_
_
_
_
_

‘Seja uma dama, eles disseram’, o poema que disseca as pressões sociais sobre as mulheres

Cynthia Nixon narra ‘Be a lady, they said’, um poema da norte-americana Camille Rainville

O vídeo de 'Seja uma dama', narrado por Cynthia Nixon.Vídeo: Reprodução Vimeo
Darinka Rodríguez

“Não seja muito gorda, não seja muito magra. Coma. Emagreça. Não coma muito. Não coma muito rápido. Deus, você parece um esqueleto! Por que não come?”, são algumas das frases que a atriz Cynthia Nixon diz no vídeo da revista Girls. Girls. Girls. O vídeo, publicado originalmente em 23 de fevereiro, superou as 8 milhões de reproduções e foi exibido em várias redes sociais.

Mais informações
Ilustración de María Hesse
Últimas notícias sobre o clitóris
Simone Siel
Sara e Diana: história de uma transição de gênero em casal
Meninas formam fila em escola de São Paulo
Lei escolar do Império restringiu ensino de matemática para meninas

Be a lady, they said (Seja uma dama, disseram) é um poema de Camille Rainville escrito em 2017 e que detalhas as pressões sociais vividas pelas mulheres, muitas delas contraditórias e machistas. “Está se esforçando demais. Parece exagerada. Os homens não gostam das garotas que se esforçam demais”, é uma das frases do texto.

Rainville estudava na Universidade Vermont quando escreveu esse poema que começou a circular nas redes sociais e que pouco a pouco se tornou viral. Como diz a autora em seu blog Escritos de uma Mulher Furiosa, é um texto que “aborda as dicotomias da feminilidade”.

O vídeo começa falando da vestimenta das mulheres e as críticas feitas sobre suas roupas. Depois passa ao corpo e às exigências sobre o peso e continua com uma menção às cirurgias e modificações corporais. Além disso, relembra muitas das críticas que as mulheres recebem sobre sua vida sexual. “Seja recatada, seja pura. Não seja uma qualquer. Não faça sexo casual. Os homens não gostam das vadias”.

Além de Nixon (Miranda Hobbes em Sex and the City) no vídeo aparecem as atrizes Vanessa Hudgens e Rose McGowan, uma das primeiras denunciantes do produtor Harvey Weinstein através do movimento #MeToo, que na segunda-feira foi declarado culpado de agressão sexual e estupro.

‘Be a lady they said’. Texto traduzido:

Seja uma dama, disseram. Sua saia é muito curta. Sua camiseta é muito pequena. Suas calças estão muito apertadas. Não mostre tanta pele. Não mostre suas coxas. Não mostre seus seios. Não mostre sua barriga. Não mostre seu decote. Não mostre sua roupa íntima. Não mostre seus ombros. Cubra-se. Deixe algo à imaginação. Vista-se com simplicidade. Não seja uma tentadora. Os homens não conseguem se controlar. Os homens têm necessidades. Você está desarrumada. Relaxe um pouco. Mostre um pouco de pele. Seja sexy. Seja ‘hot’. Não seja tão provocativa. Você está pedindo. Vista preto. Use saltos. Está bem-vestida. Está malvestida. Não use essas calças; parece que você exagerou.

Seja uma dama, disseram. Não seja muito gorda. Não seja muito magra. Não seja muito grande. Não seja muito pequena. Coma. Emagreça. Pare de comer tanto. Não coma muito rápido. Peça uma salada. Não coma carboidratos. Evite a sobremesa. Precisa diminuir de peso. Entre nesse vestido. Faça dieta. Cuidado com o que come. Coma aipo. Masque chiclete. Beba muita água. Precisa entrar nesses jeans. Deus, você parece um esqueleto. Por que não come? Parece abatida. Parece doente. Coma um hambúrguer. Os homens gostam de mulheres com um pouco de carne nos ossos. Seja pequena. Seja leve. Seja pequenina. Seja feminina. Seja tamanho zero. Seja um duplo zero. Seja nada. Seja menos do que nada.

Seja uma dama, disseram. Raspe os pelos do corpo. Depile a perna. Depile as axilas. Depile a virilha. Depile seu rosto. Depile seus braços. Tire suas sobrancelhas. Tire o bigode. Clareie isso. Clareie aquilo. Deixe sua pele macia. Bronzeie sua pele. Apague suas cicatrizes. Cubra suas estrias. Enrijeça seu abdômen. Preencha seus lábios. Coloque botox em suas rugas. Levante seu rosto. Malhe a barriga. Afine suas coxas. Tonifique suas panturrilhas. Levante seus peitos. Pareça natural. Seja você mesma. Seja genuína. Tenha confiança. Está se esforçando demais. Parece exagerada. Os homens não gostam das garotas que se esforçam demais.

Seja uma dama, disseram. Use maquiagem. Embeleze seu rosto. Oculte suas imperfeições. Contorne seu nariz. Ressalte as maçãs do rosto. Preencha suas sobrancelhas. Alongue os cílios. Pinte seus lábios. Pó, ruge, bronzer, ressaltado. Seu cabelo é muito curto. Seu cabelo é muito comprido. Tem pontas duplas. Ressalte seu cabelo. Suas raízes estão aparecendo. Tinja o cabelo. Não azul, parece antinatural. Está ficando grisalha. Está com aparência de velha. Pareça jovem. Pareça juvenil. Tenha uma aparência sem idade. Não seja velha. As mulheres não envelhecem. O velho é feio. Os homens não gostam do feio.

Seja uma dama, disseram. Cuide de você. Seja pura. Seja virginal. Não fale de sexo. Não flerte. Não seja uma puta. Não durma por aí. Não perca sua dignidade. Não faça sexo com muitos homens. Não se entregue. Os homens não gostam das vadias. Não seja pudica. Não seja tão tensa. Divirta-se um pouco. Sorria mais. Dê prazer aos homens. Seja experiente. Seja sexual. Seja inocente. Seja lasciva. Seja virginal. Seja sexy. Seja a garota incrível. Não seja como as outras garotas.

Seja uma dama, disseram. Não fale muito alto. Não fale muito. Não seja espaçosa. Não sente assim. Não fique parada assim. Não intimide. Por que é tão triste? Não seja uma vadia. Não seja tão mandona. Não seja assertiva. Não exagere. Não seja tão emotiva. Não chore. Não grite. Não jure. Seja passiva. Seja obediente. Suporte a dor. Seja agradável. Não se queixe. Massageie o ego dele. Faça com que se apaixonem por você. Os homens querem o que não podem ter. Não se entregue. Faça com que trabalhem por você. Os homens amam a perseguição. Dobre a roupa dele. Faça seu jantar. Faça-o feliz. Esse é o trabalho de uma mulher. Algum dia será uma boa esposa. Use o sobrenome dele. Manteve seu nome? Louca feminista. Dê filhos a ele. Não quer filhos? Algum dia terá. Mudará de opinião.

Seja uma dama, disseram. Não seja estuprada. Proteja a si mesma. Não beba muito. Não ande sozinha. Não saia muito tarde. Não se vista assim. Não mostre demais. Não fique bêbada. Tome conta de sua bebida. Tenha um confidente. Ande em locais bem-iluminados. Fique nos bairros seguros. Diga a alguém aonde vai. Carregue spray de pimenta. Compre um apito contra estupro. Use suas chaves como uma arma. Faça um curso de defesa pessoal. Verifique seu porta-malas. Feche suas portas. Não saia sozinha. Não faça contato visual. Não hesite. Não pareça fácil. Não chame a atenção. Não trabalhe até tarde. Não faça piadas sujas. Não sorria a estranhos. Não confie em ninguém. Não diga sim. Não diga não.

Simplesmente disseram “seja uma dama”.


Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_