_
_
_
_
_

EL PAÍS Brasil é finalista nos prêmios SIP de Excelência Jornalística e Comunique-se

Série sobre militar infiltrado entre manifestantes concorre a prêmio latino-americano Juan Arias e Eliane Brum disputam prêmio com votação popular, aberta até 10 de setembro

Willian Pina Botelho entre os detidos em 2016: série de reportagens sobre o militar infiltrado entre manifestantes concorre ao prêmio SIP.
Willian Pina Botelho entre os detidos em 2016: série de reportagens sobre o militar infiltrado entre manifestantes concorre ao prêmio SIP.
Mais informações
Todas as reportagens de Marina Rossi
Todos os artigos de Juan Arias
Todos os artigos de Eliane Brum

O EL PAÍS Brasil é finalista em duas importantes premiações jornalísticas: uma internacional, o prêmio SIP Excelência Jornalística 2017, organizado pela Sociedade Interamericana de Imprensa; e outra nacional, o prêmio Comunique-se 2017, cuja final é definida por meio de votação popular —é possível votar nos profissionais finalistas até 10 de setembro, pelo site da premiação (clique aqui)

Concorrem ao prêmio latino-americano a repórter Marina Rossi, autora de uma série de reportagens que revelou detalhes sobre como o capitão do Exército Willian Pina Botelho usou o aplicativo de relacionamentos Tinder para se aproximar de jovens de esquerda usando o codinome Balta Nunes. Os textos, publicados após a prisão de um grupo de manifestantes pela Polícia Militar antes de um protesto contra Michel Temer em São Paulo, em setembro de 2016, disputam na categoria Cobertura Noticiosa na Internet.

Já a colunista Eliane Brum disputa o mesmo prêmio, mas na categoria Opinião, com o artigo O golpe e os golpeados, publicado em junho do ano passado, sobre o genocídio de jovens negros no Brasil, especialmente a morte do jovem Carlos Eduardo, numa favela do Rio de Janeiro, e sobre a violência contra os indígenas Guarani Kaiowá.

A Sociedade Internamericana de Imprensa recebeu mais de 1.000 inscrições em suas 12 categorias. Ao todo, 12 trabalhos produzidos por jornalistas brasileiros estão entre os finalistas desta edição. Os ganhadores serão revelados durante a 73ª Assembleia Geral da SIP, que acontece entre os dias 27 e 30 de outubro nos Estados Unidos. No ano passado, o EL PAÍS Brasil conquistou dois prêmios SIP de Excelência Jornalística.

A votação do Prêmio Comunique-se 2017 pode ser realizada até dia 10 de setembro pelo site do evento

Prêmio Comunique-se

Eliane Brum também é finalista em duas categorias do Prêmio Comunique-se 2017: Escrita Nacional e Opinião. Nesta edição, cujo tema é “Monstros Sagrados do Jornalismo”, a jornalista gaúcha faz par com outro colunista do EL PAÍS, o espanhol Juan Arias, radicado no Rio de Janeiro, que concorre como Correspondente Internacional no Brasil.

Juan Arias, de 85 anos, é um dos profissionais mais respeitados do grupo: está no jornal espanhol desde praticamente sua fundação, há 40 anos, dos quais boa parte foram dedicados à cobertura do Vaticano (foi correspondente em Roma e cobriu várias viagens internacionais do papa João Paulo II) e à cobertura de temas sobre o Brasil, onde vive desde 1999.

Juan Arias em Saquarema.
Juan Arias em Saquarema.Arquivo pessoal

Ao escrever sobre as quatro décadas de existência do EL PAÍS na Espanha, em 2016, Juan Arias falou sobre a percepção que os brasileiros têm dele: "Muitos dos meus leitores me acusam, às vezes, de ver o Brasil através dos olhos europeus. Outros me agradecem por ter sabido, às vezes, ler a complexidade, as pulsações e os desejos de superação dessa sociedade melhor do que muitos brasileiros. Ou será que já me fiz, sem saber, um brasileiro mais, com seus defeitos e virtudes e por isso começo a entender e amar até suas fraquezas?."

Em 2016, a correspondente do EL PAÍS no Rio, María Martín, venceu o Prêmio Comunique-se na categoria correspondente estrangeiro. A premiação, criada pelo grupo de comunicação em 2003, tem três etapas: indicação de jornalistas por seus pares e votações abertas online para as fases semifinal, que escolhe três jornalistas, e a final. A votação popular é online e, neste ano, pode ser realizada até 10 de setembro por meio do site do Comunique-se. Os vencedores serão conhecidos em uma cerimônia em 26 do mesmo mês.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_