_
_
_
_
_

Goleiro brasileiro é expulso no Paraguai, pelo VAR, antes de o jogo começar

Jean, que atua no Cerro Porteño emprestado pelo São Paulo, recebeu o cartão vermelho por realizar gestos ofensivos contra os torcedores do Olimpia no clássico paraguaio

O goleiro brasileiro do Cerro Porteño, Jean Fernandes.
O goleiro brasileiro do Cerro Porteño, Jean Fernandes.Rosillo Antúnez. Carlos

O goleiro brasileiro do Cerro Porteño, Jean Fernandes, foi expulso antes do início da partida de ida da Supercopa do Paraguai. O árbitro da partida mostrou o cartão vermelho depois de revisão no VAR por ter realizado gesos ofensivos contra os torcedores do Olimpia. A decisão insólita esquentou o clássico paraguaio, que terminou com vitória do Olimpia por 3 a 1.

Jean entrou no gramado do estádio Defensores del Chaco com o resto da equipe do Cerro, campeã do Torneio Clausura e favorito para vencer a Supercopa. Mas os gestos que o goleiro fez para a torcida do Olimpia antes do apito inicial, depois de receber insultos dos rivais, foram notados e punidos pelo árbitro Éber Aquino.

“Eu fiz um gesto que é normal no Brasil”, justificou ele horas depois através de uma transmissão ao vivo na sua conta do Instagram. “Quando fui colocar meu rosário ao lado da trave, coisa que sempre faço, começaram a atirar coisas em mim. Eu fiz um gesto que é normal no Brasil. Um jogador chamado Gerson comemora assim e é algo super normal no Brasil, se chama vapo, é o sinal do vapo. Não sei o que o árbitro pensou e ele acabou me tirando do jogo. Difícil. Foi um mal entendido”, explicou ele.

O vapo vapo é um sinal que consiste em cruzar os braços a frente da cabeça, em formato de X, e foi popularizado nas comemorações que Gerson fazia enquanto jogava pelo Flamengo no Brasil. Em entrevista coletiva, o meia que hoje atua na França explicou que o vapo surgiu numa conversa com um amigo e simboliza a “execução” do adversário. O gesto também virou tema de funks cariocas pelo sucesso do jogador rubro-negro.

O arqueiro de 26 anos foi revelado pelo Bahia e contratado pelo São Paulo em 2018. No início de 2020, ele se envolveu em polêmica ao ser preso após acusação de que teria agredido sua esposa Milena Bemfica na Flórida, Estados Unidos, durante suas férias. O clube paulista cogitou a rescisão do contrato, que vai até o fim de 2022, mas preferiu emprestá-lo ao Atlético Goianiense para a temporada 2020.

Sem a intenção de reintegrar Jean ao seu elenco, o São Paulo voltou a emprestar o atleta em março de 2021, desta vez para o Cerro Porteño. A equipe paraguaia agora negocia a compra definitiva do goleiro junto ao clube brasileiro, mas o comportamento pode esfriar a transferência.

Com o goleiro reserva Muñoz, o Cerro Porteño levou três gols do Olimpia, campeão da Copa Paraguai. Quem abriu o placar foi Roque Santa Cruz, quem ampliou foi Richard Ortiz e Alejandro Silva, de pênalti, fez o terceiro. Fabián Franco descontou para o Cerro já nos acréscimos do segundo tempo.

O jogo também marcou a despedida de Santa Cruz, aos 40 anos, paraguaio que atuou em três Copas do Mundo. “Seguirei jogando, mas essa foi minha última partida no Olimpia. Já estou decidido. Hoje terminou um ciclo para mim”, disse o atacante, que disputou 392 jogos pelo clube e fez 92 gols.

Com o título em cima do seu rival, o Olimpia atenuou as críticas feitas pela má campanha no Torneio Clausura, quando terminou em oitavo lugar.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_