Juan Arias, do EL PAÍS, vence o prêmio Comunique-se

Colunista espanhol foi premiado na categoria de correspondente estrangeiro no Brasil

O jornalista e colunista Juan Arias ao receber o prêmio Comunique-se 2017.
O jornalista e colunista Juan Arias ao receber o prêmio Comunique-se 2017.Marcos Júnior Micheletti (Portal Terceiro Tempo)

O jornalista e colunista do EL PAÍS Juan Arias, espanhol radicado no Rio de Janeiro, ganhou nesta terça-feira, 26 de setembro, o prêmio Comunique-se 2017 na categoria Correspondente Internacional. O jornalista é correspondente do jornal e vive no Brasil desde 1999. Na terceira e última fase da premiação, em que o voto é aberto para o público, Juan Arias venceu ao lado dos brasileiros Guga Chacra, colunista de O Estado de S. Paulo, que escreve de Washington, e Márcio Gomes, correspondente da TV Globo no Japão.

Mais informações

Aos 85 anos, Arias é um dos profissionais mais respeitados do EL PAÍS e reconhecido internacionalmente por, durante grande parte de sua carreira, ter se dedicado à cobertura do Vaticano, tendo se tornado especialista no assunto. Está no jornal espanhol praticamente desde sua fundação, há 40 anos. “Vocês não sabem como é difícil para um jornalista estrangeiro que vive no Brasil e ama o Brasil falar sobre a situação do país”, disse o colunista durante a entrega do prêmio.

O prêmio Comunique-se teve 28 categorias neste ano, com indicações dos próprios profissionais da imprensa, e vencedores escolhidos por meio de uma votação online. “Quero que os jovens jornalistas ajudem a construir o país que imagino, o país que amo”, acrescentou Arias ao receber a premiação pela primeira vez.

Este é o segundo ano consecutivo em que um profissional do EL PAÍS vence na categoria correspondente internacional. Em 2016, a repórter María Martín, que também atua no Rio de Janeiro, também ganhou o prêmio. Assim como no ano passado, a colunista do jornal Eliane Brum também foi finalista do Comunique-se.

O EL PAÍS, o mais lido jornal em língua espanhola, lançou sua edição em português em novembro de 2013 como a maior aventura profissional e empresarial do diário desde sua fundação. Apesar de sua juventude, tornou-se uma referência informativa do país. Seus índices de audiência cresceram em cada grande acontecimento contado por seus jornalistas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Logo elpais

Você não pode ler mais textos gratuitos este mês.

Assine para continuar lendo

Aproveite o acesso ilimitado com a sua assinatura

ASSINAR

Já sou assinante

Se quiser acompanhar todas as notícias sem limite, assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Assine agora
Siga-nos em: