_
_
_
_
_

Vaticano abre as portas para a ordenação de homens casados em regiões isoladas

Sínodo da Amazônia, marcado para outubro em Roma, quer enfrentar a escassez de clérigos nas grandes extensões da América Latina

Daniel Verdú
O bispo chileno Juan Barros, durante uma missa em março.
O bispo chileno Juan Barros, durante uma missa em março.Getty Images

O Vaticano deu um pequeno passo nesta segunda-feira no histórico debate obre a conveniência de abolir o celibato para os sacerdotes e a concessão de ministérios oficiais às mulheres. Em outubro será realizado em Roma um sínodo de bispos para tratar dos problemas da Amazônia, e o documento de trabalho publicado nesta manhã anuncia que será proposta a ordenação de homens casados para poder garantir os sacramentos nas áreas mais remotas. Uma ideia já esboçada pelo Papa em outras ocasiões e que agora adquire status oficial, mas que terá de ser avaliada e ratificada depois da reunião de outubro.

A proposta, como sempre disse o Papa, tem abrangência restrita às áreas do mundo onde a Igreja não consegue ter representantes. Nem a Igreja nem o próprio Francisco propõem a abolição do celibato entre os sacerdotes em curto ou médio prazo, embora isso não constitua um dogma e possa ser feito. De concreto, o Papa foi bastante taxativo quando interrogado sobre o tema ao retornar de sua viagem ao Panamá, em janeiro. "Prefiro dar a minha vida a mudar a lei do celibato", afirmou então, garantindo que isso jamais acontecerá durante o seu pontificado. Mas a ideia de que a experiência possa servir como um laboratório de testes paira há muito tempo sobre alguns setores do Vaticano.

Mais informações
Diretora do suplemento feminino de jornal do Vaticano se demite por tentativas de calá-lo
Vaticano condena “ideologia de gênero” na educação

A escassez de padres é particularmente aguda na Amazônia, que cobre partes do Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa, e onde a Igreja Católica está passando por muitas dificuldades e quase 70% das comunidades da região não têm acesso à missa semanal. Por isso, alguns setores da Igreja propuseram repetidamente que seja recuperada uma antiga figura chamada viri probati: homens casados, já maduros e com fé demonstrada, que possam exercer as funções de padre nessas comunidades. Algo que em nenhum caso significaria que um padre possa casar-se, se ainda não estivesse no momento de ser ordenado.

O documento de trabalho, intitulado Amazônia: Novos Caminhos para a Igreja e por uma Ecologia Integral, insiste em que "o celibato é um dom para a Igreja". Mas pede que "para as áreas mais remotas da região seja estudada a possibilidade de ordenação sacerdotal para pessoas idosas, de preferência indígenas, respeitadas e aceitas pela sua comunidade, mesmo que já tenham uma família constituída e estável, com a finalidade de garantir os sacramentos que acompanham e sustentam a vida cristã".

O celibato eclesiástico não é um dogma, muito pelo contrário. Jesus Cristo o louvou pelo Reino de Deus, mas nas origens da religião nunca foi visto como uma obrigação. Os padres, na realidade, se casavam. E também os bispos. Houve mesmo um papa (Silvério, nascido em 537) que era filho de outro pontífice. Uma das principais razões da imposição gradual do celibato com a Reforma Gregoriana (século XI), e definitiva, depois, com o Conselho de Trento (1545-1563) tem mais a ver com a ideia de manter a propriedade material eclesiástica e evitar a sua dispersão com heranças, como aponta o especialista em história da Igreja.

A Igreja Católica Oriental (não a latina) também permite uma figura semelhante. Em alguns casos, como o de padres anglicanos que se transferiram para o catolicismo, eles foram autorizados a ser ordenados, apesar de terem famílias. Bento XVI autorizou no seu papado, mas, por outro lado, não fez o mesmo com os viri probati. Em parte, por isso o Vaticano evita até agora referir-se à proposta nesses termos.

O debate na Santa Sé também divide as duas correntes ideológicas que mantêm uma dura disputa nos últimos tempos. O cardeal Beniamino Stella, prefeito da Congregação do Clero, declarou que a questão deveria ser "avaliada com atenção e sem obstinação nem rigidez". Por outro lado, as vozes mais conservadoras da Santa Sé, em permanente guerra contra Francisco, veem nisso outra afronta do papa argentino. O cardeal Robert Sarah, um dos favoritos no setor ultraconservador para o próximo conclave, argumenta que a ordenação de viri probati é uma "violação da tradição apostólica".

A escassez de vocações e a crescente teoria de que a praga dos abusos sexuais que abala a Igreja é causada, em parte, pela impossibilidade de os padres manterem relações sexuais, acenderam ultimamente esse debate. E também o do papel das mulheres na Igreja. As orientações de trabalho publicadas nesta segunda-feira falam em "promover vocações autóctones de homens e mulheres" e, sobretudo, "de indígenas que preguem para indígenas com base em um profundo conhecimento de sua cultura e sua língua". Além disso, os bispos são convocados a "identificar o tipo de ministério oficial que pode ser conferido às mulheres, levando em conta o papel central que hoje desempenham na Igreja na Amazônia".

O documento publicado também afirma que "no campo eclesiástico a presença feminina nas comunidades nem sempre é valorizada" e "vem sendo pedido o reconhecimento das mulheres, considerando seu carisma e talento". Também se pede que sejam “ouvidas as vozes das mulheres e sejam consultadas, e que participem da tomada de decisões e, assim, possam contribuir com sua sensibilidade à sinodalidade eclesial". "Que a Igreja acolha cada vez mais o estilo feminino de agir e de compreender os acontecimentos.”

Papa terá a última palavra

No final do sínodo, os bispos se pronunciarão sobre vários artigos do documento final a ser enviado ao Papa, que decidirá se transforma o acordo em uma exortação apostólica.

Além de abrir o sacerdócio a homens casados, o texto faz um chamado à proteção do meio ambiente e alerta para o desmatamento da Amazônia, a mineração ilegal e os projetos de desenvolvimento que ameaçam as culturas nativas e um ecossistema que é vital para o planeta.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_