_
_
_
_
_

Caso de uma mulher presa por um aborto mobiliza artistas argentinos

Belén, de 27 anos, foi condenada a oito anos de prisão por homicídio qualificado

Mais informações
Sobre aborto, deficiência e limites
México proíbe o aborto de uma menina de 13 anos vítima de estupro

Há dois anos, uma mulher de 27 anos chegou a um hospital na província argentina de Tucumán pedindo assistência médica por uma grave hemorragia vaginal. O ginecologista de plantão diagnosticou um “aborto espontâneo”, enquanto que a paciente disse que não sabia que estava grávida. As autoridades do Centro de Saúde notificaram a polícia e a jovem, conhecida como Belén, foi acusada de ter se livrado do feto e acabou presa. Há três meses, um tribunal tucumano a condenou a oito anos de prisão por “homicídio duplamente agravado pelo vínculo e aleivosia”. Um grupo de artistas, jornalistas e políticos se juntaram à campanha dos defensores dos direitos humanos para exigir a libertação de Belén através de um vídeo divulgado pelas redes sociais.

“Belén é uma jovem tucumana que está presa há dois anos apenas por procurar assistência médica”, abre a gravação a comediante Malena Pichot. Em seguida, a apresentadora de TV Úrsula Vargues observa que se trata de um dos “muitos casos” de violência institucional registrados na Argentina e opina que sua condenação acontece porque ela é “mulher” e “pobre”. Para a cantora Valentina Cooke, a jovem tucumana foi condenada em um caso “sem nenhuma prova”, enquanto o líder da banda Las Manos de Filippi, Hernán de Vega, salientou que foi violado o direito à confidencialidade da paciente e que a jovem sofreu violência obstétrica nas mãos dos médicos do hospital Avellaneda, de San Miguel de Tucumán.

Jovens exigem a libertação de Belém na marcha de #NiUnaMenos.
Jovens exigem a libertação de Belém na marcha de #NiUnaMenos.Ricardo Ceppi

“A condenação de Belén tem um propósito disciplinador por parte do Governo e da justiça”, afirma a deputada do Partido Operário, Soledad Sosa, defensora do aborto livre, seguro e gratuito. O vídeo termina com todos os participantes repetindo a mesma frase: “Liberdade para Belén e anulação de sua sentença”.

No mês passado, a Anistia Internacional (AI) entregou 120.000 assinaturas às autoridades de Tucumán “para pedir a liberdade imediata de Belén” e exigir a abertura de uma investigação sobre supostos maus tratos recebidos no hospital. Além disso, a AI está entre as dezenas de organizações que se apresentaram como amicus curiae no Supremo Tribunal de Justiça de Tucumán, que deve decidir o recurso.

O caso de Belén reabriu o debate sobre o aborto na Argentina, que é considerado crime, exceto em caso de estupro ou se houver risco para a vida ou a saúde da mãe. A campanha pela descriminalização ganhou força nas últimas semanas, mas o Governo eliminou as esperanças de qualquer mudança. O ministro da Saúde, Jorge Lemus, se posicionou hoje contra a descriminalização da interrupção voluntária da gravidez, mas disse que qualquer alteração legislativa corresponde ao Parlamento e não ao Executivo. Poucos dias atrás foi o presidente argentino, Mauricio Macri, que disse que não está em seus planos abrir essa discussão, também rejeitada por sua antecessora, Cristina Kirchner.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_