Human Rights Watch acredita que polícia espanhola fez uso “excessivo” da força em 1º de outubro na Catalunha
Organização humanitária censura o uso de cassetetes para bater em pessoas que resistiam “passivamente” durante referendo
A polícia espanhola fez uso “excessivo” da força contra os cidadãos na Catalunha durante o referendo ilegal pela independência realizado em 1º de outubro, afirmou nesta quinta-feira a Human Rights Watch (HRW) em comunicado. A organização humanitária censura, concretamente, a utilização de cassetetes contra pessoas que resistiam “passivamente” causando assim “múltiplos ferimentos”.
Depois de receber um grande número de denúncias, a ONG decidiu realizar “investigações in situ” para documentar incidentes específicos. A HRW ouviu vítimas e testemunhas e examinou provas fotográficas e médicas, além de imagens de vídeo, e constatou que a Guarda Civil e a Polícia Nacional fizeram “um uso excessivo da força enquanto tentavam executar ordens judiciais para impedir a votação”.
“Mesmo que a Polícia tivesse a lei do seu lado para executar uma ordem judicial, isso não lhe dava o direito de usar a violência contra manifestantes pacíficos”, afirmou Kartik Raj, investigador da HRW. O ativista argumenta, ainda, que o Governo espanhol tem a “obrigação” de garantir uma “investigação efetiva” sobre as denúncias geradas pelo incidente. “Dada a tensão atual entre as autoridades centrais e regionais e as questões complexas de jurisdição, a Espanha deveria considerar a assistência de um organismo internacional independente”, aconselha a organização.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.