_
_
_
_
_

Pai de Britney Spears renuncia à tutela legal da cantora

O advogado de Jamie Spears informa que seu cliente pretende trabalhar com o tribunal para garantir “uma transição ordenada para um novo tutor”

Antonia Laborde
Jamie Spears
Jamie Spears, o pai da cantora, à esquerda, e Britney Spears à direita.AP
Mais informações
Carteles en apoyo de Britney Spears en Washington, la capital de EE UU, el 14 de julio de 2021.
Britney Spears interrompe sua carreira: “Não farei shows com meu pai impondo o que visto, digo, faço e penso”
Jodi Montgomery Britney Spears
Pai de Britney Spears gastou mais de dois milhões de dólares da filha em sua defesa para manter a tutela
Fanáticos de la cantante Britney Spears se manifiestan afuera de los juzgados de Los Ángeles.
Britney Spears desabafa perante a justiça: “Só quero recuperar minha vida”

Depois de mais de um ano de batalhas nos tribunais, o pai de Britney Spears anunciou nesta quinta-feira que renunciaria à tutela legal da filha. Desde 2008 Jamie Spears, junto com um fideicomisso, supervisiona por decisão judicial as finanças, a agenda e até os menores detalhes da vida da estrela do pop de 39 anos depois que esta sofreu um colapso nervoso no olho do furacão público. “Meritíssima, meu pai deveria estar na prisão”, disse a cantora em junho perante uma juíza ao denunciar os abusos trabalhistas a que foi submetida e ameaçou processar sua família pelo que lhe fizeram.

O depoimento devastador de Britney Spears durante o verão incendiou as redes sociais e mobilizou os seguidores da estrela da música, que clamavam para que o pai a liberasse. A princípio Jamie Spears se recusou a deixar seu cargo, mas nesta quinta-feira seu advogado apresentou ao Tribunal Superior de Los Angeles a resposta afirmativa ao pedido de sua filha de que renunciasse à tutela. No entanto, destacou que “não há motivos reais para suspendê-lo ou removê-lo”, e argumentou que a decisão de renunciar tem a ver com a “batalha pública com a filha”. Acrescentou que pretende trabalhar com o tribunal e com o novo advogado da cantora, Mathew Rosengart, para preparar uma transição ordenada “para um novo tutor”.

Jamie Spears, de 68 anos, recebe 16.000 dólares (cerca de 84.000 reais) por mês para ser o guardião legal de sua filha. “Estamos satisfeitos que o senhor Spears e seu advogado tenham admitido hoje em um processo que deve ser destituído. É uma reivindicação para Britney. No entanto, estamos decepcionados com seus constantes ataques vergonhosos e repreensíveis contra a senhora Spears e outros”, disse Rosengart em um comunicado. “Esperamos prontos para continuar nossa enérgica investigação sobre a conduta do senhor Spears e outros durante os últimos 13 anos, quando colheu milhões de dólares do patrimônio de sua filha. Espero receber o depoimento do senhor Spears em um futuro próximo”, acrescentou o advogado, deixando claro que as ações judiciais contra Jamie Spears serão levadas a cabo como a estrela do pop havia anunciado.

O anúncio aconteceu dias depois que a juíza Brenda Penny rejeitou uma petição apresentada pelo advogado da cantora, Mathew Rosengart, para antecipar para o dia 23 de agosto uma audiência sobre o caso marcada para 29 de setembro para agilizar o processo de destituição de seu pai. Jamie Spears se tornou o tutor exclusivo da celebridade em 2019, depois que o advogado Andrew Wallet renunciou à tutela conjunta. Naquele ano, Spears compareceu ao tribunal, a portas fechadas, e disse que o acordo de tutela lhe parecia demasiado rigoroso. “Antes eu pensava que ninguém ia acreditar em mim. Achava que as pessoas zombariam de mim. Mas agora quero recuperar minha vida. Foi o suficiente”, disse a artista em seu depoimento em 24 de junho.

Entre as exigências impostas pelo pai, Britney era obrigada a ir ao psiquiatra três vezes por semana. Em uma ocasião, ele a obrigou a se internar em um centro de saúde mental como punição por reclamar em um ensaio, e em outra a obrigou a dar um show contra sua vontade quando estava com febre, sempre de acordo com as palavras da artista. “Quero me casar e ter um bebê”, disse ela durante a audiência, “mas tenho um DIU para não engravidar”. A declaração deu a entender que sua custódia legal não queria que tivesse mais filhos —ela tem dois.

“A custódia não fazia sentido algum desde o início. Eu pago as pessoas para que me controlem. Trabalho desde os 17 anos e esta custódia é um abuso”, concluiu a cantora, que é seguida por milhões de pessoas no planeta.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_