_
_
_
_
_

Um navio-hospital com mil leitos e 12 salas de cirurgia chega a Nova York

A embarcação militar USNS Comfort, a sexta maior do mundo, servirá para aliviar o iminente colapso provocado pelo coronavírus na cidade norte-americana

O navio-hospital USNS Comfort entrando na baía de Nova York, nesta segunda-feira. No vídeo, imagens da chegada do navio a Nova York.Vídeo: MIKE SEGAR (REUTERS) / EUROPA PRESS
Antonia Laborde

O navio-hospital USNS Comfort, o sexto maior do mundo, chegou nesta segunda-feira ao Pier 90 em Nova York para aliviar o sistema hospitalar da cidade, onde já há quase 60.000 casos confirmados de Covid-19 e mais de mil mortes. O navio tem capacidade para 1.000 leitos, 12 salas de operações e necrotério, entre outros compartimentos. Não receberá pessoas infectadas pelo surto de coronavírus, mas servirá como hospital para pacientes com outras patologias ou cirurgias pendentes. O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, chegou ao cais para receber a embarcação: “Precisávamos deste impulso, precisávamos desta esperança criada por nossos irmãos e irmãs da Marinha”, disse ele diante de uma aglomeração de pessoas que não estavam respeitando a distância social recomendada.

Mais informações
A woman wears a face mask and gloves against the spread of the new coronavirus as she crosses the empty Callao Avenue in Buenos Aires, on March 30, 2020. - Compulsory social isolation was extended until April 12 in Argentina, the government announced Sunday as 820 people infected and 20 dead were so far reported in the South American nation. (Photo by RONALDO SCHEMIDT / AFP)
AO VIVO | Últimas notícias sobre o coronavírus no Brasil e no mundo
FILE - In this November 1918 photo made available by the Library of Congress, a nurse takes the pulse of a patient in the influenza ward of the Walter Reed hospital in Washington. For President Woodrow Wilson, the pandemic was a case of first impression. The country was accustomed to 100,000 deaths a year from the flu. Widespread use of vaccines were not common. It wasn't that Wilson was restrained about using federal power, he simply had far less precedent to lean on, and a much higher priority in the war effort.  (Harris & Ewing/Library of Congress via AP, File)
Lições de 1918: as cidades que se anteciparam no distanciamento social cresceram mais após a pandemia
Como você está lidando com tudo isso?

O presidente Donald Trump reconheceu neste domingo na Casa Branca que adoraria ir receber o navio-hospital, mas os responsáveis ​​por sua segurança o impediram de fazer isso “pelas razões certas”. O que o presidente conseguiu foi se despedir da tripulação, que partiu neste sábado de Norfolk, na Virgínia. O governador de Nova York, Andrew Cuomo, agradeceu nesta segunda-feira ao Governo federal por enviar o USNS Comfort. “Desde o início, sabíamos que a capacidade hospitalar era crítica. Pedimos, e o Governo federal respondeu”, escreveu ele no Twitter.

O Comfort tem uma tripulação de 1.200 pessoas. O objetivo é aliviar o trabalho dos hospitais para que possam usar suas unidades de terapia intensiva e ventiladores para pacientes infectados pelo coronavírus. No último dia, 253 pessoas morreram no Estado de Nova York. Não é a primeira vez que o petroleiro convertido em hospital presta seus serviços à cidade: após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, foi usado como base flutuante para as equipes de resgate. Os oficiais da Marinha no comando estão cientes do risco da operação. Foram tomadas precauções extremas para manter a embarcação livre do coronavírus, já que qualquer infecção poderia transformar a nave de resgate em uma fonte perigosa de contágio.

É o segundo navio-hospital da Marinha da classe Mercy posto à disposição para esta crise de saúde. O primeiro, também com capacidade para 1.000 leitos, está em Los Angeles desde sexta-feira para atender hospitais no sul da Califórnia, o terceiro Estado com mais infecções no país, atrás de Nova York e Nova Jersey. A embarcação conta com mais de 800 membros do pessoal médico e de apoio da Marinha e mais de 70 marinheiros do serviço civil. Seu destino inicial era Seattle, o primeiro foco da epidemia nos EUA, que já registram 143.667 casos e 2.487 mortes, segundo a Universidade Johns Hopkins.

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da Covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_