_
_
_
_

Bali deve evacuar 100.000 pessoas após outra erupção do vulcão Agung

Coluna de cinzas, que supera os 6.000 metros, fez com que o aeroporto fosse fechado

Vista do monte Agung nesta segunda-feira.
Vista do monte Agung nesta segunda-feira.MADE NAGI (EFE)
Mais informações
Vulcão Popocatépetl entra em atividade após terremoto no México
Com medo de erupções, Coreia do Norte abriu suas fronteiras a cientistas ocidentais
Estado de emergência no Equador após a erupção de um vulcão

O perigo de erupção do vulcão do monte Agung, na ilha indonésia de Bali, provocou o fechamento do aeroporto internacional de Lombok no domingo e a evacuação de 40.000 pessoas, mas as autoridades querem elevar esse número a 100.000, equivalente ao número de moradores em um raio de dez quilômetros do vulcão. Desde sábado, 26 empresas aéreas cancelaram suas operações em Bali.

O Centro de Mitigação de Perigos Vulcanológicos e Geológicos (PVMBG), subordinado ao Ministério de Energia e Recursos Minerais, indicou que a coluna de cinzas chega a mais de 6.140 metros de altura, segundo a agência estatal indonésia de notícias Antara. De acordo com o órgão, “podem ser ouvidas explosões fracas a 12 quilômetros de distância” e as chamas podem ser vistas durante a noite, o que indica “que uma potencial erupção pode ocorrer a qualquer momento”.

“Diante da possibilidade de um risco iminente de desastre, o nível de alerta no monte Agung foi elevado”, informou o Centro de Mitigação de Perigos Vulcanológicos, que pediu aos moradores que evacuem a região, segundo a agência britânica de notícias Reuters. Por enquanto 40.000 pessoas deixaram suas casas.

“Pedimos às pessoas na área de perigo que evacuem imediatamente porque existe o potencial de uma erupção maior”, disse Sutopo, porta-voz da Agência de Mitigação de Desastres da Indonésia (BNPB). “Nem todos os moradores foram evacuados. Existem alguns (que não o fizeram) porque seus animais não foram evacuados. Alguns pensam que estão a salvo”, frisou, acrescentando que as autoridades tentam persuadi-los para que o façam e adiantando que poderão usar a força.

Na terça-feira o vulcão lançou uma nuvem de vapor negro de 700 metros na primeira erupção de tipo não magmático desde as erupções de 1963 e 1964. Nessa época, as erupções duraram quase um ano e causaram mais de 1.100 mortes.

Bali é o principal destino turístico da Indonésia com uma afluência mensal de 200.000 turistas estrangeiros, de acordo com dados oficiais. O arquipélago indonésio está dentro do chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por milhares de tremores por ano, a maioria de pequena magnitude.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_