PT oficializa Lula como pré-candidato após condenação no TRF-4
Assim contamos, minuto a minuto, o julgamento e o anúncio da pré-candidatura do líder petista

O ex-presidente Lula foi lançado como pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência, durante reunião da executiva nacional da legenda nesta quinta-feira, 25 de janeiro, um dia após a condenação por corrupção pelo TRF-4. Condenado em segundo grau nesta quarta em Porto Alegre, o ex-presidente terá de lutar na Justiça Eleitoral para poder disputar as eleições 2018. "Eles sabem que condenaram um inocente", declarou o líder petista, durante o evento do partido em São Paulo.
Lula foi condenado em julgamento em segunda instância por unanimidade: os desembargadores João Pedro Gebran Neto (relator), Leandro Paulsen (presidente da 8ª Turma do TRF-4), e Victor Laus votaram pela manutenção da condenação do ex-presidente no escândalo do triplex no Guarujá e pelo aumento da pena, de 9 anos e 6 meses (sentença do juiz Sergio Moro) para 12 anos e um mês de prisão. Houve protestos contra a sentença e manifestações em comemoração em Porto Alegre e São Paulo. Cabe recurso da decisão em segundo grau, mas Lula corre risco de ser preso.
Veja como foi a cobertura do julgamento e condenação de Lula e da pré-candidatura:

Encerramos assim a cobertura em tempo real. Mas você pode acompanhar as nossas reportagens e análises sobre o que acontece a partir de agora aqui:
Tudo sobre o ex-presidente Lula

Resumo da cobertura:
Os desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Gebran Neto (relator), Leandro Paulsen e Victor Laus condenaram Lula a 12 anos e 1 mês de prisão nesta quarta-feira, 24 de janeiro.
Lula foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por ter recebido como propina da construtora OAS um tríplex no Guarujá e reformas neste imóvel, num valor total de 2,4 milhões de reais, vindos de uma conta corrente mantida pela construtora para o partido, alimentado por dinheiro desviado de contratos da Petrobras.
A defesa do ex-presidente nega as acusações e alega não haver provas. Lula tem dois dias, a partir da condenação, para recorrer da decisão do TRF-4.
A defesa pode recorrer no próprio TRF-4 com os "embargos de declaração", que é um recurso que só serve para tirar dúvidas, mas não altera a pena. O recurso é julgado pela própria turma. Quando essa etapa for terminada, o tribunal pode pedir para que o ex-presidente seja preso. Depois, os advogados de Lula ainda podem recorrer da decisão ao STJ e ao STF. Leia mais: http://cort.as/-1Ajy
Lula foi condenado em Porto Alegre, bastião da esquerda brasileira. Houve protestos a favor e contra o ex-presidente. Leia mais: http://cort.as/-19or
Um dia após o julgamento, o PT anunciou que Lula é o pré-candidato à Presidência.
Até que o STF ou o TSE declarem que ele é inelegível, ele pode continuar a fazer campanha. Leia mais: http://cort.as/-1AaC


















O revés do mito da esquerda que domina a política brasileira há 30 anos
Para alguns, é o herói que salvou o país; para outros, levou-o ao abismo
Leia reportagem de Tom C. Avendaño: http://cort.as/-19po


No bastião perdido da esquerda, eles queriam proteger Lula de sua pior derrota
“Lula, o Brasil te ama”, bordava em linhas coloridas a militante Beatriz Arruda em Porto Alegre
Leia reportagem de Marina Rossi: http://cort.as/-19or

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
¿Tienes una suscripción de empresa? Accede aquí para contratar más cuentas.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.
Mais informações
Arquivado Em
- STF
- Justiça Federal
- Caso Petrobras
- Partido dos Trabalhadores
- Eleições Brasil
- Bolsa São Paulo
- São Paulo
- Dilma Rousseff
- Protestos sociais
- Corrupção política
- Luiz Inácio Lula da Silva
- Brasil
- Corrupção
- Eleições
- Julgamentos
- Política
- TRF 4 Região
- Operação Lava Jato
- Grupo OAS
- Ministério Público Federal
- Eleições Brasil 2018
- Porto Alegre
- Pena prisão
- TSE
- Justiça