_
_
_
_
_

Mesmo com piora da pandemia, economia brasileira cresce 1,2% no primeiro trimestre

Resultado do PIB do 1º trimestre de 2021 foi puxado principalmente pela Agropecuária (5,7%), segundo o IBGE. Em relação ao mesmo período do ano passado, crescimento foi de 1%

Una construcción en Brasil
Construção civil cresceu 2,1% no primeiro trimestre de 2021, e ajudou a puxar o resultado geral do PIB no 1º trimestre de 2021.Camila Svenson
Mais informações
Economia brasileira aquecida
Furor no mercado de carros usados e na construção civil expõe as bolhas econômicas no Brasil da pandemia
Felipe Portes no apartamento em que mora em Curitiba (PR), na tarde desta quinta (8), para matéria sobre o aumento dos aluguéis de imóveis.
Explosão do IGP-M traz aumento desproporcional do aluguel e revela índice que envelheceu
Ford Taubaté
A vida sem plano B depois da saída da Ford no Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil teve um crescimento de 1,2% no primeiro trimestre deste ano na comparação com os três meses anteriores, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 1 de junho, pelo IBGE. O resultado veio acima das expectativas do mercado financeiro. Houve taxas positivas na Agropecuária (5,7%), Indústria (0,7%) e Serviços (0,4%). Os números confirmaram que a economia brasileira avançou no início do ano, mas com desaceleração no ritmo de recuperação, após crescimento de 3,2% no 4º trimestre de 2020. Em relação ao mesmo período do ano passado, o PIB cresceu 1,0%. Nos últimos 12 meses, a retração foi de 3,8%.

Em valores correntes, o PIB ―que é soma dos bens e serviços produzidos no Brasil―, chegou a 2,048 trilhões de reais. Analistas econômicos têm elencado um série de razões para o desempenho positivo da economia. Houve um menor isolamento social, na comparação com o início da pandemia ―mesmo com o recrudescimento da crise de covid-19―, há efeitos defasados de estímulos do ano passado, como o auxílio emergencial dado à população mais vulnerável, e também a alta nas cotações das commodities, que impulsiona as atividades exportadoras, como a agropecuária e a mineração.

Mesmo com a segunda onda da pandemia de covid-19, o PIB cresceu no primeiro trimestre, já que, diferente do ano passado, não houve tantas restrições que impediram o funcionamento das atividades econômicas no país”, avalia a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Na agropecuária, a alta foi puxada pela melhora na produtividade e no desempenho de alguns produtos, sobretudo a soja, que tem maior peso na lavoura brasileira e previsão de safra recorde este ano. Já na atividade industrial, o avanço veio das indústrias extrativas (3,2%). Também cresceram a construção civil (2,1%) e a atividade de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (0,9%). O único resultado negativo foi das indústrias de transformação (-0,5%). “Todos subsetores da indústria cresceram, menos a indústria de transformação, que tem o maior peso, impactada pela indústria alimentícia, afetada pelo consumo das famílias”, diz Palis.

Com o resultado do primeiro trimestre, o PIB voltou ao patamar do quarto trimestre de 2019, período pré-pandemia, de acordo com os dados do IBGE, mas ainda está 3,1% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica do país, alcançado no primeiro trimestre de 2014.

Consumo das famílias em queda

Mais informações
crecimiento económico América Latina
Crescimento do PIB enfrenta ameaças do atraso da vacinação, terceira onda e crise energética
Jóvenes manifestantes en las calles de Bogotá
Dos ‘centennials’ aos ‘pandemials’: o futuro truncado dos jovens na América

Os efeitos da pandemia influenciaram a estabilidade no consumo das famílias (-0,1%) no primeiro trimestre deste ano, frente ao quarto trimestre de 2020. Já o consumo do Governo teve queda de 0,8%. “O aumento da inflação pesou, principalmente, no consumo de alimentos ao longo desse período. O mercado de trabalho desaquecido também. Houve ainda redução significativa nos pagamentos dos programas do Governo às famílias, como o auxílio emergencial”, diz Palis, observando, por outro lado, que houve aumento no crédito para pessoas físicas.

Enquanto a economia brasileira desenha uma recuperação, a fila do desemprego cresce e atingiu a taxa recorde de 14,7% no 1º trimestre de 2021, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). O número de desempregados também bateu um novo recorde, chegando a 14,8, milhões de pessoas. No levantamento anterior, referente ao trimestre encerrado em fevereiro, o índice estava em 14,4%.

Os investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo) cresceram 4,6%, influenciados pelo aumento na produção interna de bens de capital e no desenvolvimento de softwares, a alta na construção e os impactos do Repetro, regime aduaneiro especial que permite ao setor de petróleo e gás adquirir bens de capital sem pagar tributos federais.

A balança comercial brasileira teve uma alta de 3,7% nas exportações de bens e serviços, enquanto as importações cresceram 11,6% em relação ao quarto trimestre de 2020. “Na pauta de importações, destacaram-se os produtos farmoquímicos para a produção de vacinas contra a covid-19, máquinas e aparelhos elétricos, e produtos de metal. Entre as exportações, foram os produtos alimentícios e veículos automotores.

Nesta semana, a mediana das projeções do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira em 2021 subiu pela sexta semana consecutiva, e com força, de 3,52% para 3,96%, no Boletim Focus, do Banco Central (BC). Para 2022, a média das expectativas para a expansão do PIB foi reduzida de 2,30% para 2,25%.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_