_
_
_
_
_

Pessoas em asilos e seus cuidadores serão os primeiros a ser vacinados na Espanha

Gratuita e voluntária, vacina será distribuída nos centros de saúde, anunciou o ministro espanhol da Saúde, Salvador Illa

Profissional de saúde faz teste de covid-19 em residente de lar de idosos em Barcelona.
Profissional de saúde faz teste de covid-19 em residente de lar de idosos em Barcelona.Enric Fontcuberta (EFE)
Pablo Linde

As pessoas que vivem em residências para idosos ou pessoas com deficiência e seus cuidadores (profissionais de saúde e assistência social) serão os primeiros a receber as vacinas contra a covid-19 na Espanha. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo ministro da Saúde, Salvador Illa, após uma reunião do Conselho de Ministros, em que apresentou o plano para imunizar a população espanhola. A vacina será gratuita, voluntária e distribuída em centros de saúde e consultórios.

IN ENGLISH
Spanish coronavirus vaccination drive to prioritize care home residents

O Ministério da Saúde da Espanha prevê que as primeiras doses cheguem em janeiro, quando a Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários tiver aprovado os imunizantes que já estão em processo de análise. Começará então a vacinação por grupos prioritários da população: depois dos idosos em asilos e seus cuidadores, o segundo grupo serão os profissionais de saúde da linha de frente, seguidos pelos demais profissionais do setor e de assistência social na área da saúde. Em quarto lugar virão os idosos dependentes que não vivem em asilos e pessoas com deficiência que precisam de intensas medias de apoio. Ao todo, 2,5 milhões de pessoas receberão a imunização entre janeiro e março, se forem cumpridos os prazos previstos pelo Governo.

Mais informações
Los inmunólogos Alessandro Sette y Daniela Weiskopf, del Instituto de Inmunología de La Jolla (California, EE UU).
Maior estudo já feito sugere que defesas contra o coronavírus podem durar anos
Brazil's Sao Paulo state governor, Joao Doria, and director of Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, hold boxes of the China's Sinovac vaccine against the coronavirus disease (COVID-19) as a cargo plane containing the vaccines arrives at Sao Paulo International Airport in Guarulhos, Brazil November 19, 2020. REUTERS/Amanda Perobelli
Ministério da Saúde exclui Coronavac de possível acordo de compra e diz não ter dados para admitir segunda onda
Un voluntario de EE UU recibe la vacuna contra la covid desarrollada por BioNTech y Pfizer.
Pfizer solicita autorização de emergência para sua vacina contra a covid-19 nos Estados Unidos

O ministério trabalhou durante dois meses nesse plano, no qual foram estabelecidos 18 grupos populacionais em função de quatro critérios de risco: morbidade grave e mortalidade, exposição à doença, impacto socioeconômico e transmissão da doença. “Primeiro [serão vacinados] sempre os mais vulneráveis”, apontou Illa. “Foi estabelecido um marco ético em que prevalecem os princípios de igualdade, dignidade de direitos, necessidade, equidade, proteção das pessoas com deficiência e dos menores, benefício social e reciprocidade”, acrescentou o ministro, que não revelou quais são os outros 14 grupos de priorização. “Vamos divulgá-los oportunamente”, afirmou.

O Ministério da Saúde da Espanha, através da União Europeia, já firmou ou está finalizando contratos com seis farmacêuticas (AstraZeneca, Sanofi-GSK, Janssen, BioNTech-Pfizer, CureVac e Moderna). A Espanha receberá 140 milhões de doses, que equivalem a 80 milhões de imunizações (a maioria requer duas doses), quase o dobro da população. Essa margem foi prevista para que haja doses suficientes caso os experimentos de alguma vacina falhem ou sofram atrasos, para potencializar a produção e para que possam ser beneficiados os países em desenvolvimento.

A primeira etapa (entre janeiro e março) depende da aprovação final das vacinas, já que, até agora, nenhuma delas recebeu o sinal verde das autoridades sanitárias. A segunda etapa duraria até junho. Nela, continuaria avançando a vacinação de grupos de risco, previsivelmente idosos e pessoas com patologias, embora o Governo espanhol mantenha segredo sobre isso. O restante da população receberia a vacina posteriormente, quando já estiverem imunizadas as pessoas mais vulneráveis. Embora o Ministério da Saúde garanta que tem um plano de vacinação, não divulgou mais detalhes sobre o assunto nem explicou por que considera que não é o momento de anunciá-lo em sua totalidade.

A vacina contra a covid-19 será a 15ª do calendário de vacinação espanhol e será voluntária, como acontece com as demais. “É tão segura quanto todas as outras”, ressaltou o ministro, que confia na solidariedade dos espanhóis para que a vacina não tenha de ser obrigatória e alcance a maioria da população, de modo que possa ser reduzido o impacto da pandemia.

Como já adiantou o presidente do Governo (primeiro-ministro), Pedro Sánchez, a vacina será gratuita, distribuída nos 13.000 centros de saúde e consultórios do Sistema Nacional de Saúde. Antes de começar a vacinação, o Ministério da Saúde lançará um plano de comunicação dirigido primeiro aos profissionais de saúde, os encarregados de administrar o imunizante, e depois será ampliado para o restante da população.

O objetivo geral da Estratégia de Vacinação contra a covid-19 na Espanha é “reduzir a morbidade e a mortalidade causadas por essa doença, protegendo os grupos mais vulneráveis por meio da vacinação contra a covid-19 em um contexto de disponibilidade progressiva de vacinas”. As linhas gerais da estratégia podem ser lidas abaixo, em espanhol.

Siga a cobertura em tempo real da crise da covid-19 e acompanhe a evolução da pandemia no Brasil. Assine nossa newsletter diária para receber as últimas notícias e análises no e-mail.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_