_
_
_
_
_

Temer volta à guerra contra Justiça e diz que “forças obscuras” tentam impedir sua candidatura

Planalto afirma que a operação autorizada pela procuradora-geral para prender amigos do presidente usa "métodos totalitários"

Xosé Hermida
Michel Temer, em um ato na quinta-feira passada em Vitória do Espírito Santo
Michel Temer, em um ato na quinta-feira passada em Vitória do Espírito SantoALAN SANTOS (AFP)

Um dia depois da Operação Skala, que prendeu dois amigos muito próximos do presidente Michel Temer sob suspeita de corrupção, o Planalto reagiu nesta sexta-feira através de uma nota com um ataque extremamente duro à Justiça. A Presidência da República recuperou o tom de forte confronto que empregou há meses contra o ex-procurador geral Rodrigo Janot, quando este apresentou duas denúncias contra Temer. Segundo a nota do Planalto, a operação deflagrada pela Polícia Federal, sob comando da atual procuradora-geral, Raquel Dodge, usa "métodos totalitários". Na visão da Presidência, há "forças obscuras" que tentam impedir Temer se candidatar à reeleição em outubro.

Mais informações
Quem são os escudeiros de Temer presos e do que são acusados
O metódico operador das sombras que virou a vidraça de Michel Temer
Por trás do verdadeiro mecanismo de corrupção do Brasil

A nota do Planalto não cita expressamente Raquel Dodge, mas a linguagem evoca os piores momentos do confronto de Temer contra Janot quando o então procurador-geral apresentou as duas denúncias contra ele embasadas na delação dos donos da JBS. De fato a Presidência da República lembra esse episódio para compará-lo com a operação que na quinta-feira passada levou presas 13 pessoas, dentre elas o advogado José Yunes e o coronel João Batista Lima Filho, amigos e assessores de longa data de Temer, envolvidos em um suposto esquema de corrupção com contratos no Porto de Santos. "Repetem o enredo de 2017, quando ofereceram os maiores benefícios aos irmãos Batista para criar falsa acusação que envolvesse o presidente. Não conseguiram e repetem a trama, que, no passado, pareceu tragédia, agora soa a farsa", afirma a nota do Planalto, que foi divulgada após reuniões do presidente com ministros e assessores ao longo da tarde desta sexta-feira.

Como já  o porta-voz do Governo, o ministro Carlos Marun, havia feito na quinta-feira, a Presidência da República liga a operação judicial com o anúncio de Temer de que está disposto a se candidatar nas eleições presidenciais de outubro próximo. Essa possível candidatura ficou muito fragilizada após a operação contra seus homens de confiança, segundo opinião compartilhada pela própria base aliada do emedebista."Bastou a simples menção a possível candidatura para que forças obscuras surgissem para tecer novas tramas sobre velhos enredos maledicentes. No Brasil do século XXI, alguns querem impedir candidatura. Busca-se impedir ao povo a livre escolha. Reinterpreta-se a Constituição, as leis e os decretos ao sabor do momento", acrescenta a nota.

O Planalto insiste na tese que vem defendendo desde que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso abriu um inquérito para esclarecer se o Decreto dos Portos aprovado em maio passado com a assinatura do presidente da República visava favorecer a empresa Rodrimar, que opera em Santos. O dono dessa companhia, Antonio Celso Grecco, é uma das pessoas presas na Operação Skala. O Decreto regularizou e ampliou a cessão de áreas para empresas que atuam nos portos do país. Mas o Planalto alega que essa norma não pode se aplicar as companhias que têm contratos firmados antes de 1993, como é o caso da Rodrimar, e, por tanto, ela não foi favorecida.

Mesmo sem falar especificamente da procuradora-geral ou do ministro do STF que comanda o inquérito, a nota do Planalto alude de maneira genérica a "autoridades" para acusá-las de "tentar destruir mais uma vez a reputação" do presidente e de "criar narrativas que gerem novas acusações". Em um dos trechos mais duros da declaração, a Presidência da República manifesta: "Usam métodos totalitários, com cerceamento dos direitos mais básicos para obter, forçadamente, testemunhos que possam ser usados em peças de acusação".

Um dos envolvidos na Operação Skala, o coronel Lima, amigo há décadas de Temer e acusado por vários delatores de receber propinas de empresas, se recusou nesta sexta a depor diante da Polícia Federal alegando problemas "físicos e psicológicos". Lima já passou mal depois de ser preso na quinta-feira e foi atendido no hospital Albert Einstein de São Paulo. A PF já havia tentado três vezes nos últimos meses tomar depoimento o coronel Lima, mas ele conseguiu adiar alegando sempre problemas de saúde.

Enquanto isso, a ministra do STF Rosa Weber rejeitou a solicitação de habeas corpus apresentada pelo advogado do dono da Rodrimar, Antonio Celso Grecco, que também prestou depoimento diante da PF nesta sexta.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_