_
_
_
_
_

Buenos Aires endurece o confinamento para conter a escalada de casos da covid-19

Restrições na Argentina se concentram na capital argentina e sua área metropolitana, onde se registram nove de cada dez positivos de coronavírus

Homem com máscara passa de bicicleta em frente a mural com imagem de Carlos Gardel, em Buenos Aires, em 4 de maio de 2020.
Homem com máscara passa de bicicleta em frente a mural com imagem de Carlos Gardel, em Buenos Aires, em 4 de maio de 2020.JUAN MABROMATA (AFP)
Mais informações
Pasajeras en un autobús, este lunes en Teherán.
Avanço da pandemia de coronavírus obriga países a recuarem após começarem a reabrir
Recovered novel coronavirus patient Marco Saavedra, donates blood samples for plasma extraction, at Hemocentro blood bank in La Paz on June 10, 2020. - In addition to state efforts, private entities, including football teams, are developing campaigns to "reward" those recovered COVID-19 patients to give their plasma for free to the treatment of other patients after the Health Ministry projected that by the end of July Bolivia could register up to 100,000 people infected with coronavirus and 4,000 to 7,000 deaths. (Photo by AIZAR RALDES / AFP)
Recuperados da covid-19 na Bolívia recebem até oferta de emprego em troca de plasma sanguíneo
Eric Parrado, Superintendent of Banks and Financial Institutions of Chile; Young Global Leader; Global Agenda Council on Latin America at the World Economic Forum on Latin America in Riviera Maya, Mexico 2015. Copyright by World Economic Forum / Benedikt von Loebell
“América Latina levará três ou quatro anos para recuperar o PIB anterior à pandemia”

Buenos Aires volta à fase mais dura da quarentena. O presidente Alberto Fernández anunciou na sexta-feira que combaterá com mais confinamento a escalada de casos de covid-19 na capital argentina e sua área metropolitana, onde estão concentrados 93,5% de todos os novos positivos. Após quase cem dias de confinamento, o Governo pediu “outro esforço” à população para “achatar a curva” de contágios. “A partir de segunda-feira o transporte será reduzido ao uso de 24 atividades essenciais. Na quarta, daremos mais um passo: pediremos a todos que voltem a se isolar em suas casas e saiam somente para comprar provisões à vida cotidiana. Será assim até 17 de julho”, disse Fernández em um anúncio gravado. O interior do país vive outro cenário, onde quase não se registram casos positivos e as restrições de movimento são mínimas.

A estratégia argentina contra a doença é cada vez menos nacional e mais AMBA, como se chama o conjunto integrado pela cidade de Buenos Aires e os distritos provinciais que a cercam. Nele vivem 16 milhões de pessoas, equivalentes a 35% da população do país, em 1% do território. A concentração de gente complicou o controle da pandemia, apesar das medidas de isolamento. Enquanto os casos de coronavírus pouco crescem no restante da Argentina, no grande conglomerado urbano a curva sobe há duas semanas sem interrupção. Dos 2.606 positivos registrados na quinta-feira, 2.424 foram detectados em Buenos Aires. O temor das autoridades é que se fase mais rígida da quarentena não voltar bastarão três semanas para que o sistema de saúde da área, que hoje está com 54% de sua capacidade, colapse. “O AMBA está infectando o restante do país e é preciso isolá-lo”, disse Fernández.

A Argentina tem 52.457 positivos de coronavírus e 1.167 mortos. São números muito baixos comparados a vizinhos como o Brasil (quase 1,3 milhão de contágios emais de 55.000 mortos) e o Chile (260.000 casos e 7.000 mortos). As autoridades atribuem o controle da pandemia à quarentena vigente desde 20 de março, mas temem agora que um relaxamento dispare os casos em Buenos Aires. “Nos últimos 20 dias, os casos aumentaram 147%, os mortos em 95%. Isso era algo que sabíamos que poderia ocorrer e estávamos preparados para combater”, disse Fernández. O sucesso da estratégia dependerá no nível de obediência da população, cansada após cem dias de confinamento e uma economia em queda livre.

Pela primeira vez desde o começo da quarentena, o anúncio da extensão, a quinta desde 20 de março, foi gravado. O cenário, entretanto, foi o mesmo das outras ocasiões: o presidente Fernández estava acompanhado pelo prefeito de Buenos Aires, o oposicionista Horacio Rodríguez Larreta, e o governador da província de Buenos Aires, o situacionista Axel Kicillof. A pandemia jogou para o futuro as diferenças políticas, obrigando Rodríguez Larreta e Kicillof, dois dirigentes que estão em lados opostos politicamente, a se entender.

Crescimento da pobreza

A prolongada quarentena agravou a pobreza e as desigualdades sociais na Argentina, admite o ministro de Desenvolvimento Social, Daniel Arroyo. “A emergência alimentar afetava oito milhões de pessoas, hoje passamos a onze”, disse Arroyo ao EL PAÍS. Um em cada quatro argentinos tem rendimentos insuficientes para comprar alimentos, o que obrigou o Governo a aumentar as ajudas sociais, que hoje significam 3% do PIB argentino.

Ainda que Buenos Aires e sua área metropolitana se aproximem do pico da pandemia, o horizonte previsto para o final do ano é devastador, especialmente às crianças. De acordo com as Nações Unidas, quase 60% das crianças e adolescentes do país habitará lares pobres.

Arroyo acha que para sair da crise atual a Argentina deve encarar “mudanças estruturais” em sua reconstrução. Entre elas está a urbanização das aproximadamente 4.000 favelas em que moram mais de 4 milhões de pessoas e que se transformaram em um dos pontos mais vulneráveis da pandemia pela lotação das moradias e os problemas de abastecimento de água.

O Governo de Fernández também pretende colocar em andamento planos de trabalho e quer criar uma renda básica semelhante à aprovada na Espanha para substituir a atual Renda Familiar de Emergência.

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.



Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_