Contrato de Messi com o Barça prevê saída do jogador em caso de independência da Catalunha
Atacante argentino estabelece condições sob as quais poderia deixar o clube azul-grená
Léo Messi incluiu em seu novo contrato, assinado com o Barcelona no fim de novembro passado, uma cláusula que inclui as condições sob as quais poderia deixar o clube caso a Catalunha se torne independente da Espanha. O atacante argentino, de 30 anos, acaba de assinar uma prorrogação do contrato, a partir do qual continua no Barcelona até 2021, com a opção de estender seu vínculo por mais um ano, ao valor de 35 milhões de euros por ano. A renovação de Messi demorou vários meses, mas no entorno do jogador essa demora sempre esteve desligada da situação política da Catalunha. No entanto, como informa hoje o jornal El Mundo, Messi quis pactuar condições em que ficaria livre se a Catalunha se separar e o Barcelona não jogar nas ligas espanhola, inglesa, alemã ou francesa.
Fontes oficiais do Barcelona disseram a este jornal que não farão declarações sobre os contratos dos jogadores, a fim de não quebrar a cláusula de confidencialidade existente entre as duas partes. Este jornal também entrou em contato com pessoas próximas a Messi, que não fizeram declarações sobre o assunto, seguindo a mesma estratégia do clube. Pessoas ligadas ao clube, porém, dão a notícia como certa e entendem que se trata de um gesto de boa vontade de Messi para assegurar seu compromisso com o clube, e que demonstra seu desejo de continuar no Barça desde que o time dispute uma grande competição.
Nos organismos oficiais, UEFA e FIFA, e apesar de esta situação específica não estar regulamentada nos estatutos, também se entende que qualquer jogador poderia ficar livre se recorresse aos tribunais esportivos, com o argumento de que os termos sob os quais o contrato foi assinado com o clube (pertencimento a uma federação concreta) mudaram de forma profunda.
No caso da independência da Catalunha, o Barcelona não poderia disputar a Liga espanhola, uma vez que, segundo determina a Lei do Esporte, a federação catalã já não estaria nesse caso submetida à espanhola. Javier Tebas, presidente da Liga de Futebol Profissional, reforçou que o Barcelona ficaria fora do torneio em caso de independência.
O clube azul-grená não demonstrou publicamente um posicionamento claro em relação à independência. A entidade presidida por Josep Maria Bartomeu solicitou diálogo às duas partes nesse conflito político, e chegou a disputar uma partida contra o Las Palmas sem público em reação à tensão vivida no dia do referendo de 1º de outubro, ao considerar que não tinham sido garantidas as condições necessárias de segurança para a realização do jogo.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.
Mais informações
Arquivado Em
- Procés Independentista Catalán
- DUI
- Ley Referéndum Cataluña
- Lionel Messi
- FC Barcelona
- Independentismo
- La Liga
- Legislación autonómica
- Referendo sobre a Independência da Catalunha 2017
- Referendo
- Generalitat Catalunha
- Autodeterminação
- Catalunha
- Times esportes
- Eleições
- Conflitos políticos
- Organizações desportivas
- Gobierno autonómico
- Comunidades autónomas
- Esportes
- Política autonómica
- Espanha
- Administração autônoma
- Legislação
- Política