_
_
_
_
_

Torcedores do Grêmio destroem o estande do VAR após uma derrota com um gol anulado

O time de Porto Alegre perdeu por 1-3 para o Palmeiras, resultado que os afunda na classificação e os aproxima do rebaixamento

Torcedores do Grêmio golpeiam a cabine do VAR.
Torcedores do Grêmio golpeiam a cabine do VAR.DIEGO VARA (Reuters)
Naiara Galarraga Gortázar

O nervosismo com os resultados desastrosos de seu time de futebol está causando estragos na torcida do Grêmio de Porto Alegre. Torcedores invadiram o campo neste domingo e destruíram o estande do VAR com golpes no final de uma partida em que o time perdeu por 1-3 para o Palmeiras. O VAR ―ou vídeo de arbitragem― foi fundamental para o árbitro anular o gol que os empatou a dois com o adversário, que logo em seguida fez o terceiro. A derrota os deixou mais próximos do risco de rebaixamento.

As imagens veiculadas na televisão também mostram como aqueles torcedores do Grêmio perseguem alguns dos seguranças estacionados ao lado do gramado e os agridem em grupo, se socando com torcedores do Palmeiras, de São Paulo, e jogando objetos no vestiário. As barreiras e grades que separam as duas torcidas nas arquibancadas impediram que a violência aumentasse. Eles só saíram do gramado com a chegada da Polícia Militar. Os incidentes duraram cerca de 10 minutos.

O resultado da partida coloca a equipe de Porto Alegre na penúltima colocação do Campeonato Brasileiro, atrás apenas da Chapecoense. Enquanto isso, os paulistas melhoraram sua posição ao conquistar a segunda colocação na tabela comandada pelo Atlético Minero, que perdeu para o Flamengo no domingo.

Os anfitriões do Grêmio foram os primeiros a marcar graças ao atacante Diego Souza, mas antes do intervalo o meia Rapahel Veiga já havia marcado dois gols pelo Palmeiras. Um deles foi uma penalidade confirmada pelo VAR. Os paulistanos vinham vencendo quando Elias fez para o Grêmio o gol que prometia empatar a dois, mas o árbitro anulou por impedimento, o que irritou a torcida. Pouco depois, os verde-brancos marcaram o terceiro e condenaram a partida nos acréscimos. Imediatamente após o apito do final da partida, o campo foi invadido.

As autoridades investigam os incidentes cuja punição pode envolver o pagamento de multa de 100 mil reais (15 mil euros, 18 mil dólares) e o fechamento do estádio do Grêmio por dez jogos, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Como ele planeja jogar em casa pela metade dos onze jogos restantes do campeonato, essa hipotética punição pode afetar significativamente suas chances de permanecer na série A do campeonato brasileiro. Entre o material que está sendo analisado estão algumas imagens veiculadas por torcedores do Palmeiras que, aparentemente, mostram um membro da torcida adversária fazendo gestos racistas que imitam um macaco.

A frustração dos adeptos do Grémio certamente foi contribuída pelo facto de estarem vindo de uma boa fase, pois começaram o jogo à frente dos visitantes e por terem conseguido vencer no jogo anterior. No ano passado, o goleiro paraguaio Gatito Fernández, que então defendia a baliza carioca do Botafogo, foi sancionado com três jogos por chutar contra o estande do VAR. Ele também teve que pagar uma multa de 56 mil reais.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_