Aeroporto de Manila cancela voos devido a grande coluna de fumaça provocada por vulcão
Milhares de pessoas foram evacuadas após a erupção do Taal, localizado 65 quilômetros ao sul da capital das Filipinas e visitado por milhares de turistas todos os anos
Milhares de pessoas estão sendo evacuadas neste domingo, depois que as autoridades filipinas alertaram para o aumento da atividade do vulcão Taal, localizado em uma ilha perto de Manila. Hoje, o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia elevou o alerta do nível 1 para o 3 em uma escala de 5 depois que um aumento na atividade na cratera foi detectado e uma erupção de fumaça de um quilômetro de altura foi gerada. A coluna fez com que o Aeroporto Internacional Manila Ninoy Aquino, localizado ao sul da capital, anunciasse às 18h27, horário local (7h27 em Brasília), a suspensão de todos os seus voos, tanto de chegada quanto de partida, devido à erupção do vulcão, de cuja cratera vem uma enorme coluna de fumaça e cinzas.
As autoridades iniciaram a evacuação dos municípios de San Nicolás, Balete e Talisay, perto do vulcão localizado a 65 quilômetros ao sul de Manila, conforme confirmado pelo porta-voz do Conselho Nacional de Redução de Riscos de Desastres, Mark Timbal. Segundo dados de 2017, a população desses três municípios estaria entre 6.000 e 10.000 habitantes.
Edit: Flight operations at the Ninoy Aquino International Airport have been temporarily suspended due to the volcanic ash from the eruption of Taal Volcano. Kindly coordinate with your respective air carriers for details on flight schedules.
— NAIA (@MIAAGovPH) January 12, 2020
A Cruz Vermelha Filipina deslocou parte de sua equipe para a área para ajudar nos esforços de evacuação. Segundo várias testemunhas, as cinzas chegaram aos bairros do sul de Manila, como Alabang, a 60 quilômetros do vulcão. O Departamento de Saúde alertou que a exposição a cinzas pode causar problemas de saúde, por isso recomenda que os habitantes das áreas afetadas evitem estar ao ar livre e, se o fizerem, que usem máscaras e óculos.
Milhares de turistas visitam o Taal todos os anos e alguns fazem excursões à sua cratera, parcialmente inundada e onde é fácil ver pequenas fumarolas. O vulcão, que matou 1.300 pessoas em 1911 e 200 em 1965, faz parte de uma cadeia vulcânica que abrange a região oeste da ilha de Luzon.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.