É seguro viajar de avião durante a pandemia do novo coronavírus?
Especialistas explicam que as empresas áreas usam filtros para diminuir risco de contaminação pela covid-19. Momentos de menor segurança ocorrem com o avião no solo
Um dos grande empecilhos para a retomada mais robusta da malha doméstica é a crise do medo. Afinal, em meio à uma pandemia que já deixou mais de 154.000 mortos, não é simples embarcar em uma aeronave fechada. “Esse sempre foi um dos desafios do setor: mostrar as pessoas que voar é seguro, que o ambiente das aeronaves é seguro em relação a contaminação”, diz o especialista em aviação Ricardo Fenelon, ex-diretor da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). As companhias aéreas e fabricantes de aeronaves têm se esforçado, nos últimos meses, para convencer os viajantes de que procedimentos de segurança sanitária e o uso de equipamentos de última geração são suficientes para diminuir ao máximo a contaminação pelo novo coronavírus.
Aviso aos leitores: o EL PAÍS mantém abertas as informações essenciais sobre o coronavírus durante a crise. Se você quer apoiar nosso jornalismo, clique aqui para assinar.
“Hoje o avião é a modalidade mais segura de viajar, graças aos filtros HEPA [High Efficiency Particulate Air], que eliminam mais de 99% dos vírus e bactérias, incluindo o coronavírus. O ar é renovado a cada 3 minutos, uma das taxas mais altas de renovação. O sistema já é usado há anos'”, defende Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). O filtro está presente em toda a frota brasileira de aviões de médio e alto porte, e capta micro-organismos de até 0,01 micrômetros ― o novo coronavírus varia de 0,08 a 0,16 micrômetros. A barreira é a mesma utilizada em centros cirúrgicos. O sistema de circulação do avião mistura ar puro, que vem de fora da aeronave, com ar da cabine que é renovado após passar pelo filtro. Além disso, o ar circula dentro da cabine do teto para o chão, o que dificulta o movimento deste tipo de partícula entre as fileiras de passageiros.
O momento menos seguro acontece quando o avião está em solo e o sistema está desligado. Por isso mesmo, é obrigatório o uso de máscara nas aeronaves e as companhias aéreas organizaram a saída dos passageiros para o desembarque, para que haja distanciamento social. Agora os passageiros também precisam ficar sentados até serem autorizados a levantar, cada fileira aguarda ser chamada. Assim como dentro o avião, nos aeroportos é obrigatório o uso de máscara por todos: passageiros e funcionários.
Siga a cobertura em tempo real da crise da covid-19 e acompanhe a evolução da pandemia no Brasil. Assine nossa newsletter diária para receber as últimas notícias e análises no e-mail.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.