_
_
_
_
_

Spice Girls: o regresso

A banda que arrasou nos anos noventa com sua canção ‘Wannabe’ lança um álbum para celebrar seu 25º aniversário com uma versão renovada de seus sucessos e temas inéditos —e prepara uma turnê para 2022

As Spice Girls em Paris em setembro de 1996. Da esquerda para a direita: Melanie Chisholm, Emma Bunton, Melanie Brown, Victoria Beckham e Geri Halliwell.

Já se passaram 25 anos desde que as Spice Girls lançaram o pegajoso refrão If you wanna be my lover, you gotta get with my friends da canção Wannabe, com que conquistaram o mercado musical mundial. Era 1996 e o quinteto formado pelas britânicas Scary, Sporty, Baby, Ginger e Posh, apelidos pelos quais eram conhecidas Geri Halliwell, Melanie Chisholm (Mel C), Victoria Beckham, Melanie Brown (Mel B) e Emma Bunton, estreava seu primeiro álbum, que vendeu mais de 20 milhões de cópias, tornando-se o terceiro disco mais vendido daquela década. Uma explosão. Para celebrar este aniversário, a girlband mais famosa da história lançou nesta sexta-feira um álbum duplo comemorativo, Spice 25, que inclui músicas inéditas e uma versão renovada de seus grandes sucessos. Em agosto de 2022, antigos e novos fãs poderão vê-las ao vivo no Reino Unido e na Austrália.

A inédita Feed Your Love, escrita por Matt Rowe e Richard Stannard, é uma canção tranquila sobre o amor. Entre as versões demo de algumas de suas músicas mais conhecidas estão Last Time Lover, If U Can’t Dance e Who Do You Think You Are. Também há remixagens de Love Thing, Say You’ll Be There e Mama. Além disso, há uma curiosa versão orquestrada de 2 Become 1. O álbum termina com um divertido áudio das Spice se despedindo e agradecendo aos ouvintes. Spice 25, com um formato de edição limitada de colecionador em CD, vinil e fita cassete, já está disponível no Spotify. Neste aniversário, revisamos os grandes momentos da banda.

Os 10 momentos mais icônicos das Spice Girls

1. “Você tem de 18 a 23 anos e sabe dançar/cantar? É esperta, extrovertida, ambiciosa e dedicada?”. Essas eram as perguntas do anúncio da audição organizada por Chris e Bob Herbert em 1993 em busca das futuras integrantes da banda. Na foto, Victoria Beckham, Melanie Brown e Geri Halliwell aparecem cantando em suas audições. Melanie Chisholm e Emma Bunton chegaram mais tarde para substituir Michelle Stevenson e Lianne Morgan.

Artistas em audição.
Artistas em audição. Fotogramas del vídeo de la audición

2. O primeiro single, Wannabe, do qual a gravadora não gostava, foi lançado em 1996 e chegou ao primeiro lugar em 37 países. As integrantes admitiram que o sucesso foi composto em menos de 20 minutos e seu videoclipe foi feito em uma única tomada. Elas estavam no jardim da casa de Geri Halliwell quando ouviram no rádio que tinham alcançado o terceiro lugar nas paradas do Reino Unido, e tiraram uma foto para comemorar.

As Spice Girls.
As Spice Girls. Instagram de Spice Girls

3. O primeiro espetáculo ao vivo da banda foi em um estádio em Istambul em 1997. Antes de subir no palco, Geri virou, olhou para Victoria e disse: “Tenho medo”. Sua colega respondeu: “Não se preocupe, eles só estão aqui para ver seu cabelo e seus peitões”. Na foto, o último ensaio, em 12 de outubro de 1997, antes do primeiro show da banda no Abdi Ipecki Arena.

Um show das Spice Girls.
Um show das Spice Girls.ASSOCIATED PRESS

4. O segundo disco, Spiceworld, foi apresentado pela primeira vez em Granada, Espanha. A cidade era “uma representação da mescla de culturas” que o novo álbum tinha, disseram naquela ocasião. As integrantes chegaram à cidade em 6 de outubro de 1997, apresentaram o disco e, do edifício da administração municipal, saudaram as cerca de 5.000 pessoas que estavam na Plaza del Carmen, de onde foi tirada a foto abaixo.

GRANADA, 7-10-1997.- Las cinco componentes del grupo britanico "Spice Girls" saludan a sus fans desde el balcón del Ayuntamiento de Granada.
As cantoras, outra vez em contato com o público de uma varanda. Oscar Gallardo

5. Em 1997 a banda chegou à África do Sul, onde conheceu Nelson Mandela e o príncipe Charles. Nessa viagem, Mel B roubou papel higiênico e algumas pedras de um vaso do banheiro de Mandela para dar de presente depois à equipe de cabeleireiros e maquiadores, que tinha pedido uma lembrancinha. Scary Spice conta: “Eu disse ao Nelson o que tinha feito e ele deu risada”. Na foto, as Spice Girls com o príncipe Charles e Nelson Mandela em Johannesburgo.

Spice Girls e Nelson Mandela.
Spice Girls e Nelson Mandela. Chip HIRES (Gamma-Rapho via Getty Images)

6. No final de 1997, durante um evento da fundação The Prince’s Trust no Reino Unido, as garotas apimentadas se encontraram novamente com o príncipe Charles e, para a surpresa do herdeiro do trono britânico, Geri beliscou seu traseiro. Um ano depois, quando Ginger saiu da banda, o príncipe lhe escreveu uma carta lamentando sua decisão: “O grupo não será o mesmo sem você. O que farei sem suas maravilhosas saudações?”.

Grupo com o Príncipe Charles.
Grupo com o Príncipe Charles. Tim Graham (Corbis via Getty Images)

7. As Spice Girls ganharam um prêmio por seu sucesso internacional nos Brit Awards de 1998. Halliwell, que tinha colocado um vestido preto, achou sem graça e costurou nele a bandeira do Reino Unido, a Union Jack. O vestido fez tanto sucesso que depois foi leiloado pelo equivalente a cerca de 450.000 reais.

Spice Girls em um show.
Spice Girls em um show. Scan Room (Getty Images)

8. Halliwell decidiu deixar a banda em 1998, no meio da turnê de promoção do segundo álbum, Spiceworld. O último show do qual participou foi o de 26 de maio em Helsinki (Finlândia). Nas apresentações seguintes, na Noruega, já não apareceu. Na foto, as outras quatro integrantes posam em Oslo em 29 de maio de 1998.

As artistas falando com o público.
As artistas falando com o público. Dave Hogan (Dave Hogan)

9. No ano 2000, a banda recebeu o prêmio de Contribuição à Música nos Brit Awards. Apesar de estar no evento, Halliwell não se uniu às ex-colegas no palco. Nesse mesmo ano, o grupo lançou Forever, mas o terceiro álbum recebeu uma resposta morna do público. Elas decidiram então abandonar o projeto para se concentrar em suas carreiras individuais. Na foto, as Spice Girls durante sua última apresentação nos Brit Awards, em Londres, em 23 de outubro de 2000.

Grupo em um show.
Grupo em um show. Fiona Hanson - PA Images (GETTY)

10. Adele sempre se declarou fã das Spice Girls e chorou ao conhecer Mel C quando as duas se encontraram em um show do Coldplay. Outras cantoras, como Katy Perry e Emma Stone, também se declararam fãs do grupo. A foto mostra uma pequena Adele posando à frente de pôsteres do grupo.

INSTAGRAM DAS SPICE GIRLS
INSTAGRAM DAS SPICE GIRLSInstagram de Spice Girls

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_