_
_
_
_
_

Ibope: Russomanno segue liderando e segundo turno continua indefinido

Celso Russomanno (PRB) ganharia no segundo turno das eleições para a Prefeitura de São Paulo em todos os cenários

Marina Rossi

O deputado federal Celso Russomanno (PRB) segue liderando a pesquisa eleitoral para a Prefeitura de São Paulo, com 29% das intenções de voto, de acordo com levantamento realizado pelo Ibope. O segundo lugar segue embolado. Este é o segundo levantamento realizado à pedido do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo. O primeiro foi divulgado há um mês e já apontava um cenário parecido com esse, com a liderança do candidato do PRB, com 26% das intenções de voto, e o segundo lugar indefinido. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos.

Celso Russomanno, na Câmara, em uma foto do ano passado.
Celso Russomanno, na Câmara, em uma foto do ano passado.Gilmar Felix (Câmara dos Deputados)
Mais informações
Marta Suplicy: “Meu voto pelo impeachment não é relevante para o eleitor da periferia”
Erundina: “Não vamos pagar a dívida pública com mais sofrimento para o povo”
Haddad, sem força na periferia e rejeitado até por petistas em pesquisa
João Doria: “Se for prefeito, vou vender o Pacaembu, Interlagos e o Anhembi”

No segundo lugar, aparecem Marta Suplicy (PMDB) com 10%, Luiza Erundina (PSOL) com 8%, Fernando Haddad (PT) com 7% e João Doria (PSDB) com 7%. A pesquisa, realizada entre 23 e 26 de julho, levou em conta candidatos que já estão fora da disputa eleitoral. Os principais são Andrea Matarazzo (PSD), que anunciou nesta semana que irá compor chapa com Marta Suplicy, e Marco Feliciano (PSC), que anunciou apoio a João Doria. "Não vemos prejuízo para o resultado total que pudesse provocar alguma mudança no cenário", explicou Hélio Gastaldi, do Ibope. "Na ausência de Matarazzo nas pesquisas, perceberíamos resultados muitos parecidos com esses", disse, ao anunciar os resultados.

Em um cenário levando em conta somente os principais candidatos, Russomanno também lidera, e fica com 30% das intenções de voto. Em seguida, Marta Suplicy aparece com 13%, Luiza Erundina com 11%, Fernando Haddad com 9% e João Doria com 8%. Em um cenário sem Celso Russomanno, Marta Suplicy lidera, com 18%, seguida de Erundina, Haddad e Doria.

A pesquisa também mediu possíveis cenários de um segundo turno. Celso Russomanno ganharia em todos os cenários. Marta Suplicy só perderia para Russomanno e ganharia de todos os outros candidatos, enquanto Luiza Erundina ganharia de João Doria e Fernando Haddad e perderia dos demais. O atual prefeito Fernando Haddad empataria com João Doria e perderia de todos os demais.

Haddad é o candidato com a maior rejeição: 43% dos entrevistados disseram não votar no petista de jeito nenhum, seguido de Marta Suplicy, com 36% das rejeições. Pouco mais da metade dos eleitores (53%)  avaliam a gestão de Haddad como ruim ou péssima, enquanto 13% consideram a administração ótima ou boa.

A pesquisa foi realizada com 602 pessoas. O número de registro é SP-07058/2016.

STF pode barrar

Embora seja o favorito das pesquisas até o momento, Celso Russomanno pode ter a sua candidatura inviabilizada. Ele é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), que deverá julgar a condenação do político pelo crime de peculato (desvio de dinheiro). Se condenado, a Lei da Ficha Limpa o impediria de se candidatar pelos próximos oito anos. Se o Supremo só fizer o julgamento depois das eleições e o condenar, ainda assim ele garante o mandato, caso seja eleito. 

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_