Lizzo: a flautista e estrela do pop que não tem “tempo para bobagens”

Artista, formada musicalmente em Minneapolis, chegou ao estrelato com seu single 'Truth Hurts' e seu papel no filme ' As Golpistas'

Melissa Viviane Jefferson, conhecida artisticamente como Lizzo, durante um show em Nova York
Melissa Viviane Jefferson, conhecida artisticamente como Lizzo, durante um show em Nova YorkTheo Wargo (Getty Images | Vídeo: J. CASAL)

Melissa Viviane Jefferson (Detroit, 31 anos), mais conhecida como Lizzo, incendiou o Prudential Center de Nova Jersey na última edição do MTV Music Awards, em 26 de agosto, com seu discurso no palco, em um tipo de premiação em que costuma ser missão impossível sair do roteiro: “Estou cansada de bobagens e não preciso saber da vida de vocês para saber que também estão cansados de bobagens”.

Não se encaixa nas medidas de um desfile da Victoria Secret’s, mas se apresenta no palco como se fosse um de seus anjos. Confiante, empoderada e com ousadia defende a diversidade corporal diante dos holofotes dançando twerking, uma mensagem que foi reforçada com uma bunda gigante que balançava ao ritmo de Truth Hurts, seu primeiro número um na lista de sucesso Hot 100 da revista Billboard, que serve aos norte-americanos como um termômetro preciso da maluca disputa de tendências da era do streaming.

No começo da música, Lizzo joga ao ar uma pergunta: “Por que os homens são geniais até precisarem sê-lo?”. O single tem dois elementos que servem de sustentação para se transformar em um grande sucesso: um acorde atrativo nos primeiros segundos e uma base diferente do habitual. O produtor da música, Ricky Reed, soube que havia conseguido algo interessante com o piano e quis reservar a uma voz como a de Jefferson, depois diminuiu o ritmo da mistura e o resultado da fórmula foi o maior sucesso da carreira dos dois.

Mais informações

Nascida em Detroit, mas formada musicalmente em Minneapolis, Lizzo começou aos 14 anos como rapper, antes de lançar seu primeiro disco, Lizzobangers (2013), com a gravadora independente Totally Gross National Product. Foi o próprio Reed —que trabalhou com artistas tão diferentes como Jason Derulo, Twenty One Pilots, Christina Aguilera e Meghan Trainor— que recrutou a artista para o selo Atlantic Records. Na época do imediatismo em que se vive é notícia que o sucesso de uma artista seja cozinhado em fogo lento, e Jefferson e seu produtor trabalharam durante três anos em seu álbum. A artista também tem formação como instrumentista e domina a flauta transversal. Em seu canal do YouTube é possível ver alguns dos vídeos que publicou na plataforma com o pseudônimo de Sasha Flute, como uma interpretação de Empire State Of Mind, do rapper Jay-Z e Alicia Keys.

O ano de 2019 veio carregado de novos talentos e a cantora fez parte das indicações como artista emergente no VMA ao lado de outros nomes que surgiram no panorama internacional, como Rosalía, Billie Eilish e Little Nas X. Seu sucesso não passou desapercebido para algumas das estrelas estabelecidas no topo, como Rihanna, que já anunciou que quer fazer uma colaboração com ela.

Lizzo, de acordo com o jornal The New York Times, pensou muito bem sobre a imagem que quer projetar ao mundo. Inspirada nas figuras de Cher e Diana Ross, quis seguir seu legado, sem esconder um centímetro de seu corpo e dissimular suas formas. O sentido da visão pode dar uma conclusão diferente à realidade como a própria Jefferson alerta, que faz uma rígida dieta a base de vegetais. De fato, também confessa ao jornal norte-americano que seu maior sonho é ter seu próprio jardim para cultivar seus alimentos. Se as coisas continuarem dessa forma, tudo leva a crer que o que irá separá-la de seu sonho vegetariano será mais um problema de agenda do que de orçamento.