_
_
_
_
_

Quem é Rosalía, a jovem espanhola que alcançou a fama internacional ao trazer o flamenco à moda

Seis meses depois do lançamento de ‘El mal querer’, os sites de famosos dos EUA a tratam como ‘celebrity’ global. Dua Lipa e Alicia Keys são suas novas amigas

A cantora espanhola Rosalía durante um show no Webster Hall de Manhattan, em Nova York.
A cantora espanhola Rosalía durante um show no Webster Hall de Manhattan, em Nova York.Eduardo Muñoz Álvarez (EFE)
Virginia López Enano
Mais informações
Flamenco para millennials: a música de um duo espanhol agrada a jovens e puristas
O flamenco com a luzes e sombras de Goya toma os palcos do Brasil
O flamenco olha para o Brasil

Parece saída do nada. Uma faísca que colocou o flamenco na moda, ou como quer que se chame o que ela faz. Porque não é trap, não é eletrônico, não é canto fundo, e sim uma mistura de tudo isso e mais. Rosalía Vila colocou tudo em um saco, sacudiu e agora mostra o resultado ao mundo. Mas essa faísca está há mais de uma década subindo em um palco e agora brilha como resultado de sua obsessão, boas decisões e anos de sacrifício e trabalho.

Rosalía tem 25 anos e nasceu com o dom de cantar. Uma exceção em uma família de Sant Esteve (Baix Llobregat, na Catalunha) sem inclinações musicais. Antes dela, somente sua avó materna, também Rosalía, mostrava essa sensibilidade artística. Sentia a necessidade de cantarolar o tempo todo. Em sua neta, a voz se somou à agitação. Seu entorno familiar conta que ela não parava quieta. Comentavam que não sabia o que era a vergonha, que era a alegria e o terremoto de sua classe. Falava catalão em casa, exceto quando brincava com sua irmã Pili. Preferiam o espanhol porque as ajudava a fingir que eram outras pessoas. E aos sete anos, descobriu seu superpoder: “fazer todo mundo chorar”. Foi durante uma refeição familiar em que seu pai a encorajou a cantar. Acabaram todos chorando. “Não entendi o que havia acontecido, mas soube que podia fazer algo com a música”, disse a cantora em uma entrevista ao EL PAÍS. E começou a canalizar toda sua energia em uma só direção.

Ela gosta de contar que descobriu o flamenco um dia ao sair do colégio. Tinha o costume de se reunir no parque com seus amigos e ouvir música. Naquela tarde colocaram Camarón. Ficou tão impressionada com a voz do cantor que quis saber mais sobre ele. Pouco a pouco foi mergulhando em referências flamencas. E seu mundo se orientou em direção à música. A primeira vez que subiu em um palco foi aos 13 anos. “Durante muito tempo ninguém reparou em mim. Cantei em restaurantes, casamentos e bares sem sistema de amplificação”, lembra. E conta que, muitas vezes, o que recebia não era suficiente nem para pagar o estacionamento. Com 15 anos, enquanto cursava o Ensino Médio, tentou a sorte no programa de televisão Tú sí que vales. Foi semifinalista e mostrou seu temperamento quando Ángel Llácer a criticou por ter desafinado. “Não posso fazer tudo. Tentei interpretar, cantar e dançar. Tentei fazer o possível, te digo de verdade”, cutucou.

Rosalía during a press conference in Mexico City.
Rosalía, durante uma entrevista coletiva na Cidade do México.José Méndez

Mas Rosalía forçou demais. Tanto que, aos 17 anos, perdeu a voz. Precisou ser submetida a uma operação nas cordas vocais e, já recuperada, entrou na Escola Superior de Música da Catalunha (Esmuc). “Estudei seu perfil, precisou fazer um trabalho de base”, diz José Miguel Vizcaya, conhecido como Chiqui de La Línea, seu professor na Esmuc. “Ela não tinha costume de ouvir flamenco, havia escutado alguma coisa e pouco mais. De modo que era um desafio muito grande. No começo fazia por sua conta misturas de jazz e outros tipos de música. Não prestava muita atenção às diretrizes de minhas aulas, mas estava interessadíssima em aprender”, lembra. José Miguel Vizcaya também lembra de um de seus principais desafios como artista: “Encontrar referências que soassem bem com sua voz e que ao mesmo tempo ela gostasse foi um dos obstáculos mais difíceis que tive. Mas, afinal, as aulas com ela ficaram deliciosas. Tinha pouco trabalho. Ela ficou aplicada rapidamente. De uma semana para a outra me trazia as músicas perfeitas”, afirma o professor.

Rosalía terminou uma graduação recheada de notas dez com um show final de formatura de honra. Mas faltou algo a seu professor: gravar com ela um disco de flamenco puro. “Era a ideia que tínhamos desde o começo. Mas eu peguei uma licença quase de um ano inteiro. Ela, que estava gerindo projetos e não tinha minha assessoria, escolheu. Não consegui”.

O que Rosalía escolheu foi fazer um disco com o produtor Raúl Refree. Los Ángeles, íntimo e flamenco, saiu ao mercado em 2017. Fez barulho, mas não muito. Algo não encaixava na proposta de Rosalía. Cantar sentada acompanhada de um violão não era o formato no qual ela podia dar o máximo de si mesma. Lidava melhor com projetos como o videoclipe Antes de Morirme, que gravou com seu ex-namorado C. Tangana. Pouco depois de lançar Los Ángeles, Rosalía começou a explorar esse caminho. Ela se associou ao produtor El Guincho para seu novo disco e juntos criaram El Mal Querer, com a Sony Music.

O que aconteceu depois o mundo inteiro testemunhou. Malamente fez soar os alarmes de que poderia ser o começo de uma grande estrela internacional. O restante do álbum, divulgado em uma tela gigante na Times Square, despertou interesse por ela a nível planetário.

Já se passaram seis meses do lançamento do álbum e os portais dedicados aos famosos nos Estados Unidos e Canadá se referem a ela como celebridade global. Cantou na evento do Grammy Latino e no festival Coachella, e sua última conquista foi o Webster Hall de Nova York.

Seu novo círculo de amizades demonstra sua fama internacional. Antes era formado por famosos espanhóis como Alejandro Sanz, Pablo Alborán, Palomo Spain e Pedro Almodóvar, com quem colaborou em seu último filme, Dor e Glória. Agora, Dua Lipa recomenda suas músicas, dança com J. Balvin, apareceu nos stories da influencer Kim Kardashian e dá aulas de espanhol a Alicia Keys. Tudo isso é o início, o fenômeno Rosalía acaba de começar.

Apoio familiar

O núcleo duro da equipe de Rosalía são sua mãe e sua irmã. “Sou muito familiar e sinto que elas são sempre honestas comigo. Sempre me acompanham em todas as loucuras que quero fazer”, diz a artista. Fala pouco de seu pai, mas conta que tanto dele como de sua mãe aprendeu o valor do esforço. Durante os primeiros anos, seu escritório foi seu quarto, e uma de suas principais assessoras, especialmente em seus visuais transgressores, sua irmã Pili.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_