_
_
_
_
_

Brasil vence a Colômbia e garante vaga na Copa do Mundo do Catar

Gol de Paquetá após passe de Neymar dá números finais (1 a 0) à partida em que a seleção brasileira conquistou sua 11ª vitória em 12 jogos nas Eliminatórias

Brasil Colombia Eliminatorias Clasificación de Conmebol para la Copa Mundial de Futbol 2022
Vinícius Junior, Paquetá e Neymar celebram o gol contra a Colômbia.NELSON ALMEIDA (AFP)
Diogo Magri

A seleção brasileira está classificada para a Copa do Mundo do Catar 2022. Com a vitória desta noite por 1 a 0 sobre a Colômbia, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 13ª rodada das eliminatórias, o Brasil comandado por Tite e Neymar está matematicamente garantido entre os quatro melhores do continente —o que dá uma vaga automática no próximo Mundial, marcado para novembro do ano que vem. A classificação antecipada marca a melhor campanha da seleção neste formato das eliminatórias, com 11 vitórias em 12 jogos. O Brasil se junta a outras três seleções garantidas: o anfitrião Catar, a Alemanha e a Dinamarca.

O primeiro tempo foi amarrado, com poucas chances de gol para os dois lados. O Brasil chegou a acertar a trave do goleiro Ospina em arremate de Danilo, mas foi o mais próximo que a seleção brasileira chegou de abrir o placar na etapa inicial. O jogo só foi destravado após as entradas de Vinícius Junior e Antony, que abriram o campo para o Brasil pelas pontas, no segundo tempo. O gol brasileiro só sairia, contudo, após a seleção avançar suas linhas de marcação e forçar um erro colombiano. Marquinhos recuperou a bola e acionou Neymar, que deixou Paquetá de frente para o gol com um passe de primeira: Brasil 1 a 0 aos 26 minutos do segundo tempo. Depois, foi esperar o tempo tempo passar até o apito final, diante de uma Colômbia pouco ameaçadora.

A seleção brasileira chegou a 34 pontos, e só pode ser ultrapassada por Argentina, Equador e Uruguai. Na América do Sul, as quatro melhores seleções garantem vaga na Copa. A quinta colocada disputa a classificação na repescagem contra um representante da Oceania.

O próprio Tite já havia admitido, antes do jogo, que a classificação do Brasil era iminente. “Para mim, estamos classificados, com a pontuação que temos, para a Copa do Mundo. Agora partimos para o estágio de preparação específica para jogos de Copa do Mundo”, adiantou o treinador. O feito a seis jogos do fim só foi possível devido à melhor campanha do Brasil nesse formato de torneio. Foram 11 vitórias e um empate em 12 jogos, incluindo boas atuações como o 4 a 1 sobre o Uruguai. A única seleção a parar os brasileiros foi essa mesma Colômbia, no jogo que terminou empatado por 0 a 0 em Barranquilla. A Argentina, por outro lado, foi a única que não enfrentou o Brasil —a partida marcada em setembro acabou adiada por intervenção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Mesmo a um ano do Mundial, a previsibilidade de Tite em suas convocações dá uma ideia de quem representará o país no Catar. São algumas as figurinhas carimbadas na seleção desde a última Copa: Alisson, Ederson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos, Casemiro, Fred, Coutinho, Neymar, Gabriel Jesus e Roberto Firmino, os maiores exemplos. Alguns não estiveram presentes em 2018, mas foram frequentemente convocados durante os últimos três anos, como o goleiro Weverton, o zagueiro Militão, o volante Fabinho e o atacante Richarlison. Há, por fim, os que cavaram seu espaço com exibições recentes de destaque, nos casos de Lucas Paquetá, autor de mais um gol decisivo, e Raphinha.

Levando em conta esses, já são 17 entre os 23 nomes permitidos no Mundial. Não é certeza que todos estarão no Catar, mas o levantamento dá uma ideia do pouco espaço que existe na lista final do treinador. Sobra uma vaga para o zagueiro reserva, algumas para as laterais (a esquerda, em especial, não tem um titular definido) e poucas do meio para frente. Nestas últimas podem aparecer as maiores novidades, que, ao que indica o treinador, serão testadas nas rodadas finais das eliminatórias. Vinicius Junior, Rodrygo, Everton Ribeiro, Gabigol, Matheus Cunha e Antony são alguns dos candidatos.

A geração não é das mais estreladas, mas o retrospecto prova que o Brasil pode ser competitivo contra as principais seleções do mundo. Tite tem à disposição um jogador do quilate de Neymar e boas opções em todos os setores. Com esse grupo, o treinador já provou que é soberano na América do Sul —nunca perdeu um jogo em eliminatórias. As únicas derrotas em jogos oficiais do técnico à frente da seleção foram para a Bélgica, na Copa de 2018, e para a Argentina, na final da Copa América 2021.

No entanto, ainda resta saber de fato qual o nível do Brasil frente às potências europeias. Como o calendário da Europa não permite que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) marque amistosos com as seleções de lá, não há como medir forças. E teria um peso importante, uma vez que europeus venceram as últimas quatro Copas, assim como foram de lá os responsáveis por eliminar o Brasil nos últimos Mundiais: França em 2006, Holanda em 2010, Alemanha em 2014 e Bélgica em 2018. Tite até pode utilizar os seis jogos restantes nas eliminatórias para projetar confrontos contra europeus, mas o tira-teima real, mais uma vez, só acontecerá na Copa.

O Brasil é o quarto país a se classificar para a próxima Copa do Mundo, que será disputada no Catar entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022. É a 22ª participação brasileira em Mundiais, o único país a participar de todas as edições. Além dos anfitriões, também já carimbaram o passaporte os times de Alemanha e Dinamarca. Restam outras 28 vagas. O sorteio dos grupos do Mundial deve acontecer em abril de 2022.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_