Pular para o conteúdo
_
_
_
_

Gabigol decide, Flamengo vira nos acréscimos sobre o River Plate e é campeão da Libertadores

Borré abriu o placar ainda no primeiro tempo, mas Gabriel brilhou nos minutos finais com dois gols e deu o bicampeonato da Libertadores para o clube brasileiro

Diego Alves, Everton Ribeiro e Diego erguem a taça de campeão da Libertadores.
Diogo Magri
Mais informações
Gabigol em estado de Zico
O Brasil só fala do Flamengo
Bem cotado nos gramados e à sombra de sua maior tragédia
Pablo Marí, da segunda divisão espanhola à final da Libertadores

A primeira final em jogo único da história da Copa Libertadores terminou com uma vitória épica do Flamengo sobre o River Plate por 2 a 1. Em Lima, capital do Peru, os brasileiros saíram perdendo por 1 a 0 no primeiro tempo com gol de Borré e pareciam derrotados até os minutos finais da etapa final, quando Gabigol marcou duas vezes, virou o jogo e deu o bicampeonato da Libertadores ao Flamengo. Trinta e oito anos depois da geração campeã de Zico, o clube rubro-negro voltou a erguer a taça mais importante da América do Sul nas mãos de Diego Alves, Everton Ribeiro e Diego.

A equipe brasileira começou o primeiro tempo com mais posse de bola, mas os argentinos abriram o placar na primeira chegada perigosa. Aos 14 minutos, Ignacio Fernandez recebeu pela direita e cruzou rasteiro para a área, onde Borré chegou chutando no contrapé de Diego Alves. Depois do gol, o River incorporou uma postura mais intensa e não deu espaços para Gérson, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol. O quinteto rubro-negro acabou engolido pela marcação rival e não finalizou ao gol de Armani. A outra grande chance do jogo foi com Palacios arriscando de fora da área e assustando Diego. Principal marcador da equipe argentina, Enzo Perez saiu como destaque da primeira etapa.

O River seguiu controlando a partida no início do segundo tempo e foi ameaçado apenas aos 11 minutos, quando Bruno Henrique invadiu a área pela esquerda e cruzou para Gabigol ter o chute travado. No rebote, Armani fez uma defesa incrível na tentativa de Everton Ribeiro. Com o passar do tempo, os argentinos foram cansando e Marcelo Gallardo tirou os dois destaques da equipe, Nacho Fernandez e Borré. Jorge Jesus botou o Flamengo para frente com Diego e Vitinho e, aos 43 minutos, foi premiado com Gabriel concluindo jogada de Bruno Henrique e Arrascaeta pela esquerda e empatando a partida. Três minutos depois, Pinola falhou após chutão dos brasileiros para a área e ela sobrou na canhota de Gabigol. O camisa 9 não perdoou e virou o jogo para os rubro-negros. Ainda antes do apito final, Palacios chutou Bruno Henrique na lateral do campo e levou cartão vermelho. Na confusão, Gabriel também acabou expulso.

O apito final deu ao Flamengo o segundo título de sua história no torneio sul-americano. Agora, o clube rubro-negro volta amanhã para o Rio de Janeiro, que promete recebê-lo com uma festa pela cidade. Também amanhã, o Flamengo pode conquistar o campeonato brasileiro sem jogar caso o Palmeiras não vença o Grêmio em Porto Alegre. Na semana que vem, o time de Jorge Jesus inicia a preparação para disputar o Mundial de Clubes, que será realizado no Catar em dezembro, e onde o principal adversário dos brasileiros é o Liverpool, atual campeão europeu.

Veja como contamos Flamengo x River Plate:

Diogo Magri
Encerramos por aqui a cobertura da final da Copa Libertadores 2019, vencida pelo Flamengo sobre o River Plate por 2 a 1 em Lima, com dois gols de Gabigol. Obrigado pela companhia e até a próxima!
Diogo Magri
O Flamengo já chama a torcida para a recepção aos campeões amanhã, no Rio de Janeiro. Caso o Palmeiras não derrote o Grêmio em Porto Alegre, no jogo que começa às 17h, o Flamengo também poderá comemorar o heptacampeonato brasileiro.
Diogo Magri
A possibilidade é de reeditar a final do Mundial de 1981 contra o Liverpool, quando o Flamengo de Zico saiu campeão. A estreia brasileira no torneio está marcada para o dia 17 de dezembro, contra o Esperance da Tunísia ou o campeão da Champions asiática.
Diogo Magri
E, como diz a música que ficou popular no meio da torcida rubro-negra, "agora seu povo pede o mundo de novo". Com o título, o Flamengo se classifica ao Mundial de Clubes que será realizado em dezembro, no Catar, onde o principal adversário dos brasileiros será o Liverpool.
Diogo Magri
A conquista da Libertadores é a segunda da história do Flamengo. O clube rubro-negro soma o troféu de 2019 à de 1981, conquistada pela geração de Zico. É o primeiro clube do Rio de Janeiro a vencer duas vezes o torneio sul-americano.
Diogo Magri
Mas se Gabigol foi o artilheiro, Bruno Henrique levou o prêmio de melhor jogador da Libertadores. O camisa 27 fez a jogada do gol de empate na final. Foto: Getty Images
Diogo Magri
Gabigol ganhou o prêmio de melhor jogador da final, obviamente. E entrou para o hall de grandes jogadores da história do Flamengo.
Diogo Magri
O momento em que os capitães do Flamengo levantaram a taça de campeão. Foto: EFE
Diogo Magri
Aos 46, um chutão para a área argentina não foi tirado por Pinola e ela caiu na canhota de Gabigol, que chutou forte no canto de Armani. Sem chances. Dois gols de Gabriel, dois gols para virar a final e dois títulos da Libertadores para o Flamengo. Foto: Getty Images
Diogo Magri
Aos 43, Bruno Henrique trouxe a bola pela esquerda e serviu Arrascaeta, que cruzou de canhota para o gol de Gabigol. O empate já levou a torcida rubro-negra ao êxtase. Mal esperavam o que aconteceria três minutos depois...
Diogo Magri
A partida começou no mesmo ritmo na segunda etapa, mas o River foi cansando. Gallardo tirou Borré e Nacho Fernandez, os dois principais jogadores da equipe argentino, e o Flamengo cresceu com as entradas de Diego e Vitinho.
Diogo Magri
Muito mais intenso no primeiro tempo, o River Plate engoliu o Flamengo e abriu 1 a 0 aos 14 minutos, com gol de Borré. Os rubro-negros não conseguiram sequer chutar no gol de Armani durante a etapa inicial. Foto: Getty Images
Diogo Magri
Diego, Everton Ribeiro e Diego Alves erguem, juntos, a taça de campeão da Libertadores!
Breiller Pires
Enquanto o River pagou caro pelas mexidas infelizes de Gallardo, o Flamengo foi muito valente ao acreditar na virada até o fim. Diego entrou e deu outro ritmo ao time rubro-negro. Título merecido para Jesus e seus comandados.
Diogo Magri
Agora, é a vez dos flamenguistas serem premiados em Lima. Gabigol puxa a fila!
Diogo Magri
Os jogadores do River Plate, muitos emocionados, recebem as medalhas de prata da Copa Libertadores 2019.
Diogo Magri
Que virada fantástica! O Flamengo faz a festa em Lima e chega a seu segundo título de Libertadores na história!
Diogo Magri
ACABOU! O FLAMENGO VIRA NOS ACRÉSCIMOS EM CIMA DO RIVER PLATE E É CAMPEÃO DA LIBERTADORES!
Diogo Magri
49 minutos. Palacios chuta Bruno Henrique na lateral e é expulso! Na confusão, Gabigol também levou cartão vermelho!
Diogo Magri
46 minutos. GABIGOL MARCA E O FLAMENGO VIRA EM LIMA! Na bola lançada na área, Pinola falha, a bola sobra na canhota do camisa 9 e ele fuzila o gol de Armani! Flamengo 2 a 1 na final!

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

¿Tienes una suscripción de empresa? Accede aquí para contratar más cuentas.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_