EL PAÍS debate com Miguel Nicolelis e Xico Sá o que esperar para 2021 no Brasil em meio à pandemia

Os colunistas do jornal fazem um balanço de 2020. Neurocientista e jornalista também conversam sobre as expectivas para 2021, o ano da vacinação global

2020 já entrou para a história como o ano em que a humanidade travou uma guerra com um inimigo invisível, um micro círculo de 70 milionésimos de milímetro, que matou de janeiro a dezembro quase 1,7 milhão de pessoas em todo o planeta ―sendo 186.764 delas no Brasil, até esta semana. Mas foi também o ano em que o mundo testemunhou uma corrida global da ciência em busca de uma solução e uma inédita maratona de jornalistas e veículos comunicação para manter a população informada dos riscos da covid-19, sobretudo em países governados por autoridades negacionistas, como o Brasil de Jair Bolsonaro. Para jogar luz sobre esse panorama, o EL PAÍS promoveu um debate sobre essas duas pontas da pandemia do novo coronavírus: a luta da ciência e da medicina e a missão de informar, com o neurocientista Miguel Nicolelis e o jornalista Xico Sá, colunistas do jornal. O bate-papo foi mediado pela diretora do EL PAÍS no Brasil, Carla Jiménez, e transmitido ao vivo no site, no nosso canal no YouTube e na nossa página no Facebook.

Miguel Nicolelis é um dos nomes com maior destaque na ciência brasileira nas últimas décadas devido ao trabalho no campo da neurologia, com pesquisas sobre a recuperação de movimentos em pacientes com deficiências motoras. Incluiu recentemente à sua lista de atividades a participação no comitê científico criado pelos governadores do Nordeste para estudar a pandemia da covid-19. Também coordena o projeto Mandacaru, um coletivo de pesquisadores voluntários no combate à pandemia.

Xico Sá é jornalista e escritor, colunista do EL PAÍS desde 2015, onde escreve periodicamente sobre os principais acontecimentos do Brasil, sobretudo no campo político e de esportes. Comanda o podcast No balcão e é autor de vários livros. É um defensor do combate à infodemia, a pandemia de informações falsas e fake news.

O debate faz parte de uma série multiplataformas realizada pelo jornal. A transmissão em tempo real, pelo site do EL PAÍS, pela página do jornal no Facebook e pelo canal no YouTube, permite a interação com os leitores: mande suas perguntas para os nossos colunistas.

Desde maio, vários nomes importantes da política e da cultura brasileira passaram pela série, que contou com a participação dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Fernando Collor (PTC).

Siga a cobertura em tempo real da crise da covid-19 e acompanhe a evolução da pandemia no Brasil. Assine nossa newsletter diária para receber as últimas notícias e análises no e-mail.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS