_
_
_
_
_

Relatório da OMS sobre covid-19 causa atrito entre China e EUA

Washington questiona conclusões da equipe internacional em Wuhan e pede uma investigação independente. Pequim acusa norte-americanos de prejudicarem a cooperação internacional

Membros da equipe da OMS que investigou na China a origem da pandemia de covid-19 chegam ao Instituto da Virologia de Wuhan, no começo de fevereiro.
Membros da equipe da OMS que investigou na China a origem da pandemia de covid-19 chegam ao Instituto da Virologia de Wuhan, no começo de fevereiro.ALY SONG (Reuters)

Aviso aos leitores: o EL PAÍS mantém abertas as informações essenciais sobre o coronavírus durante a crise. Se você quer apoiar nosso jornalismo, clique aqui para assinar.

Os primeiros enfrentamentos entre a China e a nova Administração norte-americana não se fizeram esperar. Poucos dias depois da primeira conversa telefônica entre do presidente Joe Biden com seu homólogo chinês, Xi Jinping, durante a qual o primeiro repassou alguns dos assuntos que contrapõem as duas potências ― como as tensões comerciais e os abusos de Pequim à etnia uigur no nordeste da China e outras minorias ― uma nova frente se abriu: o diagnóstico sobre a origem e expansão da pandemia. E, especialmente, sobre a credibilidade que cada uma das potências confere às conclusões antecipadas pela equipe da Organização Mundial da Saúde (OMS) que a investigou em Wuhan, a cidade chinesa que registrou o primeiro foco.

Mais informações
Peter Ben Embarek and Marion Koopmans, members of the World Health Organization (WHO) team tasked with investigating the origins of the coronavirus disease (COVID-19), attend the WHO-China joint study news conference at a hotel in Wuhan, Hubei province, China February 9, 2021. REUTERS/Aly Song
OMS conclui que o coronavírus é de origem animal e indica que não surgiu no mercado de Wuhan
(FILES) In this file photo taken on December 04, 2013 Chinese President Xi Jinping (R) shakes hands with US Vice President Joe Biden (L) inside the Great Hall of the People in Beijing. - US President Joe Biden expressed concerns to Chinese leader Xi Jinping about human rights in Hong Kong and Xinjiang late February 10, 2021, in their first call since Biden took office on January 20, according to the White House. (Photo by LINTAO ZHANG / POOL / AFP)
Em sua primeira conversa com Xi Jinping, Biden critica os abusos e a escalada autoritária da China
AME5575. LIMA (PERÚ), 13/02/2021.- Fotografía cedida hoy por la Presidencia del Perú que muestra al mandatario, Francisco Sagasti (i), mientras presenta al nuevo ministro de Salud, Óscar Ugarte (d), durante su juramentación en el Palacio de Gobierno, en Lima (Perú). EFE/Presidencia del Perú /SOLO USO EDITORIAL /SOLO DISPONIBLE PARA ILUSTRAR LA NOTICIA QUE ACOMPAÑA (CRÉDITO OBLIGATORIO)
Escândalo no Peru pela administração irregular de vacinas ao ex-presidente Vizcarra, ministros e altos funcionários

Neste domingo, o canal norte-americano CNN divulgou declarações exclusivas do chefe da delegação da OMS, o dinamarquês Peter Ben Embarek, dizendo que em dezembro de 2019 o coronavírus estava mais espalhado do que se pensava na província de Wuhan. Mas até agora o resultado mais contundente dos cientistas da OMS foi descartar como “extremamente improvável” a teoria de que o agente patogênico pode ter saído de um laboratório situado nesta cidade do centro da China, uma colocação que o ex-presidente Donald Trump defendeu sem provas no seu último ano de mandato.

Na terça-feira passada, horas depois de Embarek apresentar as primeiras conclusões das quatro semanas de investigação, que apontam como hipótese “mais provável” que o coronavírus tenha chegado às pessoas vindo de um “hospedeiro natural” após passar por uma terceira espécie, os Estados Unidos manifestaram suas reservas. A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que a Administração de Biden pretende fazer uma revisão própria e independente dos dados reunidos no relatório da OMS, argumentando que Washington não participou do “planejamento e adoção” de uma investigação que, salientou, chega muito tarde. Pequim demorou um ano para autorizar a visita dos especialistas da OMS.

O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, foi mais explícito e considerou que a China “não ofereceu o requisito de transparência” que os EUA exigem. Assim, ressaltou que a confiança de Washington continua depositada principalmente na informação proporcionada pelos serviços de inteligência norte-americanos e seus aliados. “Trabalharemos com nossos sócios e avaliaremos a informação reunida e analisada por nossos serviços de inteligência, em vez de nos precipitarmos e chegar a conclusões que podem derivar de motivos alheios à ciência”, acrescentou Price.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Por sua vez, a embaixada da China em Washington divulgou nota neste domingo acusando os Estados Unidos de terem “prejudicado gravemente a cooperação internacional” no terreno sanitário. A legação chinesa insistiu que Washington deve adotar “uma postura séria, transparente e responsável para apoiar o trabalho da OMS com medidas reais” e fazer “contribuições pertinentes para a luta contra a covid-19”, embora tenha elogiado a decisão de Biden de reincorporar seu país à organização internacional, revertendo a decisão de seu antecessor.

A volta dos Estados Unidos à OMS é parte de um retorno mais amplo aos fóruns multilaterais com os quais o republicano Trump rompeu em seu mandato. Não se trata, entretanto, de uma volta acrítica. Washington vê com receio as informações sobre a pandemia oferecidas até agora pelo regime de Xi Jinping, que nos primeiros compassos da crise ocultou a gravidade do vírus.

Reação asiática

De Pequim, o porta-voz do ministério de Relações Exteriores, Wang Wenbin, tinha pedido na quarta-feira a Washington que autorizasse especialistas da OMS a fazerem uma investigação nos EUA, voltando a sugerir que o vírus pode ter surgido nesse país, uma teoria sem respaldo científico que a China defendeu em várias ocasiões desde o ano passado, paralelamente às acusações vertidas por Trump. “Esperamos que os Estados Unidos, como a China, adotem uma postura aberta e transparente e convide a OMS a proceder ali com suas investigações”, declarou Wang.

Com mais perguntas abertas que respostas, a missão da OMS em Wuhan está longe de ter servido ao objetivo chinês de desmentir sua suposta falta de transparência e acabar com as suspeitas de ter atrapalhado a viagem dos especialistas. Tampouco cumpre a intenção da OMS de rebater as críticas de ter sido muito permissiva com Pequim, sobretudo no início da crise.

As averiguações da equipe enviada a Wuhan não melhoraram a tensão entre ambas as potências, que se nutre de outros conflitos nos terrenos comercial e político prévios à chegada de Trump à Casa Branca, em 2017. A primeira conversa entre Biden e Xi depois da posse do democrata, em 20 de janeiro, aconteceu na semana passada e evidenciou que o novo presidente sente uma preocupação maior que seu antecessor pelo autoritarismo de Pequim.

Siga a cobertura em tempo real da crise da covid-19 e acompanhe a evolução da pandemia no Brasil.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_