_
_
_
_
_
Opinião | Xavi Hernández
Opinião
Texto em que o autor defende ideias e chega a conclusões basadas na sua interpretação dos fatos e dados ao seu dispor

Xavi: “Cultivar o talento é o futuro do futebol”

Ídolo da equipe catalã escreve sobre a próxima grande evolução do futebol: "Fator decisivo não são os jogadores com presença física, e sim aqueles que dão sentido ao jogo"

Xavi Hernández, durante um evento do Generation Amazing, programa dos organizadores da Copa do Catar.
Xavi Hernández, durante um evento do Generation Amazing, programa dos organizadores da Copa do Catar.
Mais informações
Xavi: “Depois da era Messi e Cristiano, Neymar será a referência por três ou quatro anos”
Roma ‘remonta’ no Olímpico e elimina Barcelona da Champions League

Vinte anos depois de minha estreia no FC Barcelona, o futebol ainda me causa a mesma emoção, paixão e alegria do que quando entrei em campo pela primeira vez. Sempre me perguntam como o futebol evoluirá, qual é o seu futuro. Para mim, a resposta é tão simples como emocionante: talento.

O futebol alcançou um nível incrível de desenvolvimento físico. A maioria dos dados que recebemos através dos meios de comunicação está relacionada com o rendimento físico; um jogador correu 12 ou mesmo 13 quilômetros, alcançou uma determinada velocidade máxima. Claro que isso é importante. Mas acho que alcançamos um limite do desenvolvimento físico. O jogador não pode correr mais, a intensidade não pode ser mais alta, pois já equivale a quase metade de uma maratona em dois jogos. Acredito que é pelo lado do talento, assim como do conhecimento técnico e tático, que ainda podemos melhorar.

Acho que esta pode ser a próxima grande evolução do futebol. O talento é o que faz a diferença em uma partida. A cada semana acompanho jogos de todo o mundo, muitos – talvez até demais, se você for perguntar à minha mulher. Em todos os países e em todos os campeonatos, procuro times que joguem um futebol ofensivo e jogadores com talento. Para mim, o fator decisivo não são os jogadores com presença física, e sim aqueles que dão sentido e estrutura ao jogo.

Em poucas semanas veremos muitos jogadores que se destacam. Espero assistir e me divertir com a Copa do Mundo da FIFA 2018 na Rússia, porque um Mundial é algo realmente incrível. Tive a sorte de disputar quatro, e a honra de levantar o troféu na África do Sul junto com meus companheiros da seleção espanhola. Neste ano, será a primeira vez desde que eu era adolescente que poderei viver uma Copa do Mundo como torcedor.

Xavi Hernández, durante sua viagem na Jordânia.
Xavi Hernández, durante sua viagem na Jordânia.

Irei à Rússia com o Generation Amazing, um programa criado pelos organizadores da Copa do Catar-2022 que promove a inclusão e o desenvolvimento social através do futebol no Catar e em toda a região. Entre outras atividades, levaremos os operários que trabalham na construção dos estádios catarianos para o jogo inaugural da Copa do Mundo na Rússia. É um modo de retribuir o esforço daqueles que estão ajudando a construir este país.

Acho que alcançamos um limite do desenvolvimento físico. O jogador não pode correr mais, a intensidade não pode ser mais alta

No Barcelona aprendi a ser altruísta e empático e a ajudar a outros. São valores que pude colocar em prática no Oriente Médio graças ao Generation Amazing. Há alguns anos viajei à Jordânia com esse programa e conheci Hadeel e outras garotas residentes em um campo de refugiados que agora conta com um espaço seguro onde elas também podem jogar futebol. Inspira-me a paixão pelo futebol que vejo nesta região. Afinal de contas, treinar é uma oportunidade para ajudar os jovens jogadores a alcançarem seu máximo potencial neste esporte que todos amamos.

Esta é uma etapa importante para o meu clube no Catar, o Al Sadd. Começamos a etapa final da temporada nas finais das duas competições catarianas, a Copa do Catar e a Copa do Emir, e já classificados para a próxima fase da Liga dos Campeões da Ásia.

Xavi no treino.
Xavi no treino.

Há um ano obtivemos uma vitória memorável na final da Copa do Emir, que teve lugar no estádio Khalifa, a primeira sede terminada da Copa de 2022. Nossa experiência no Catar, tanto para mim como para minha família, está sendo fantástica. A cada dia há mais cultura futebolística ao nosso redor, especialmente quando faltam apena quatro anos para a Copa do Catar-2022.

O país está crescendo em geral, mas especialmente em termos de futebol e esporte. É um prazer estar aqui e uma adaptação perfeita da minha parte. Aqui tenho tempo de me concentrar em estudar para ser treinador e ver diferentes metodologias de treinamento na Aspire Academy. Acredito que esteja no melhor lugar para crescer como treinador, já pensando no meu futuro.

Neste mês de abril vou tirar a minha carteira de treinador em Madri, e gostaria de expressar minha gratidão à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e aos meus colegas que também participarão desse curso intensivo. Será um prazer dividir a sala de aula com grandes do futebol e bons amigos com quem compartilhei tantos confrontos importantes dentro de campo ao longo dos anos.

Também gostaria de expressar meu agradecimento ao meu clube e às principais autoridades do futebol catariano por acomodarem esse arranjo, que me permitirá continuar jogando pelo Al Sadd enquanto me preparo como treinador.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_