_
_
_
_

A resposta do Brasil e do Canadá ao Governo de Nicolás Maduro

Diplomatas da Venezuela foram expulsos após medidas de Caracas contra representantes desses países

Nicolás Maduro, durante o Congresso da Pátria
Nicolás Maduro, durante o Congresso da PátriaMiguel Gutiérrez (EFE)
Mais informações
Maduro expulsa embaixador brasileiro da Venezuela e Brasil fala em “reciprocidade”
Ex-ministros de Chávez planejaram comprar policiais e juízes na Europa
Ex-ministros venezuelanos esconderam 2 bilhões de euros em Andorra

O Brasil declarou persona non grata o diplomata Gerardo Delgado, o mais alto funcionário venezuelano no país, em retaliação a uma medida similar adotada por Caracas na semana passada, informou o Ministério das Relações Exteriores nesta terça-feira, 26 de dezembro. No último domingo, o Canadá também anunciou a expulsão do embaixador venezuelano, Wilmer Barrientos, e do encarregado de negócios do país, Ángel Herrera.

A crise diplomática entre esses três países estourou no último sábado, quando a Venezuela decidiu declarar personas non gratas o encarregado de negócios da embaixada do Canadá no país, Craig Kowalik, e o embaixador do Brasil em Caracas, Ruy Pereira.

“O Brasil decidiu declarar ‘persona non grata’ o encarregado de negócios da Venezuela. Na prática, isso implica que ele deixará o país. É uma medida rápida”, detalhou um assessor do Itamaraty à agência France Presse.

O gigante sul-americano havia antecipado que aplicaria o princípio de reciprocidade se Caracas ratificasse as palavras da presidenta da Assembleia Nacional Constituinte, Delcy Rodríguez. No sábado, ela disse que seu país havia declarado como non grata a presença do embaixador brasileiro Ruy Pereira, que naquele momento já se encontrava no Brasil.

Mas o Itamaraty optou por não esperar e tomou medidas, três dias após afirmar que a determinação contra seu embaixador mostrava “o caráter autoritário da administração de Nicolás Maduro e sua falta de disposição para qualquer tipo de diálogo”.

As relações diplomáticas bilaterais foram congeladas em agosto de 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff (2011-2016) e a chegada ao poder de Michel Temer. Caracas retirou seu embaixador, e Delgado passou a liderar a delegação com o cargo de ministro conselheiro. Após um longo período sem embaixador, o Brasil decidiu repor Ruy Pereira, embora sem abandonar suas fortes críticas contra a saúde da democracia venezuelana e a gestão de Maduro.

Delcy Rodríguez questionou alguns dos recentes pronunciamentos diplomáticos contra a Assembleia que preside, dizendo que a medida contra o Brasil será mantida “até que seja restituída a base constitucional que o Governo de facto vulnerou nesse país irmão”.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_