_
_
_
_
_
Tribuna
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

O suplício de Israel

País volta às urnas pela quarta vez em dois anos para que Netanyahu evite seu julgamento por corrupção

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, após ser vacinado contra a covid em um hospital de Ramat Gan, em 19 de dezembro.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, após ser vacinado contra a covid em um hospital de Ramat Gan, em 19 de dezembro.AMIR COHEN (Reuters)
Mais informações
FILE - In this Feb. 23, 2020 file photo, people walk past an election campaign billboard for the Blue and White party, the opposition party led by Benny Gantz, left, in Ramat Gan, Israel. Prime Minister Benjamin Netanyahu of the Likud party is pictured at right. Netanyahu and Gantz announced Monday, April 20, 2020, that they have forged a deal to form an “emergency” government. The deal between the Likud Party and the Blue and White ends months of political paralysis and averts what would have been a fourth consecutive election in just over a year. Terms of the agreement weren’t immediately announced. (AP Photo/Oded Balilty, File)
Os pontos-chave do pacto que encerrou mais de um ano de impasse em Israel
Jerusalem (-), 24/05/2020.- Israeli Prime Minister Benjamin Netanyahu (2-R) wearing a face mask, looks ahead while the judges enter the court room on the first day of his trial for alleged corruption crimes in Salah El-Din, East Jerusalem, 24 May 2020. Netanyahu has been charged with counts of bribery, fraud and breach of trust, becoming the first Israeli leader to be tried for alleged corruption while still in office. The trial comes only a week after Netanyahu was sworn into office for another term following a rare power-sharing deal with his adversary, who is set to take over as prime minister in 18 months as he switches roles with Netanyahu, who would then become Gantz's deputy. (Estados Unidos, Jerusalén) EFE/EPA/RONEN ZVULUN / POOL EPA-EFE/RONEN ZVULUN / POOL
Aferrado ao poder, Netanyahu se senta no banco dos réus para responder por corrupção
FILE PHOTO: U.S. President Donald Trump and Israel's Prime Minister Benjamin Netanyahu talk in the midst of a joint news conference on a new Middle East peace plan proposal in the East Room of the White House in Washington, U.S., January 28, 2020. REUTERS/Brendan McDermid/File Photo
Israel acerta acordo histórico com os Emirados Árabes e suspende a anexação da Cisjordânia

O Knesset, o Parlamento com jeito de templo de Salomão que fica no topo de uma colina de Jerusalém, se dissolveu à meia-noite de terça-feira por não ter conseguido aprovar os orçamentos para 2020. Mas Israel volta às urnas pela quarta vez em dois anos por uma só razão: para que Benjamin Netanyahu possa tentar evitar o julgamento de corrupção que lhe aguarda em janeiro. A sobrevivência do primeiro-ministro conservador, um líder sem comparações na classe política de sua geração, se transformou na razão de Estado que há mais de uma década polariza os israelenses diante do dilema: Bibi (seu apelido familiar) sim ou não.

Sempre que a pedra da governabilidade do Estado judeu chega ao topo, volta a rolar ladeira abaixo em meio ao desgoverno desde as eleições de abril de 2019. Netanyahu forçou as repetições das legislativas em busca de uma maioria absoluta que lhe permitiria se blindar contra a Justiça. Em uma Câmara tão fragmentada como a israelense, pelo sistema proporcional quase puro, a mensagem radical e divisionista que sua política semeou tornou praticamente impossível, entretanto, seu empenho em aprovar uma legislação que dê imunidade ao chefe de Governo.

A alternativa não foi outra a não ser o processo eleitoral permanente. Em Israel se sabe que, para evitar que seja interpretado como um meio de pressão, os juízes tendem a se abster de ativar os processos abertos contra dirigentes políticos quando a população é convocada às urnas. O primeiro-ministro que por mais tempo governou na história de Israel teria assim outro prazo teórico de graça de meio ano para continuar no cargo. Os três meses que restam à eleição de 23 de março, mais os 40 a 60 dias que costumam levar os acordos das complexas negociações de coalizão (período que também inclui a festividade da Páscoa judaica).

Netanyahu joga dessa vez com a vantagem da decomposição da alternativa de centro-esquerda liderada por Benny Gantz nas três eleições anteriores. Sabendo que o líder do Likud nunca iria aceitar a rotação no poder que os dois pactuaram, Gantz ―o general que comandou em 2014 a última guerra de Gaza―, aceitou um armistício (o chamado Governo de unidade contra o coronavírus) que por fim lhe conduziu à derrota após mais de sete meses de tensão. O Partido Trabalhista, fundador do Estado de Israel, já desapareceu das pesquisas, e as opções de poder das forças progressistas parecem ter se esfumado em um país que abraçou um perfil político conservador após a violência da Segunda Intifada (2000-2005). Os partidos árabes, que disputaram em grupo as eleições durante os últimos cinco anos para representar um quinto da população, também aparecem divididos.

A batalha das quartas eleições está hoje no campo da direita, que se dividiu em correntes opostas. O poderoso Likud de Netanyahu se vê desafiado pelas forças emergentes dos ex-ministros nacionalistas conservadores Gideon Saar (Nova Esperança) e Neftali Bennett (Yamina), as duas contrárias a um acordo territorial com os palestino, ainda que continue contando com o apoio incondicional dos partidos ultraortodoxos judeus.

O veterano estadista Netanyahu apresenta a seu favor na campanha que começa agora a normalização das relações com quatro países árabes (Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Sudão e Marrocos) com a ajuda de seu aliado Donald Trump, prestes a abandonar a Casa Branca. Também conta a seu favor o plano de vacinação rápida contra a covid-19 que seu Governo realizou nessa semana. A pandemia, que já influenciou ao final da campanha eleitoral de março, condicionará previsivelmente a nova votação no Estado judeu, no qual não existe voto por correio à população em geral.

“Israel não é uma monarquia”, alertou na quarta-feira nas páginas do jornal Yedioth Ahronoth o colunista Nahum Barnea. “O Governo se baseia em coalizões entre partidos rivais, na divisão do poder e em um certo grau de confiança mútua. Não pode funcionar quando os problemas pessoais de um indivíduo ditam sua agenda”. Netanyahu foi processado pelo promotor geral de Israel em três casos por suborno, fraude e abuso de poder. Se for condenado em um julgamento cujos depoimentos devem começar em 2021, pode passar mais de 10 anos na cadeia. Sabe que não seria o primeiro primeiro-ministro ―nem o primeiro presidente― a ser preso pela Justiça israelense.

Registre-se grátis para continuar lendo

Obrigado por ler o EL PAÍS
Ou assine para ler de forma ilimitada

_

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_