O primeiro contato de índios isolados no Acre, na fronteira com o Peru
Os indígenas foram gravados pela equipe da Fundação Nacional do Índio, Funai, há um mês
A Fundação Nacional do Índio (Funai) divulgou um vídeo que mostra o primeiro contato com uma tribo indígena que, até agora, vivia isolada na fronteira do Brasil e Peru, no Acre. As imagens foram feitas há cerca de um mês pela equipe da Funai, mas só foram divulgadas agora, e publicadas inicialmente em exclusiva pelo Blog da Amazônia, do portal Terra.
No vídeo, o grupo de índios isolados gritam e fazem gestos, para mostrar que estavam com fome. Eles traziam arcos e flechas, e um dos índios portava uma espingarda, provavelmente obtida em contato prévio com madeireiros na fronteira com o Peru. Algumas cenas mostram os índios e a equipe da Funai tentando se entender.
Segundo a Funai, esse grupo que vivia isolado encontrou a tribo ashaninka enquanto fugiam do Peru, onde estão ameaçados pelos narcotraficantes e madeireiros. Os índios ashaninka entraram em contato com a Funai para que pudessem ajudar a estabelecer o contato com os recém-chegados.
Segundo dados de 2013, na última década foram assassinados 560 índios no Brasil, um aumento de 168% em relação ao período 1995-2002. Em 2013, 53 índios foram assassinados em todo o país, segundo um relatório do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), ligado à Igreja Católica. Em 2012 foram 60 mortos e o ano anterior, 51.
As etnias indígenas representam uma população de mais de 810.000 pessoas, segundo o censo de 2010. No Peru, mais de quatro milhões de habitantes são indígenas, segundo o censo de 2007. Dezoito povoados da Amazônia peruana estão em situação de isolamento voluntário ou de contato inicial, informa Jacqueline Fowks.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.