Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

Juan Arias, do EL PAÍS, vence o prêmio Comunique-se

Colunista espanhol foi premiado na categoria de correspondente estrangeiro no Brasil

Juan Arias vence prêmio Comunique-se
O jornalista e colunista Juan Arias ao receber o prêmio Comunique-se 2017. Portal Terceiro Tempo

O jornalista e colunista do EL PAÍS Juan Arias, espanhol radicado no Rio de Janeiro, ganhou nesta terça-feira, 26 de setembro, o prêmio Comunique-se 2017 na categoria Correspondente Internacional. O jornalista é correspondente do jornal e vive no Brasil desde 1999. Na terceira e última fase da premiação, em que o voto é aberto para o público, Juan Arias venceu ao lado dos brasileiros Guga Chacra, colunista de O Estado de S. Paulo, que escreve de Washington, e Márcio Gomes, correspondente da TV Globo no Japão.

Aos 85 anos, Arias é um dos profissionais mais respeitados do EL PAÍS e reconhecido internacionalmente por, durante grande parte de sua carreira, ter se dedicado à cobertura do Vaticano, tendo se tornado especialista no assunto. Está no jornal espanhol praticamente desde sua fundação, há 40 anos. “Vocês não sabem como é difícil para um jornalista estrangeiro que vive no Brasil e ama o Brasil falar sobre a situação do país”, disse o colunista durante a entrega do prêmio.

O prêmio Comunique-se teve 28 categorias neste ano, com indicações dos próprios profissionais da imprensa, e vencedores escolhidos por meio de uma votação online. “Quero que os jovens jornalistas ajudem a construir o país que imagino, o país que amo”, acrescentou Arias ao receber a premiação pela primeira vez.

Este é o segundo ano consecutivo em que um profissional do EL PAÍS vence na categoria correspondente internacional. Em 2016, a repórter María Martín, que também atua no Rio de Janeiro, também ganhou o prêmio. Assim como no ano passado, a colunista do jornal Eliane Brum também foi finalista do Comunique-se.

O EL PAÍS, o mais lido jornal em língua espanhola, lançou sua edição em português em novembro de 2013 como a maior aventura profissional e empresarial do diário desde sua fundação. Apesar de sua juventude, tornou-se uma referência informativa do país. Seus índices de audiência cresceram em cada grande acontecimento contado por seus jornalistas.

MAIS INFORMAÇÕES