Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

Panorama político brasileiro é o tema do ‘Voz Ativa’ com Vladimir Safatle

Filósofo e professor da USP reflete sobre situação atual do país e analisa a possibilidade de não haver eleição em 2018

O Voz Ativa desta segunda-feira entrevista Vladimir Safatle, filósofo e professor da USP. Em parceria com o EL PAÍS Brasil, o programa vai ao ar pela Rede Minas sempre às 22h15 e é retransmitido pelas redes sociais, nas páginas de Facebook do Voz Ativa e do EL PAÍS.

Em sua trajetória como professor de filosofia, Safatle ocupou a cadeira de mestre na USP, além de atuar como professor visitante nas universidades de Paris VII, Paris VIII, Toulouse, Stellenbosch (África do Sul) e Louvain. Como escritor, é autor dos livros Fetichismo: colonizar o Outro, Cinismo e falência da crítica, Lacan, A paixão do negativo: Lacan e a dialética e O circuito dos afetos. Mais recentemente, lançou Só mais um esforço (sobre a crise brasileira).

Ao longo da entrevista, ele reflete sobre a Nova República, a situação atual do país e o panorama sociopolítico diante da greve dos caminhoneiros. Também analisa a perspectiva de ameaça à democracia, o que, em última hipótese, segundo o filósofo, pode comprometer a realização das eleições em 2018.

Além da apresentadora Simone Pio, compõem a bancada para a entrevista os jornalistas Breiller Pires, do EL PAÍS Brasil, Alice Maciel, da Agência Pública, Joana Tavares, do Brasil de Fato, a historiadora Regina Helena Alves da Silva e o urbanista e professor da UFMG, Roberto Andrés.

MAIS INFORMAÇÕES