_
_
_
_
_

Estados Unidos estão prestes a iniciar vacinação em massa contra a covid-19

Painel de especialistas da FDA recomenda a autorização do uso emergencial da vacina da Pfizer-BioNTech, que deve sair nos próximos dias

Pablo Guimón
Uma mulher segura um pequeno frasco com o rótulo "Vacina COVID-19" e uma seringa médica na frente do logotipo da Pfizer.
Uma mulher segura um pequeno frasco com o rótulo "Vacina COVID-19" e uma seringa médica na frente do logotipo da Pfizer.DADO RUVIC (Reuters)
Mais informações
Margaret Keenan, 90, is the first patient in Britain to receive the Pfizer/BioNtech COVID-19 vaccine at University Hospital, administered by nurse May Parsons, at the start of the largest ever immunisation programme in the British history, in Coventry, Britain December 8, 2020. Britain is the first country in the world to start vaccinating people with the Pfizer/BioNTech vaccine. Jacob King/Pool via REUTERS
Mulher de 90 anos é a primeira pessoa do Reino Unido a receber vacina contra covid-19 após testes
Lyn Wheeler shows her vaccination card after receiving the Pfizer-BioNTech COVID-19 vaccine at Guy's Hospital in London, Tuesday, Dec. 8, 2020. U.K. health authorities rolled out the first doses of a widely tested and independently reviewed COVID-19 vaccine Tuesday, starting a global immunization program that is expected to gain momentum as more serums win approval. (AP Photo/Frank Augstein, Pool)
Novos relatórios reforçam eficácia e segurança das primeiras vacinas contra o coronavírus
El director del Servicio Nacional de Salud observa cómo un paciente recibe la vacuna de Pfizer, este martes en el Hospital Guy de Londres.
Reino Unido pede que pacientes com histórico alérgico grave evitem tomar vacina da Pfizer

Um painel de especialistas do FDA, a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, deu luz verde para a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer e BioNTech. Depois do veredito dos especialistas, a previsão é que nas próximas horas ou dias o órgão anuncie formalmente sua autorização para o uso emergencial da vacina. A partir daí os Estados Unidos seguirão os passos do Reino Unido e do Canadá e iniciarão a vacinação em massa contra a covid-19.

A decisão do painel aconteceu depois de uma reunião que começou na manhã desta quinta-feira e durou cerca de nove horas. No final da reunião, a FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos) perguntou aos seus especialistas: “Com base na totalidade das evidências científicas disponíveis, pesam mais os benefícios da vacina da Pfizer-BioNTech do que os riscos do seu uso em indivíduos com 16 anos ou mais?”. O painel votou sim.

Antes, os especialistas tinham revisado meticulosamente os dados do estudo da Pfizer em busca de algum sinal de alerta que recomendasse não efetuar a distribuição em massa de doses de uma vacina que, nos testes clínicos, mostrou uma proteção extremamente forte contra uma doença que já ceifou mais de 289.000 vidas nos Estados Unidos.

A aprovação acontece em um momento crítico. O país atravessa o pior momento da pandemia. Hospitais em todos os Estados Unidos têm suas unidades de terapia intensiva à beira do colapso e espera-se para ver o efeito sobre as internações do feriado de Ação de Graças, comemorado há duas semanas, no qual os norte-americanos costumam viajar de um Estado a outro e tradicionalmente se reúnem em família. Além disso, em apenas duas semanas chegam o Natal e as comemorações de fim de ano.

O funcionamento do painel da FDA, cujas deliberações foram transmitidas ao vivo pela primeira vez, é como uma espécie de tribunal científico que examina os dados e tenta determinar se a vacina é suficientemente segura para autorizar seu uso emergencial, reduzindo drasticamente os prazos habituais de aprovação de medicamentos. Os mais de 20 membros do painel são especialistas em vacinas e doenças infecciosas. Seu veredito não é obrigatório para a FDA, mas o normal é que a agência siga seu conselho.

A autorização não é, portanto, imediata: a FDA deve decidir depois do veredito do painel. Uma vez anunciada a decisão da agência, como explicou na quarta-feira o general Gustave Perna, responsável pela logística, o Governo federal estará pronto para distribuir 2,9 milhões de doses da vacina em todo o território nacional em 24 horas. A autorização de emergência significa que a FDA permitirá que uma parte da população receba a vacina enquanto continua analisando os dados dos testes. Uma autorização completa pode demorar ainda vários meses.

No Reino Unido a mesma vacina começou a ser administrada à população na terça-feira. Na quarta-feira, o órgão regulador canadense também deu luz verde para a vacinação em massa no país. As autoridades britânicas, entretanto, recomendaram que a vacina não fosse administrada a pessoas com histórico alérgico grave depois que dois profissionais de saúde sofreram reações anafiláticas após receberem suas injeções.

Mas o fato de a FDA ter publicado dias atrás uma revisão inicial inusualmente positiva da vacina já permitia prever que o painel recomendaria sua aprovação. A agência não encontrou nenhuma complicação ou ameaça à segurança em sua revisão do teste clínico de fase 3 realizado pela Pfizer com 44.000 pessoas. Também concluíram que a vacina é altamente eficaz em vários grupos demográficos.

A expectativa sobre a reunião do painel e o fato de ter sido transmitida ao vivo também fazem parte do esforço de passar confiança na vacina à população e evitar que a relutância de alguns, em parte devido à inabitual rapidez no desenvolvimento da droga, provoque uma rejeição que não permita uma imunização coletiva.

A apenas um mês e meio da substituição na Casa Branca, depois que o democrata Joe Biden ganhou as eleições de 3 de novembro, a FDA foi pressionada para acelerar o processo pelo ainda presidente Trump, desejoso que a aprovação aconteça durante seu mandato.

Aviso aos leitores: o EL PAÍS mantém abertas as informações essenciais sobre o coronavírus durante a crise. Se você quer apoiar nosso jornalismo, clique aqui para assinar.

Siga a cobertura em tempo real da crise da covid-19 e acompanhe a evolução da pandemia no Brasil. Assine nossa newsletter diária para receber as últimas notícias e análises no e-mail.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_