EL PAÍS debate com Miguel Nicolelis e Xico Sá o que esperar para 2021 no Brasil em meio à pandemia

Os colunistas do jornal fazem um balanço de 2020. Neurocientista e jornalista também conversam sobre as expectivas para 2021, o ano da vacinação global

2020 já entrou para a história como o ano em que a humanidade travou uma guerra com um inimigo invisível, um micro círculo de 70 milionésimos de milímetro, que matou de janeiro a dezembro quase 1,7 milhão de pessoas em todo o planeta ―sendo 186.764 delas no Brasil, até esta semana. Mas foi também o ano em que o mundo testemunhou uma corrida global da ciência em busca de uma solução e uma inédita maratona de jornalistas e veículos comunicação para manter a população informada dos riscos da covid-19, sobretudo em países governados por autoridades negacionistas, como o Brasil de Jair Bolsonaro. Para jogar luz sobre esse panorama, o EL PAÍS promoveu um debate sobre essas duas pontas da pandemia do novo coronavírus: a luta da ciência e da medicina e a missão de informar, com o neurocientista Miguel Nicolelis e o jornalista Xico Sá, colunistas do jornal. O bate-papo foi mediado pela diretora do EL PAÍS no Brasil, Carla Jiménez, e transmitido ao vivo no site, no nosso canal no YouTube e na nossa página no Facebook.

Miguel Nicolelis é um dos nomes com maior destaque na ciência brasileira nas últimas décadas devido ao trabalho no campo da neurologia, com pesquisas sobre a recuperação de movimentos em pacientes com deficiências motoras. Incluiu recentemente à sua lista de atividades a participação no comitê científico criado pelos governadores do Nordeste para estudar a pandemia da covid-19. Também coordena o projeto Mandacaru, um coletivo de pesquisadores voluntários no combate à pandemia.

Xico Sá é jornalista e escritor, colunista do EL PAÍS desde 2015, onde escreve periodicamente sobre os principais acontecimentos do Brasil, sobretudo no campo político e de esportes. Comanda o podcast No balcão e é autor de vários livros. É um defensor do combate à infodemia, a pandemia de informações falsas e fake news.

O debate faz parte de uma série multiplataformas realizada pelo jornal. A transmissão em tempo real, pelo site do EL PAÍS, pela página do jornal no Facebook e pelo canal no YouTube, permite a interação com os leitores: mande suas perguntas para os nossos colunistas.

Desde maio, vários nomes importantes da política e da cultura brasileira passaram pela série, que contou com a participação dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Fernando Collor (PTC).

Siga a cobertura em tempo real da crise da covid-19 e acompanhe a evolução da pandemia no Brasil. Assine nossa newsletter diária para receber as últimas notícias e análises no e-mail.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS