_
_
_
_
_

Homem abre fogo dentro de Catedral de Campinas e deixa mortos e feridos

Ao menos cinco pessoas morreram, entre elas o atirador que se matou. Há pessoas feridas. Testemunhas relatam que o atirador invadiu a missa e disparou aleatoriamente contra as pessoas

Corpo de um dos mortos durante o tiroteio na Catedral de Campinas, ao lado dos socorristas do SAMU que atendiam os feridos
Corpo de um dos mortos durante o tiroteio na Catedral de Campinas, ao lado dos socorristas do SAMU que atendiam os feridosDenny Cesare (AP)
Mais informações
Vídeo mostra ação de atirador da Catedral de Campinas
Tiros na catedral: um recluso decidido a destroçar vidas em Campinas
Os planos de Bolsonaro para ampliar o porte de arma e a legítima defesa

Um homem armado invadiu a Catedral Metropolitana de Campinas, a cerca de 100 quilômetros de São Paulo, e atirou contra as pessoas que assistiam a uma missa por volta de 13h desta terça-feira, 11 de dezembro. Cinco pessoas morreram, entre elas o próprio atirador, que se matou com um tiro, de acordo com a polícia. Outras quatro pessoas ficaram feridas.

O atirador foi identificado pela polícia como o analista de sistemas Euler Fernando Gandolfo, de 49 anos, nascido em Valinhos. Segundo o delegado José Henrique Ventura, responsável pelo caso, diz que a CNH dele foi localizada dentro de uma mochila. O homem não tinha antecedentes criminais, apenas dois boletins de ocorrência que ele registrou como vítima, uma delas de perseguição. "Era uma pessoa fora de qualquer suspeita em circunstâncias normais", afirmou o delegado. Segundo ele, ainda não há pistas sobre a motivação do crime, que começará a ser investigado agora.

Gepostet von Amauri Thomazzi am Dienstag, 11. Dezember 2018

A Catedral Metropolitana de Campinas fica em uma região central da cidade, muito movimentada no horário do almoço, quando acontecia a missa. Um vídeo do circuito interno da Catedral, divulgado pela polícia, mostra que o atirador chegou sozinho ao local. Ele disparou pelo menos dois cartuchos com 11 balas cada um. Outros dois cartuchos não foram utilizados e estavam dentro do bolso. A polícia chegou a entrar em confronto com atirador que levou um tiro nas costas. “Sem a intervenção da polícia a matança seria maior”, disse o delegado. As imagens mostram que alguns fiéis ainda estão sentados quando o homem levanta, de um banco do lado esquerdo, e começa a disparar em direção a pessoas que estão nos bancos a sua frente. Alguns caem. Uma correria começa do lado direito da igreja e ele passa a alvejar as pessoas deste lado. Algumas pessoas conseguem fugir por uma porta, mas um homem cai. O atirador, então, se dirige lentamente em direção a ele, enquanto manuseia a arma parecendo trocar o cartucho. Depois, se aproxima e parece disparar quase à queima roupa, na pessoa caída. Em seguida, o criminoso sai do alcance da câmera, em direção aos fundos da igreja, enquanto dois policiais entram pela frente. Depois não é mais possível ver o que acontece. 

"Estamos consternados com essa situação", afirmou o monsenhor Rafael Capelato, pároco da Catedral, em coletiva de imprensa nesta tarde. "A missa acontece 12h15 diariamente. Encerrada a missa desta tarde, com a maior parte dos fiéis tendo saído da Igreja, aconteceu o episódio desse rapaz atirar em pessoas que ainda estavam orando na Igreja", contou ele. A igreja foi isolada pela polícia. No final desta tarde, ainda há marcas de sangue no chão de uma das vítimas que foi atingida pelo atirador e conseguiu sair da Catedral. Dezenas de pessoas estão concentradas na praça em frente ao local. 

O aposentado Pedro Rodrigues, de 66 anos, estava no local quando os disparos começaram. “A missa tinha acabado de terminar quando esse homem que estava a uns seis bancos de distância apontou para um casal por trás e começou a atirar. Minha reação foi de fuga, saí correndo e escutei pelo menos 15 tiros. A polícia chegou muito rápido”. Pra mim não era direcionado àquele casal, ele queria mesmo uma chacina. Tinha muita gente de meia idade”, disse o aposentado.

O padre Amauri Ribeiro Thomazzi, que realizou a missa logo antes do crime, publicou um vídeo em seu perfil pessoal no Facebook em que relata, emocionado, os acontecimentos dentro da Catedral de Campinas. Segundo o pároco, o autor dos disparos atirou mais de 20 vezes.

Curiosos na porta da catedral onde aconteceu o crime, em foto que circula nas redes sociais.
Curiosos na porta da catedral onde aconteceu o crime, em foto que circula nas redes sociais.

Dois dos feridos foram levados para o Hospital Municipal Mário Gatti, um para o Hospital de Clínicas da Unicamp e outro no hospital Beneficência Portuguesa. De acordo com a polícia, apenas uma das pessoas permanece no hospital.

A Prefeitura de Campinas se manifestou por meio de nota. "O prefeito Jonas Donizette está estarrecido com o brutal crime e dedica suas orações às vítimas e suas famílias. Continuaremos mobilizados acompanhando os acontecimentos", afirma a nota. Em entrevista à CBN, o prefeito afirmou que além de duas armas, o atirador carregava munição extra, que não conseguiu utilizar. “Poderia ter aumentado o número de vítimas. É uma tarde de dor pra Campinas ... mostra um pouco o retrato complexo da nossa sociedade”, disse Donizette.

Não é a primeira vez que a cidade é palco de uma chacina recente de grande repercussão nacional. Nas últimas horas de 2016, o técnico de laboratório Sidnei Ramis de Araújo, 46 anos, invadiu uma festa de ano novo armado com duas pistolas e matou sua ex-mulher, o filho de 8 anos e mais 10 pessoas. Depois, ele se matou com um tiro na cabeça.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_