_
_
_
_
_

Enquanto Bolsonaro promete a Biden proteger a Amazônia, Salles é alvo de pedido de CPI

Superintendente da PF no Amazonas é trocado por novo diretor-geral após criticar ação a favor de madeireiros e solicitar inquérito contra ministro do Meio Ambiente ao STF. Deputado recolhe assinaturas para CPI na Câmara e oposição leva caso ao MPF para apurar troca no AM

Toras de madeira em área desmatada no Pará.
Toras de madeira em área desmatada no Pará.NELSON ALMEIDA (AFP)
Mais informações
O presidente do STF, Luiz Fux, fala com os outros ministros da Corte durante a sessão desta quarta-feira, 14 de abril.
Bolsonaro terá minoria em CPI da Covid-19 e já avalia ceder mais espaços no Governo
Washington (United States), 14/04/2021.- US President Joe Biden speaks from the Treaty Room in the White House, in Washington, DC, USA, on 14 April 2021, about the withdrawal of the remainder of US troops from Afghanistan. (Afganistán, Estados Unidos) EFE/EPA/Andrew Harnik / POOL
Eliane Brum: Biden ameaça sujar as mãos com Bolsonaro
O governador do Piauí Wellington Dias (PT), em entrevista.
Às vésperas de cúpula, Governadores preparam carta a Biden para driblar Bolsonaro

Nesta quarta-feira, mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro enviava uma carta de sete páginas a seu colega Joe Biden onde prometia acabar com o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030, o superintendente da Polícia Federal no Amazonas, delegado Alexandre Saraiva, mandava uma notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal pedindo a investigação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por atrapalhar os trabalhos de fiscalização ambiental na região. “Reitero o compromisso do Brasil e do meu Governo com os esforços internacionais de proteção do meio ambiente, combate à mudança do clima e promoção do desenvolvimento sustentável”, escreve Bolsonaro na missiva ao novo presidente norte-americano. Já o delegado afirma no documento que o ministro age “no intento de causar obstáculos à investigação de crimes ambientais e de buscar patrocínio de interesses privados e ilegítimos perante a Administração Pública.”

Entre os dois mundos distintos descritos na mensagem de Bolsonaro ao presidente dos Estados Unidos e na de Saraiva ao STF, a realidade mostra que quem está com a razão é o delegado. Enquanto tenta se adaptar aos ventos internacionais e modular seu discurso para agradar o democrata antes da cúpula climática com dezenas de líderes de estados na semana que vem, o Governo Bolsonaro segue solapando os esforços de seus próprios agentes no combate ao crime ambiental. De acordo com apuração do jornal Folha de S. Paulo, o novo diretor da PF, Paulo Maiurino, decidiu substituir Saraiva na Superintendência do Amazonas em meio aos atritos com Salles, que começaram após a maior apreensão da história de madeira extraída de maneira ilegal na região amazônica, a partir de dezembro do ano passado. A carga é avaliada em 130 milhões de reais.

Os mais de 200.000 metros cúbicos de madeira apreendidos no Pará foram retirados ilegalmente de terras públicas griladas, afirma o inquérito da PF sobre o caso. As madeireiras responsáveis pelas toras não apresentaram documentação válida e tudo foi confiscado. Após a ação, batizada de Operação Handroanthus, Salles visitou duas vezes o local na região de Santarém para prestar apoio aos apontados pela polícia como criminosos. Sugeriu que estava tudo certo com a documentação apresentada pelos madeireiros e pediu a liberação da madeira. “O Governo recebeu através dos ministérios da Justiça, Secretaria de Governo e Meio Ambiente um grupo de senadores e deputados acompanhados de proprietários”, explicou Salles durante a visita. “Eles cobraram uma resposta rápida. É obrigação do Governo encontrar resposta célere. Não entrei em detalhes da investigação, mas o que me parece é que as informações são bastante coerentes de não haver a propagada ilegalidade.”

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Em resposta, quem até esta quinta era superintendente da PF na região deu uma entrevista onde diz que “na Polícia Federal não vai passar boiada”, em referência à fala de Salles na infame reunião ministerial do dia 22 de abril do ano passado, onde o ministro defendeu afrouxar a legislação ambiental enquanto a imprensa estava ocupada com a pandemia de covid-19, então no começo. “É o mesmo que um ministro do Trabalho se manifestar contrariamente a uma operação contra o trabalho escravo”, já havia dito Saraiva no dia 4 deste mês à Folha de São Paulo. A apuração do caso estava sob seu comando. Com a notícia-crime, ele dobrou a aposta. “O ministro Ricardo de Aquinos Salles e o senador Telmário Mota, de forma consciente e voluntária, e em unidade de desígnios, dificultam a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais, assim como patrocinam interesses privados (de madeireiros) e ilegítimos perante a administração pública, valendo-se de suas qualidades de funcionários públicos”, diz o delegado, na queixa que ainda não foi apreciada no STF.

Em nota, o senador Telmário Mota acusou o delegado Alexandre Saraiva de “buscar holofotes” e nega qualquer irregularidade. Salles não comentou. Nessa queda de braço, por enquanto o delegado cai e perde o comando do caso, enquanto o ministro e sua “política ambiental” saem fortalecidos, mas não sem resistência.

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados anunciou nesta quinta-feira que entrou com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra o diretor-geral da PF por causa da troca do chefe no Amazonas. O deputado federal Daniel Coelho (Cidadania-PE) começou a recolher assinaturas para um requerimento de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a gestão do ministro do Meio Ambiente. “O parlamento precisa investigar se de fato o ministro está coagindo a Polícia Federal para não fazer seu papel e pior, um Ministério do Meio Ambiente que trabalha pela devastação da Amazônia”, afirma o deputado ao EL PAÍS.

Todo esse barulho acontece em uma hora ruim para o Governo. A contradição entre a carta de intenções de Bolsonaro a Biden e a realidade de sua Administração não podia ficar mais gritante a pouco mais de uma semana da cúpula climática onde deve ser decidido se o norte-americano está disposto a dar um voto de confiança ao brasileiro ou não. Além do comprometimento teórico com uma agenda ambiental, na mensagem ao colega o presidente brasileiro reconhece que o país enfrenta aumento no desmatamento da Amazônia, mas diz que a tendência ocorre desde 2012, no Governo da então presidente Dilma Rousseff. Ao tentar dividir a responsabilidade com gestões passadas, tenta colocar o desmatamento como algo estrutural e não culpa sua. É uma estratégia para conseguir dinheiro. “Ao sublinhar a ambição das metas que assumimos, vejo-me na contingência de salientar, uma vez mais, a necessidade de obter o adequado apoio da comunidade internacional, na escala, volume e velocidade compatíveis com a magnitude e a urgência dos desafios a serem enfrentados “, escreveu. “Inspira-nos a crença de que o Brasil merece ser justamente remunerado pelos serviços ambientais que seus cidadãos têm prestado ao planeta.”

Longe da retórica de Bolsonaro, a Amazônia registrou novo recorde de desmatamento em março e perdeu a maior área de cobertura vegetal em seis anos para o período. O crescimento foi de 12% em relação ao mesmo mês em 2020. Os dados são do Deter, sistema de monitoramento de desmate do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Enquanto a floresta queima, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta quinta que as metas de redução de desmatamento devem ser alcançadas pouco a pouco. Ele comanda o Conselho da Amazônia, órgão do governo federal que coordena ações de combate a ilícitos ambientais no bioma e tem resultados muito criticados por entidades não-governamentais e ambientalistas.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_