Um atleta com síndrome de Down completa pela primeira vez o Ironman
Chris Nikic, de 21 anos, é a primeira pessoa com o distúrbio genético a finalizar a prova esportiva mais difícil do mundo
Terminar um Ironman é um feito para qualquer triatleta, mas quando Chris Nikic cruzou a linha de chegada no fim de semana passado, foi ainda maior: o jovem norte-americano de 21 anos é o primeiro atleta com síndrome de Down a realizar a façanha. Quase 17 horas depois de de nadar 3.860 metros, pedalar por 180 quilômetros e correr outros 42,2, chegou ao fim na praia de Panama City, na Flórida, nesse sábado.
Nikic completou a prova em 16 horas, 46 minutos e 9 segundos, segundo publicou o Guinness World Records, que o reconhece com o mérito de ser a primeira pessoa com síndrome de Down do mundo a completar o Ironman. Ele chegou ao objetivo pela noite e acompanhado de seu treinador, que atua como guia. Emocionado, seu pai o recebeu na chegada.
O esportista já acrescentou seu recorde na biografia do Instagram, onde conta com 95.000 seguidores. Ele se define como palestrante motivacional e assegura que se dedica a “espalhar amor”. “Objetivo definido e conquistado. Agora é hora de definir outro maior para 2021. Seja qual for, a estratégia é a mesma. 1% melhor a cada dia. Sim, eu fiz o trabalho, mas tive anjos me ajudando", escreveu Nikic em seu post. A conta oficial da corrida Ironman no Twitter destacou que o jovem demonstrou que “tudo é possível”.
O atleta treina seis dias por semana, começando sempre por um abdominal. Treina com um grupo de esportistas que o convidam a se unir também a suas atividades de ócio, restaurantes e festas. “Esse empenho deu para ele [Nikic] um mundo inteiro de inclusão”, disse o pai de Chris.
Nikic se prepara para seu próximo desafio: as Special Olympics de 2022. Seu treinador, Dan Grieb, um corredor veterano de triatlon, afirma que trabalhar com ele abriu seus olhos a um novo mundo. “As melhores 16 horas, 46 minutos e 9 segundos da minha vida!”, postou no Instagram.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.