Ataque no centro de Estrasburgo deixa três mortos e 13 feridos
Atirador, que já estava no radar da autoridades francesas, é um homem de 29 anos que ficou ferido na troca de tiros e está foragido
O último balanço divulgado pelas autoridades de Estrasburgo indicam que três pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas, oito delas com gravidade, depois de um ataque a tiros no centro de cidade francesa, que abriga o Conselho Europeu e dependências do Parlamento Europeu. A polícia suspeita que o ataque, ocorrido nas proximidades de um mercado tradicional de Natal, o mais antigo da França, tenha natureza terrorista. O suspeito, que está foragido, foi condenado na Alemanha e na França por crimes comuns e cumpriu suas penas. Ele é, segundo a mídia gaulesa, um homem de 29 anos nascido em Estrasburgo.
De acordo com o ministro do Interior, Christophe Castaner, o suposto autor do atentado "semeou o terror" em três pontos diferentes da cidade a partir das 19h50 (hora local. 16h50 de Brasília). Cerca de 350 policiais foram enviados para tentar interceptá-lo e houve uma intensa troca de tiros. Antes de iniciar a fuga, o suspeito foi ferido por soldados da Operação Sentinela, que ainda estão espalhados por todo o país, em alerta terrorista.
A seção antiterrorista da promotoria de Paris abriu uma investigação por "assassinato, tentativa de assassinato em conexão com um empreendimento terrorista e associação de criminosos terroristas", segundo a Agência France Presse. A investigação foi confiada à subdirectoria terrorista da polícia judiciária, à direção inter-regional da polícia judiciária de Estrasburgo e à direção geral de segurança interna (DGSI), a inteligência doméstica francesa.
Um porta-voz parlamentar, Emmanuel Foulon, disse em uma mensagem que o tiroteio o surpreendeu em um restaurante onde "nós permanecemos escondidos por ordem dos policiais que nos ordenaram a permanecer abaixados". A testemunha mencionou cenas de "pânico" na rua e que "todo mundo está trancado em restaurantes e lojas enquanto a polícia procura" o agressor, cuja localização é desconhecida no momento.
🔴 Événement grave de sécurité publique en cours à #Strasbourg. Les habitants sont invités à rester chez eux. Plus d'informations à venir, suivez les consignes des autorités. pic.twitter.com/5t7offxqQ0
— Ministère de l'Intérieur - Alerte (@Beauvau_Alerte) December 11, 2018
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.