_
_
_
_
_

Força Aérea israelense anuncia estreia global do caça F-35 em combate

Israel foi o primeiro país ao qual os Estados Unidos autorizaram a venda do caça invisível

Um caça israelense F-35, em manobras em dezembro de 2016.
Um caça israelense F-35, em manobras em dezembro de 2016.Ariel Schalit (AP)
Mais informações
EUA blindam Israel e acusam Irã de fomentar a violência
Palestinos fazem novo dia de protestos após a matança em Gaza
Os protestos em Gaza contra a inauguração da embaixada dos EUA em Jerusalém, em imagens

A Força Aérea de Israel revelou nesta terça-feira que foi a primeira a utilizar em combate o F-35, o ultramoderno caça furtivo indetectável para os radares inimigos. O chefe da aeronáutica israelense, general Amikam Nirkin, fez o comunicado aos comandantes das forças aéreas de vários países reunidos ao norte de Tel Aviv.

O general Nirkin mostrou a seus colegas – procedentes dos EUA, Itália, França, Índia e Brasil, entre outros países – a imagem de vários F-35 sobre Beirute, enquanto confirmava que esses aviões tinham participado de ataques em duas frentes.

“O esquadrão do F-35 está em operação e já sobrevoa todo o Oriente Médio”, afirmou o chefe da força aérea.

Nirkin reiterou que, há duas semanas, a Guarda Revolucionária iraniana disparou 32 foguetes contra as Colinas de Golã, planalto sírio ocupado por Israel desde 1967 e que, em resposta à agressão, a aviação de combate sob suas ordens – desta vez sem a ajuda dos novos F-35 – havia lançado ataques contra 20 alvos na Síria.

“Dispararam mais de 100 foguetes terra-ar contra nossos caças e tivemos que destruir suas baterias antiaéreas”, disse o general israelense.

“Continuamos mantendo a liberdade de ação na região”, disse o general Norkin, “para impedir o rearmamento do Hezbollah [milícia xiita libanesa] e do Irã, para nos afirmarmos militarmente na Síria”. “Interviemos da forma habitual”, revelou ele, “sem ultrapassar o limiar de um conflito bélico.”

100 milhões de dólares por avião

Construído pela Lockheed Martin, o F-35 começou a voar em 2006. Israel já recebeu nove aeronaves do total de 50 (ampliável para 75) pedido à empresa aeronáutica dos EUA. A força aérea israelense foi a primeira a ser equipada com esse caça furtivo depois da norte-americana.

Seu preço elevado – em torno dos 100 milhões de dólares (360 milhões de reais) – foi criticado pelo republicano Donald Trump ao chegar à Casa Branca. O Pentágono, no entanto, manteve o programa de compras do ultramoderno avião de combate. Analistas militares citados pela BBC acreditam que seus recursos de invisibilidade ao radar podem ter comprometido a capacidade de combate aéreo.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_