual da desescalada do Governo espanhol. A decisão foi precedida pelos gritos de socorro em lugares como a Puerta del Sol, o marco zero da capital, e o palácio de La Moncloa, sede do Executivo: “É preciso abrir a economia como for”. O objetivo era fechar o quanto antes a gigantesca ferida econômica. Nesta segunda-feira, as consequências começarão a ser conhecidas.

“Com a fase 1 só abriremos entre 10% e 15% dos negócios. Nem todos têm mesas externas”, conta Tomás Gutiérrez, presidente da associação madrilenha dos empresários de hotelaria e restauração. Um em cada cinco estabelecimentos da capital estão relacionados com esse setor. Dos 19.137 bares, restaurantes e hotéis, calcula-se que quase 3.500 não reabrirão mais. “Sobretudo os menores.” Gutiérrez acredita que a recuperação, se vier, será em setembro. “E falta ver como o cliente reage.” Cerca de 120.000 famílias madrilenhas viviam deste setor até março.

O desemprego já havia subido em fevereiro na região. Segundo dados oficiais, 2.147 cidadãos se inscreveram nas listas de procura de emprego. Em março a cifra se multiplicou por cinco, e em abril por vinte. Há mais de 400.000 desempregados, sem contar os que estão com pagamentos parcialmente suspensos, sob um mecanismo chamado processo de regulação temporária de emprego (ERTE, na sigla em espanhol). Com a entrada na fase 1, o Governo regional espera “recuperar entre 35.000 e 55.000 empregos de pessoas que hoje se encontram no ERTE”, segundo o Conselheiro de Economia, Emprego e Competitividade da Comunidade de Madri, Manuel Giménez.

O empresário Juan Francisco Miguel, de 32 anos, abrirá sua produtora DrCerebrus nesta segunda-feira após mais de 60 dias. “Tinha 11 funcionários contratados em fevereiro e só cinco voltarão. Perdemos muitas filmagens.” Ele é um dos 50.000 autônomos da região que continuarão fazendo malabarismos nas contas.

O mesmo ocorre com o setor turístico. Madri é a capital europeia com mais gasto médio por turista, com 355 euros (2.141 reais) por dia, segundo dados do portal Hosteltur. Sem o habitual ruído das malas pelas ruas até julho – a região recebeu 11 milhões de turistas em 2019 –, a Comunidade já prepara uma guinada no setor. “A prioridade agora será o turismo interno”, anunciou a presidenta regional, Isabel Díaz Ayuso, na sexta-feira, sem dar detalhes.

As mudanças também serão notadas na mobilidade, embora se mantenham as faixas horárias. Veem-se mais bicicletas que nunca, mas não se prevê um modelo local que reforce este modal. O principal problema, segundo o Consórcio Geral de Transportes, será a gestão do metrô nos horários de pico. Em condições normais, são três horas de maior movimento: das 8h às 9h, das 14h às 15h e das 18h às 19h. Durante o confinamento, só houve uma faixa com aumento de viajantes diários, a das 14h, mas o consórcio espera que voltem os três picos de tráfego à medida que a desescalada avançar.

Com tudo isto, e apesar de tudo, Madri levantará as persianas na segunda-feira com o objetivo de liderar a recuperação econômica na Espanha. Não está prevista a passagem a uma nova fase nas duas semanas seguintes. E enquanto isso? Reabrirão os hotéis sem zonas comuns, visitas em casa só com até 10 amigos, os velórios poderão receber 10 familiares, e os teatros e cinemas até 30% da ocupação. O motor econômico arranca de novo, e quase três meses depois, em marcha lenta.

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da Covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_