_
_
_
_
_

Aeroporto de Manila cancela voos devido a grande coluna de fumaça provocada por vulcão

Milhares de pessoas foram evacuadas após a erupção do Taal, localizado 65 quilômetros ao sul da capital das Filipinas e visitado por milhares de turistas todos os anos

A coluna de fumaça do vulcão Taal, próximo de Manila, capital das Filipinas.
A coluna de fumaça do vulcão Taal, próximo de Manila, capital das Filipinas.Aaron Favila (AP)
Mais informações
Viver aos pés de um vulcão letal
Furioso ‘Filho do Krakatoa’ retumba na Indonésia

Milhares de pessoas estão sendo evacuadas neste domingo, depois que as autoridades filipinas alertaram para o aumento da atividade do vulcão Taal, localizado em uma ilha perto de Manila. Hoje, o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia elevou o alerta do nível 1 para o 3 em uma escala de 5 depois que um aumento na atividade na cratera foi detectado e uma erupção de fumaça de um quilômetro de altura foi gerada. A coluna fez com que o Aeroporto Internacional Manila Ninoy Aquino, localizado ao sul da capital, anunciasse às 18h27, horário local (7h27 em Brasília), a suspensão de todos os seus voos, tanto de chegada quanto de partida, devido à erupção do vulcão, de cuja cratera vem uma enorme coluna de fumaça e cinzas.

As autoridades iniciaram a evacuação dos municípios de San Nicolás, Balete e Talisay, perto do vulcão localizado a 65 quilômetros ao sul de Manila, conforme confirmado pelo porta-voz do Conselho Nacional de Redução de Riscos de Desastres, Mark Timbal. Segundo dados de 2017, a população desses três municípios estaria entre 6.000 e 10.000 habitantes.

A Cruz Vermelha Filipina deslocou parte de sua equipe para a área para ajudar nos esforços de evacuação. Segundo várias testemunhas, as cinzas chegaram aos bairros do sul de Manila, como Alabang, a 60 quilômetros do vulcão. O Departamento de Saúde alertou que a exposição a cinzas pode causar problemas de saúde, por isso recomenda que os habitantes das áreas afetadas evitem estar ao ar livre e, se o fizerem, que usem máscaras e óculos.

Milhares de turistas visitam o Taal todos os anos e alguns fazem excursões à sua cratera, parcialmente inundada e onde é fácil ver pequenas fumarolas. O vulcão, que matou 1.300 pessoas em 1911 e 200 em 1965, faz parte de uma cadeia vulcânica que abrange a região oeste da ilha de Luzon.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_